Nos acompanhe

Paraíba

Governo e Conselho de Saúde abrem Conferência Vigilância em Saúde nesta terça

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e o Conselho Estadual de Saúde (CES) fazem a abertura oficial da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, nesta terça-feira (10), às 9h, no Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural, na capital, com a presença de várias autoridades nacionais, estaduais e municipais. O evento ocorre até a quarta-feira (11), com o objetivo de discutir as 2.280 propostas elaboradas durante as 57 conferências municipais, regionais ou de consórcio, que envolveram 1.710 pessoas e 216 municípios.

Das 2.280 propostas, serão elencadas 12 e eleitos 36 delegados para a Conferência Nacional, que ocorrerá no período de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Brasília. Dos 36 delegados, 18 são usuários do Sistema Único de Saúde (Sus); nove são trabalhadores de saúde e nove são gestores e prestadores de serviços.

Para a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, a Conferência Estadual vem alcançando sua expectativa. “Com as etapas municipais, conseguimos atingir 98,86% dos municípios paraibanos, discutindo ações de vigilância para propor a consolidação da Política Nacional de Vigilância em Saúde”, falou.

O tema central das Conferências é “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade”, tendo como eixo principal “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção a saúde do povo brasileiro”.

O presidente do Conselho Estadual, Eduardo Cunha, lembra que a Conferência de Vigilância em Saúde acontece pela primeira vez no país porque o Conselho Nacional de Saúde achou por bem a realização deste evento devido às epidemias ocorridas recentemente no país.
“Esperamos que as discussões, durante as Conferências, levem a uma melhoria das condições epidemiológicas, em todo país, evitando males tão avassaladores, como a dengue, zika e chikungunya”, falou.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira – 10/10
8h – Credenciamento
8h30 – Leitura do regulamento
9h – Mesa de abertura – Governador, Secretária de Estado da Saúde, presidente do Ces, representante do Ministério da Saúde, Cosems, representante de usuários e demais autoridades

10h – Mesa redonda
Tema 01 – “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”
Palestrante: Dr. Pedro Ivo Sebba Ramalho– Anvisa
Tema 02 – “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro”
Palestrante: Dra. Oriana Bezerra Lima – Coordenadora adjunta da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde

Tema 03 – “O olhar da Vigilância em Saúde para nortear as ações da Atenção em Saúde”
Palestrante: Dra. Jória Viana Guerreiro – Professora do Departamento de Promoção a Saúde, UFPB

Tema 04 – “Vigilância em Saúde na Paraíba – Avanços e Desafios”
Palestrante: Claudia Veras – Secretária de Estado da Saúde

Coordenação da mesa: Secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira – representação do gestor;
Dr. Eduardo Cunha – representação do Prestador;
Pedro Paulo Araújo – representação do usuário e
Joana Batista Oliveira Lopes – representação do trabalhador

11h40 – debates
12h30 – almoço
14h – Grupos de Trabalho
Tema 01: “O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS”
Coordenador e relator (escolhido no grupo)

Tema 2: “Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde”
Coordenador e relator (escolhido no grupo)

Tema 3: “Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde”
Coordenador e relator (escolhido no grupo)

Tema 4: “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”
Coordenador e relator (escolhido no grupo)
17h – Lançamento do livro “Gestão do SUS na Paraíba”
Apresentação cultural: repentistas Cristine Nobre Leite/Jorge Balbino do Nascimento
Coquetel

Terça-feira, dia 11/10
8h30 – Plenária final
Mesa de condução: Comissão de Relatoria – (Rosa Rita da Conceição, Elias Marques; Samara Andrade; Wolmir Brutscher; Thaís Matos)
Secretária Executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira – representação do Gestor;
Dr. Eduardo Cunha –- representação do Prestador;
Edson Cruz Junior, representação do usuário e
Vanda Coeli Cavalcante – representação do trabalhador

14h – Escolha dos delegados
16h – Encerramento

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra inspeciona prédios que vão abrigar secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa está revitalizando e recuperando alguns prédios e edificações no Centro Histórico onde irão funcionar secretarias e órgãos da administração municipal. Nesta terça-feira (21), o vice-prefeito Leo Bezerra, acompanhado do secretário de Gestão Governamental (Seggov), Diego Tavares, fez uma visita à região central da cidade para conferir de perto esse trabalho. O superintendente do Patrimônio da União na Paraíba (SPU), Giuseppe Marinho, também esteve acompanhando a agenda de visitas.

