Nos acompanhe

Paraíba

Creches de João Pessoa são reconhecidas por modelo inovador de aprendizagem

Publicado

em

Desde 2013, a educação de João Pessoa deu um salto de quatro mil para aproximadamente treze mil crianças atendidas nas creches. Nesse período, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), já construiu ou reformou 48 Centros de Referência de Educação Infantil. Esses números foram reconhecidos pela presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar de Santa Catarina (Omep), Elaine Paes e Lima.

Na manhã desta sexta-feira (6), uma comitiva visitou os Centros de Referência de Educação Infantil Márcia Suênia e Maestro Pedro Santos. Elaine Paes e Lima esteve durante toda essa semana na Capital paraibana participando do ‘IV Seminário de Educação Estadual Infantil da Omep’ e ficou encantada com o trabalho desenvolvido com as crianças.

“O que mais me chamou atenção nessas visitas foi o trabalho feito com a família, trazer ela para dentro da instituição. O olhar para a primeira infância enquanto espaço público, com qualidade, força o princípio que nessa primeira fase com a criança, com a educação de forma geral, não se gasta e sim investe. E é isso que esse poder público vem fazendo. Parabéns a todos que realizam esse belo trabalho”, relatou Elaine Paes e Lima.

Durante as apresentações, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, Francineide Ribeiro, falou sobre os investimentos que vêm sendo feitos pela PMJP, tanto na construção e reforma de creches, quanto em melhorias das unidades de ensino e como são desenvolvidas as atividades.

“A presidente ficou encantada e disse que nosso trabalho merecia nota mil por ser tão envolvente e comprometido com a criança. Ela pôde perceber a satisfação das crianças e da relação da Educação com as famílias. Isso vem coroar o trabalho que a gente já faz e nos abastece para fazer ainda mais”, disse Francineide Ribeiro.

A visita também contou com a presença da presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar na Paraíba, Maria dos Prazeres Bezerra. Ao todo, João Pessoa conta com 85 Centros de Referência de Educação Infantil.

Continue Lendo

Paraíba

Criminosos se passam por representantes do MPT-PB e tentam extorquir dinheiro em nome da Instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) tomou conhecimento de tentativa de fraude ou golpe em nome da Instituição. Pessoas sem qualquer ligação com o MPT estão usando, indevidamente, o nome de procuradores do Trabalho e servidores da Instituição, buscando obter algum tipo de vantagem ou dinheiro.

O MPT alerta que, ao receber algum documento estranho, a população deve entrar em contato com a Instituição para se certificar da veracidade. Os canais de denúncias do MPT na Paraíba estão disponíveis no site, bem como os telefones para contato.

DENUNCIE!

Denúncias podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link: www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias. Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A população também pode entrar em conto com o MPT pelos telefones: (83) 3612-3100 (MPT em João Pessoa) e (83) 3344-4650 (MPT em Campina Grande), com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h. As denúncias pelo site podem ser feitas 24 horas, em qualquer dia da semana.

Continue Lendo

Paraíba

Adriano destaca Lei Lucas Santos e combate ao cyberbullying durante palestra na OAB de Guarabira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O avanço da internet trouxe consigo não apenas oportunidades de conectividade, mas também desafios éticos e jurídicos que demandam atenção. Por conta disso, é necessário um debate constante sobre o cyberbullying e a Paraíba tem a “Lei Lucas Santos” que aborda o assunto. Dessa forma, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, falou sobre essas questões durante sua palestra, na tarde desta quinta-feira (16), na sede da OAB de Guarabira.

A Lei, de autoria de Adriano Galdino, homenageia Lucas Santos, filho da cantora paraibana Walkyria Santos, ex-vocalista da banda Magníficos, que faleceu em  2021 aos 16 anosvítima do cyberbullying.

De acordo com Adriano, a internet proporciona uma sensação de liberdade e acesso a um mundo de informações, mas também abre espaço para comportamentos prejudiciais, como o cyberbullying. “Quando a liberdade de  expressão na internet ultrapassa os limites do respeito mútuo e da dignidade humana, como no caso do cyberbullying, surge um dilema ético e jurídico”, ressaltou.

O cyberbullying, antes interpretado como brincadeiras inofensivas, hoje é considerado crime. Definido como a repetição intencional e habitual de atos de violência para intimidar, agredir, causar dor, sofrimento ou humilhação, o cyberbullying pode ter graves consequências psicológicas, emocionais e até físicas para as vítimas.

Nesse contexto, Adriano resumiu um pouco sobre a Lei “Lucas Santos”, que visa prevenir e reprimir o cyberbullying, especialmente entre estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada da Paraíba. A lei estabelece um programa estadual de combate ao cyberbullying.

“Essa lei também tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre o significado e efeitos do cyberbullying. Além disso, fomentar a reflexão dos estudantes sobre a prática e reforçar o respeito aos direitos humanos. Também buscamos dar acesso prioritário das vítimas a serviços públicos de assistência médica, social, psicológica e jurídica”, frisou.

Adriano ressaltou ainda importância da participação ativa dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, do Ministério Público, OAB-PB e outras instituições, no combate ao cyberbullying e na implementação efetiva da legislação. Ele também destacou o compromisso da Assembleia Legislativa da Paraíba em aprovar medidas relacionadas aos estudantes, como o Estatuto dos Estudantes e o bônus no Enem para ingresso na UEPB.

“Os estudantes paraibanos são uma pauta constante de nossas discussões. Eu sei a importância que tem a educação para proporcionar o crescimento dos cidadãos. E tudo começa lá na base, dentro da escola. Só com educação possamos buscar uma vida mais digna e essa é uma das pautas do meu trabalho como deputado”, concluiu.

Continue Lendo

Paraíba

Praiô Beach Club esclarece que não joga esgoto na praia do Seixas, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) embargou o bar Praiô Beach Club, localizado na Praia do Seixas, em João Pessoa. O fato aconteceu na quinta-feira (16/05), por irregularidades no sistema de esgoto que estava subindo na calçada em via pública.

O proprietário do lugar, Jonathas Pereira Falcão, músico paraibano e vocalista da banda Seu Pereira, multado em R$ R$ 5.985,00 (cinco mil, novecentos e oitenta e cinco reais), se dirigiu ao público através das redes sociais e contou que o problema teria sido provocado após um entupimento na encanação das pias e cozinha e que a fiscalização havia chegado antes que o desgotamento tivesse sido realizado.

Confira o vídeo:

Continue Lendo