Nos acompanhe

Paraíba

TJPB participa de audiência pública na OAB-PB sobre desinstalação de comarcas

Publicado

em

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Marcial Henrique Ferraz da Cruz, participou, na manhã desta quarta-feira (4), da audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), que discutiu a desinstalação de comarcas na Paraíba. O magistrado falou que a experiência já vem sendo adotada em outros tribunais e que é prevista na Resolução 184 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo ele, foram observados critérios objetivos, estabelecidos no artigo 309 da Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (Loje), que prevê a análise da receita tributária, número de feitos, população e quantidade de eleitores. “O que buscamos é oferecer, concretamente, a prestação jurisdicional. Não adianta manter uma unidade judiciária deficitária”, ressaltou.

O magistrado disse, ainda, que a Resolução do CNJ possibilita que a comarca desinstalada receba um Posto Avançado, que pode funcionar em qualquer prédio público, a fim de que a tutela jurisdicional seja efetiva. Essa questão, de acordo com o juiz, será analisada posteriormente.

A comarca desinstalada será agregada por outra mais próxima, com distância máxima de 40 quilômetros entre elas. “Tivemos a preocupação com o acesso entre as unidades judiciárias. A maioria fica em torno de 20 quilômetros. Estou convencido que a desinstalação vai melhorar a prestação jurisdicional”, enfatizou.

A audiência pública foi aberta pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que ressaltou a preocupação da garantia à proteção dos direitos, como o acesso à Justiça. “A presença física de um juiz, de servidores, enfim, do Poder Judiciário em um município, é importante na garantia dos direitos humanos”, ressaltou o presidente da Ordem.

Ao passar a palavra ao juiz Marcial Henrique, Paulo Maia frisou que o posicionamento do Poder Judiciário seria respeitado na audiência pública, pois a proposta era promover um amplo debate sobre a questão e avaliar prós e contras que a desinstalação de comarcas poderá trazer para os cidadãos.

Deputados e representantes de entidades de classe ocuparam a tribuna. A deputada estadual Camila Toscano acredita que a medida vai sobrecarregar as comarcas agregadoras. Para o deputado João Henrique, a solução é viabilizar esforços para garantir o repasse integral do duodécimo ao Tribunal de Justiça, e evitar os problemas econômico-financeiros que estão dificultando o funcionamento das comarcas.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do Podemos em CG diz desconhecer articulações de Romero com vistas às Eleições 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Podemos de Campina Grande, Alcindor Vilarim, disse desconhecer quaisquer movimentos do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) com vistas às Eleições 2024 na cidade.

Vilarim ainda garantiu que a legenda que comanda não está articulando alguma campanha majoritária em território campinense.

Os comentários do presidente da sigla foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (26/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“São testemunhas do quanto eu tenho trabalhado para ajudá-lo”, diz Marinaldo sobre Bruno em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), vereador Marinaldo Cardoso, foi à Tribuna da Casa Legislativa, subiu o tom e mandou recado aos que estão tentando “azedar” a relação política dele com o atual prefeito Bruno Cunha Lima (União).

Desde o início dessa gestão todos são testemunhas do quanto eu tenho trabalhado para ajudá-lo“, disse Marinaldo em relação à parceria política com Bruno.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (26/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“Temos conversado com eles”, diz Cícero sobre busca pelo apoio do PT ao seu projeto de reeleição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena (PP) confirmou a existência de conversas com auxiliares do presidente Lula em busca de apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) ao seu projeto de reeleição.

Segundo Cícero, a conversa tem sido direcionadas inclusive a ministros da gestão petista.

Temos conversado com eles, com ministros do governo de Lula mostrado essa coincidência de ações“, frisou o gestor.

O comentário de Cícero foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (26/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo