Nos acompanhe

Negócios

Frota sucroalcooleira pode substituir cerca de 3 milhões de litros de diesel no país

Publicado

em

A proposta, que será debatida pelo INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética – no IV Seminário Sobre Etanol Eficiente, permite não apenas economia para as usinas, mas também reduz a poluição ambiental. Evento será realizado no dia 25 de outubro em Jundiaí, e também discutirá as barreiras e as perspectivas de uso do Certificado de Redução de Emissões a ser criado pelo programa RenovaBio.

A utilização do etanol apenas nas frotas de veículos (caminhões, carros, tratores etc.) das usinas sucroalcooleiras brasileiras pode evitar que cerca de 3 milhões de litros de diesel sejam usados a cada ano pela agroindústria. As vantagens seriam a economia para as usinas de cana-de-açúcar, já que passariam a utilizar o combustível que elas próprias produzem, e a redução significativa dos impactos ambientais, inclusive da poluição do ar, provocados pelo diesel.

O tema estará em debate no IV Seminário Sobre Etanol Eficiente, que será realizado no Tech Center Mahle (Rodovia Anhanguera, sentido interior-capital, KM 49,7), no dia 25 de outubro, das 8h30 às 17h. O evento é organizado pelo INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética. As discussões são do interesse da agroindústria da cana, dos fabricantes de automóveis, dos investidores institucionais, das agências reguladoras, licenciadoras e financiadoras dos governos federal, estadual e municipal relacionadas aos temas de energia e meio ambiente e dos centros de ensino e pesquisa. O evento é patrocinado pela Mahle e pela Copersucar e conta com o apoio da Sociedade dos Engenheiros Automotivos.

O Seminário sobre Etanol Eficiente também propõe a avaliação das questões tecnológicas, das principais barreiras e das perspectivas de uso do CRE – Certificado de Redução de Emissões – a ser criado pelo programa RenovaBio. As inscrições podem ser feitas no site www.inee.org.br, onde também pode ser encontrado o programa completo do Seminário.

Vantagens do etanol

“O uso do etanol sempre foi reconhecido pela sua vantagem ambiental, mas era muito questionado pela autonomia dos carros com a gasolina. Usando motor a etanol apropriado, no entanto, testes comprovaram que motores a etanol já conseguem alcançar eficiências bem mais elevadas, que permitem competir com os combustíveis fósseis”, explica o diretor geral do INEE, Jayme Buarque de Hollanda.

Recentes desenvolvimentos de motores a etanol indicam que, além das vantagens ambientais, são mais compactos e podem inclusive competir com motores a diesel diretamente ou em sistemas híbrido-elétricos. Além das usinas, o etanol também poderia substituir o diesel nas frotas dos veículos de transporte coletivo das grandes cidades nas quais os índices de poluição do ar já são alarmantes.

O INEE defende a necessidade de o Brasil produzir veículos com motores próprios para uso do etanol. “O etanol não pode ser mais visto como um combustível alternativo. Ao contrário do que acontece hoje, o correto é que o etanol seja o combustível principal dos motores que, eventualmente, poderiam usar outros combustíveis como alternativos”, diz Jayme Buarque de Hollanda.

Solução global

O uso eficiente do etanol, além dos impactos ambientais e sociais favoráveis, afeta positivamente a economia dos consumidores e dos agentes na sua cadeia de produção. Os avanços tecnológicos nessa matéria têm mais chance de se efetivarem no Brasil, mas pode interessar agentes nos Estados Unidos e, de forma crescente, em diversos países, como a Suécia e a França, onde o uso do etanol tem aumentado. Veículos a etanol também oferecem à indústria a oportunidade de atender um crescente nicho de mercado para os interessados na economia de baixo carbono.

“Os motores próprios para o uso do etanol são uma solução que concilia emissões locais e globais e que pode resolver os problemas constatados em diversos carros a diesel que subestimam as emissões locais. Sob este aspecto, eles são, ainda, melhores que os motores elétricos a bateria, já que a energia elétrica na maioria dos países é gerada com combustíveis fósseis”, acrescenta Jayme Buarque de Hollanda.