Leo Bezerra lembrou que o programa ‘Viva o Centro’, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa, cujas ações visam impactar a região central da cidade nas áreas de economia, segurança, infraestrutura, habitação, cultura, turismo e mobilidade, está promovendo investimentos que somam R$ 400 milhões. “Estamos investindo fortemente na recuperação dos espaços e edificações do nosso Centro Histórico, que está recebendo o maior pacote de medidas da sua história. E hoje realizamos uma visita bastante produtiva no Centro, na companhia do secretário Diego Tavares, a quem agradecemos pelo compromisso e trabalho que tem realizado. Visitamos alguns prédios históricos e as ruas do bairro para planejarmos mais melhorias para nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário Diego Tavares, a Prefeitura da Capital já concluiu a reforma do Hotel Globo e tem obras em execução para reestruturar o antigo Clube Cabo Branco, na Duque de Caxias, que vai sediar a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); e o Conventinho, que irá se transformar em Escola de Artes, Biblioteca Municipal, Galeria de Artes e ainda terá um anfiteatro e auditório.

“Essas são algumas das intervenções que se somam a outras em curso e que estão sendo tocadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, permitindo dar uma cara nova ao nosso Centro Histórico”, acrescentou.

Mobilidade urbana – Também em parceria com o Estado, a Prefeitura está investindo ainda em ações que buscam melhorar a mobilidade urbana no Centro Histórico da Capital.

Entre as ações previstas, destaque para a instalação de sinalização viária na área de todo o Centro Histórico; reforma do Terminal do Varadouro, incluindo cabines, banheiros, entre outros equipamentos que beneficiem a população; remanejamento de linhas de ônibus para a realização de embarque no Terminal de Integração, além da implantação da Zona Azul, com o edifício garagem no Mercado Central.

O Projeto ‘Vias de Acesso’ é outra linha de frente, que visa requalificar a malha viária que liga a cidade alta e a cidade baixa, com recuperação do calçamento histórico e melhorias na iluminação e na acessibilidade das calçadas.

Continue Lendo

Paraíba

Comissão de Educação da ALPB aprova nova convocação dos Secretários da Educação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta terça-feira, 21/05, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nova convocação do Secretário Antônio Roberto de Araújo Souza e das Secretárias Executivas da pasta, as senhoras Pollyana Loreto e Maria Elizabete de Araújo.

O requerimento foi apresentado pelo deputado George Morais (União Brasil), líder da oposição na Assembleia, tendo sido aprovado pelos deputados Anderson Monteiro (MDB), Chió (Rede) e Cida Ramos (PT). O último membro titular da Comissão de Educação, deputado Chico Mendes (PSB), estava ausente da reunião.

O requerimento que torna obrigatória a presença dos gestores da educação paraibana perante a respectiva Comissão foi motivado pela necessidade de “debater o atual momento da educação no Estado da Paraíba”.

“A Comissão de Educação cumpre seu relevante papel e, nos termos regimentais, convoca os Secretários de Estado para prestar esclarecimentos e informações sobre a situação da educação paraibana, visando colaborar com a construção de soluções diante dos problemas apresentados no ensino público”, afirmou o deputado George Morais.

Caberá à Comissão fixar as novas datas para comparecimento dos Secretários de Estado, que serão ouvidos individualmente.

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo

Paraíba

Instituto de Desenvolvimento Brasileiro divulga cronograma do concurso da Prefeitura de Bayeux

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) divulgou o cronograma sugestivo para o concurso da Prefeitura de Bayeux. De acordo com o cronograma, o resultado definitivo das provas objetivas será divulgado em 2 de julho, seguido pelo edital de convocação para a prova de aptidão física no dia 3 de julho, que está marcada para 21 de julho.

O resultado final do concurso deve ser anunciado em 16 de setembro de 2024, e a data da homologação ainda deve ser definida. Os candidatos devem ficar atentos às datas e prazos estabelecidos para não perderem nenhuma etapa do concurso.

Classificados

A Prefeitura de Bayeux divulgou, na última terça-feira (14), a lista de classificados no concurso público realizado pelo IDIB, banca responsável pelo certame. Ao todo, o certame teve cerca de 20 mil inscritos. Nesta segunda-feira (13), o IDIB liberou o gabarito preliminar das provas aplicadas nos dias 11 e 12 de maio.

Sobre o concurso

O concurso irá disponibilizar 568 vagas, sendo 46 destinadas a Pessoas Com Deficiência (PCD). O certame também contará com 2.845 vagas para formação de cadastro de reserva.

Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 2.500 para os níveis fundamental, médio e superior, onde os inscritos irão concorrer aos seguintes cargos: agente administrativo, agente de trânsito, assistente social, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de merendeira, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, condutor socorrista, educador físico, eletricista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, merendeira, monitor escolar, motorista, nutricionista, odontólogo, procurador municipal, professor a2, professor b – artes, professor b – ciências, professor b – educação física, professor b – ensino religioso, professor b – geografia, professor b – história, professor b – inglês, professor b – língua portuguesa, professor b – matemática, professor de libras, psicólogo, recepcionista, técnico de enfermagem psf, técnico de enfermagem sms e técnico de informática.

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo