Nos acompanhe

Paraíba

Parlamentares assumem compromisso de fortalecer DNOCS durante encontro em JP

Publicado

em

Compromisso para reestruturar e fortalecer o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca foi o saldo do I Encontro de Coordenadores Estaduais do DNOCS realizado ontem e hoje em João Pessoa e que reuniu os nove coordenadores do órgão, além do diretor geral, Angelo Guerra, e de parlamentares estaduais, federais e do senador José Maranhão (PMDB). O senador José Maranhão, o representante do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), Laércio Cisne, os deputados federais, Benjamim Maranhão (SD) e Rômulo Gouveia (PSD), representando a bancada paraibana na Câmara Federal, se comprometeram em buscar junto ao Governo Federal ações que venham fortalecer e reestruturar o órgão.

Os deputados estaduais paraibanos, Hervásio Bezerra (PSB), Trocolli Júnior (PROS), Raoni Mendes (DEM), Ranieri Paulino (PMDB), Jandhui Carneiro (Podemos), Branco Mendes (Sem partido), também participaram do encontro.

Uma carta assinada pelos nove coordenadores estaduais, foi elaborada com as principais reivindicações e sugestões que foram levantadas nos dois dias de debate e será levada ao presidente da República, Michel Temer, juntamente com os parlamentares das bancadas dos estados nordestinos.

Entre as ações propostas na Carta de João Pessoa elaborada no Encontro, está a autorização para realização de concurso pública, uma vez que a grande maioria dos servidores do órgão já estão em condições de aposentadoria; ampliar as competências da entidade; incluir o DNOCS como Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre outras.

O diretor geral do DNOCS, Angelo Guerra, revelou que o Departamento é hoje o único órgão que tem condições de fazer a manutenção nas obras complementares da Transposição do Rio São Francisco e já apresentou estudos e documentos ao Ministério da Integração informando isso. “A Condevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) pode ter a prerrogativa legal, mas o quadro técnico, a experiência e a competência, quem tem é o DNOCS”, destacou.

O senador José Maranhão destacou que é nos momentos de crise que se constrói as melhores alternativas e é isso que está acontecendo com o DNOCS e lamentou que ao longo dos anos o órgão tenha sido escanteado. “Em lugar nenhum do mundo se exclui um quadro intelectual como o que tem o DNOCS”, enfatizou.

Maranhão lembrou ainda que o DNOCS tem conseguido resistir a todo esse processo de esvaziamento, porque não é um arranjo e é fruto da inteligência nordestina. “Vamos reescrever a história do DNOCS, contem comigo”, concluiu.

O coordenador do Departamento na Paraíba, Alberto Batista, avaliou de forma positiva o encontro, uma vez que todos os coordenadores puderam compartilhas das dificuldades encontradas em cada unidade e unir força, junto a classe política de cada estado, para cobrar do governo federal, a reestruturação e fortalecimento do órgão. “A partir de agora, juntos e mais fortes, vamos em busca das melhorias que o DNOCS precisa e merece”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Sessão Especial na Assembleia discute estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá nesta segunda-feira (06/05) uma Sessão Especial para debater a organização e estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado.

A audiência é de propositura do deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), e tem por objetivo ouvir demandas dos profissionais e promover através do poder público melhores condições para os profissionais comercializarem seus produtos.

O debate tem início às 14h no Plenário Deputado José Mariz e pode ser acompanhado pelo canal da Assembleia no YouTube.

Continue Lendo

Paraíba

Saúde: Hospital Geral de Taperoá receberá dez novos leitos de UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), anunciou em suas redes sociais a destinação de emendas parlamentares para a Saúde de Taperoá, cidade localizada no Cariri paraibano.

A ação é fruto de uma reunião entre o parlamentar e o governador João Azevêdo (PSB), que garantirá a aquisição de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Hospital Geral de Taperoá, além do primeiro tomógrafo público da cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

“Quero nesse momento mais uma vez agradecer a importante parceria com o governador João Azevêdo fazendo com que hospitais distritais e regionais da nossa Paraíba tenham investimentos sonhados de uma vida inteira. Tenho certeza que Taperoá e região receberão essa notícia com muita alegria”, celebrou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Meme “Luiza, que está no Canadá” volta à tona para lembrar show da Madonna no Brasil em 2012; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba entrou na lista de acontecimentos “marcantes” para identificar o período exato do show da Madonna realizado em 2012 no Brasil, o último antes do mais recente, realizado no sábado, dia 04 de maio de 2024, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A lembrança veio por meio do jornalista de Cultura, Flávio Pinto, do Estadão que, dentre outros acontecimentos listados para relembrar como era o Brasil em 2012, época do show da maior popstar do planeta ainda viva, relembrou um dos fatos mais engraçados da história dos comerciais vistos na televisão aberta paraibana.

Ao detalhar o ‘meme’, Flávio lembrou que a Luiza havia sido citada pelo pai, o colunista Gerardo Rabelo, em um comercial para uma construtora e que ela aparecia apenas num porta-retratos.

Uma frase dita por um colunista social da Paraíba se tornou um dos maiores memes da rede social anteriormente conhecida como Twitter (hoje, a plataforma é X) e rompia a bolha da internet. Em um comercial para uma construtora, Gerardo Rabello aparecia reunindo a família para recomendar um novo empreendimento residencial, mas fazia a ressalva de que havia gente faltando. No caso, era Luiza, sua filha, que estava no Canadá.

Mesmo aparecendo somente por meio de uma imagem em um porta-retrato [sic], a garota ajudou a fazer uma frase ser repetida à exaustão. O meme ainda rendeu a hashtag #LuizaEstanoCanadá no Twitter com mais de 1,5 milhões [sic] de menções. Anos depois, a propaganda, ou pelo menos a expressão, é lembrada – e até comemorada pela internet afora“.

À época, o comercial virou ‘meme’ porque a Luiza havia sido citada pelo pai como se toda a família fosse, assim como ele, conhecidíssima pelo público de todas as classes sociais, embora fosse apenas pela ‘bolha’ da alta sociedade paraibana. E, depois, pela surpresa dele estar se referindo a imagem num porta-retratos.

Confira o vídeo que originou o ‘meme’:

Continue Lendo