De acordo com ele, algumas empresas já iniciaram trabalhos no Brasil e no exterior para o uso do etanol nos motores a diesel. E um avanço importante nesta discussão deve acontecer com os sistemas híbridos, com o acionamento de rodas por motores elétricos alimentados por energia elétrica gerada por etanol. Essa tecnologia permite que o motor a etanol opere em condições ideais e com maior eficiência.

“Existem condições e tecnologia para avançar neste processo de substituição. A discussão no Seminário deve contribuir para saber como viabilizá-lo, aproveitando as vantagens econômicas e ambientais”, garante o diretor do INEE.

Continue Lendo

Negócios

Conheça empresárias que promovem inovação e incentivo à liderança feminina na construção civil da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No mundo, apenas 6% das grandes empresas são comandadas por mulheres e a estimativa é de que somente em 2038 a equidade de gênero comece a ser atingida. Este dado é da pesquisa da Deloitte, que mostra, apesar do número desanimador, uma luz no fim do túnel quando o recorte é o Brasil. A representação das brasileiras como CEOs aumentou de 0,8% para 2,4% em 2023. Neste cenário, a construtora genuinamente paraibana Brascon tem se destacado, sendo liderada por mulheres e tendo no seu quadro efetivo a presença feminina em destaque.

Outro estudo mundial, da FIA Business School, aponta que as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2023. Aqui na Paraíba, as empresárias paraibanas Marcella e Carina Ramalho têm a missão de comandar a Brascon. A construtora tem hoje 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e mais de 50% das vagas administrativas preenchidas pelo público feminino. Uma empresa de grande porte e que carrega no currículo mais de 1000 unidades entregues só na capital João Pessoa.

“Nosso mercado é muito desafiador, trabalhamos com grandes empreendimentos, então os projetos precisam ser muito bem elaborados para oferecer aos clientes o melhor que podemos dar. Um diferencial que percebemos é que nossa parte feminina cuida muito dos detalhes. Todos os nossos produtos se preocupam com a fachada, o design, a qualidade e o padrão em cada cantinho do empreendimento e já percebemos que isso tem dado certo”, destacou Carina Ramalho, CEO, diretora técnica, administrativa e financeira da empresa.

A empresa nasceu em 1985, a partir da arrojada visão de mercado do pai das empresárias, Trajano Ramalho, responsável pela fundação da empresa há quase 40 anos. A marca acompanhou a mudança de comportamento e de mercado que o passar dos anos impôs; em 2018, o CEO passou o bastão para suas filhas que, desde pequenas, participaram das ações da empresa e trouxeram inovação para a Brascon.

“Antes as pessoas se adequavam ao produto ofertado, hoje não. A gente pensa nas pessoas, em como elas vivem e vai adequar o produto à elas. Foi um momento muito decisivo da empresa, essa transição, porque foi de encontro com todas essas mudanças de comportamento que estavam acontecendo no mundo. Não é mais sobre a posse, não é querer ter as coisas, é querer ser e viver experiências de vida”, explica Marcella Ramalho, CEO e diretora comercial, marketing e customer success da Construtora Brascon.

Brascon Elas- Dentro da proposta de incentivo à participação de mulheres na empresa e no ambiente corporativo, a construtora desenvolveu o ‘Brascon Elas’. Trata-se de um projeto idealizado para promover o reconhecimento e homenagear as mulheres no mercado de construção civil e imobiliário. Há quatro anos a Brascon trabalha nesta iniciativa, realizando diversos eventos e compartilhando conteúdos relevantes.

“Temos muito respeito pelo nosso mercado de trabalho. Não é sobre ver as outras construtoras e profissionais como concorrentes, mas na verdade enxergar uma teia de cooperação capaz de trabalhar de maneira conjunta em prol de uma cidade melhor, com mais investidores e elaborando projetos sustentáveis e arrojados. O Brascon Elas nasceu com esse propósito, de alavancar a sororidade no âmbito da construção civil da Paraíba”, reiterou Marcella.

Continue Lendo

Negócios

Outback inova e lança torre Bloomin’ Onion com camarões, Ribs com Catupiry Original e mais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Todo bom filme precisa de um trio icônico de personagens para conquistar o coração dos fãs. Por isso, o Outback Steakhouse apresenta o seu próprio enredo de sucesso que promete uma experiência digna de Hollywood. Neste lançamento disponível por tempo limitado a partir de 13 de maio em todos os restaurantes da marca, seus clássicos passam por mais um processo de inovação: a Bloomin’ Onion vira uma torre ousada, com uma cobertura de fritas e camarões; a icônica costela ao barbecue ganha cobertura de Catupiry® Original; e a querida sobremesa Thunder vem arrebatada com KitKat® e marshmallow. Juntas, elas foram um verdadeiro “Epic Trio”.

O novo menu

Dentre as novidades, está a incomparável Bloomin Tower (R$ 89,90), uma nova versão da clássica cebola dourada e crocante do Outback, recheada com fritas cobertas com fonduta de queijo, finalizada com camarões empanados e temperados com o molho Billa Ranch (combinação dos clássicos molhos Billabong e Ranch da casa), com o molho Bloom Ranch como acompanhamento.

E para trazer o clímax para as mesas dos clientes, o restaurante apresenta a nova Ribs Catupiry® (R$129,90), a tradicional Ribs do Outback que promete conquistar o público com sua versão coberta com uma camada de Catupiry® Original gratinado com queijo parmesão e finalizado com bacon crocante e cebolinha fresca, servida com picles de cebola roxa com maçã e acompanhamento à escolha do cliente.

E para encerrar essa jornada saborosa com um gran finale digno de tela grande, o Outback apresenta a sobremesa que roubará a cena: o KitKat® Thunder & S’mores (R$46,90), um brookie (brownie de chocolate com noz pecan feito com cookie Outback) coberto com pasta de KitKat®, marshmallows gratinados, sorvete sabor baunilha e finalizado com chocolate KitKat® e um mousse com seu sabor inconfundível, além de calda de chocolate.

A Ribs Catupiry® também pode ser adquirida por meio do serviço de delivery da marca. A Bloomin’ Tower e o KitKat® Thunder & S’mores estão disponíveis exclusivamente nos restaurantes físicos. As novidades já estão disponíveis em todas as unidades do Outback no Brasil por tempo limitado.

“O Outback está na vanguarda da inovação no Brasil há 27 anos e sempre criando produtos que caem no gosto do brasileiro”, comenta Raquel Paternesi, diretora sênior de Marketing da Bloomin’ Brands, grupo detentor do Outback no Brasil. “As releituras brincam muito com sabores e texturas, transportando o consumidor para uma experiência saborosa, mas também cheia de criatividade e do espírito aventureiro”, completa.

Para mais informações sobre a campanha, visite o site oficial do Outback Steakhouse.

Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 165 restaurantes no Brasil e está presente em 67 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.

Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie.

Continue Lendo

Negócios

Afya lança programa de IA para médicos com Microsoft

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Reconhecendo a crescente demanda dos médicos por compreensão e desenvolvimento de habilidades em inteligência artificial (IA) na medicina, a Afya Limited (Nasdaq: AFYA; B3: A2FY34), maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, anuncia hoje uma colaboração inovadora com a Microsoft para o lançamento do programa “Inteligência Artificial na Medicina“, que já está com inscrições abertas para aulas on-line e presenciais.

O programa visa capacitar médicos e estudantes de medicina nos avanços da IA em suas práticas diárias, simplificando, aprimorando e agilizando suas abordagens clínicas. Destinado a profissionais em diferentes estágios de carreiras, a iniciativa une a expertise da Afya com o poder tecnológico da Microsoft.

No curso, os médicos terão a oportunidade única de se aprofundar nos fundamentos e aplicações práticas da IA, sob a orientação do renomado cardiologista Eduardo Lapa, criador do Afya Cardiopapers,  com a participação de especialistas da Microsoft.

“A inteligência artificial está alterando a prática médica de forma significativa”, comenta Denis Del Bianco, VP de Educação Continuada e Inovação da Afya. “São ferramentas que melhoram a precisão dos diagnósticos, personalizam tratamentos, facilitam o monitoramento remoto dos pacientes e automatizam tarefas administrativas. Isso tudo tem o potencial de aumentar a produtividade dos médicos, melhorar a qualidade do atendimento médico e a experiência do paciente, além de reduzir o estresse e burnout dos profissionais”, complementa.

O executivo explica, ainda, que o projeto foi concebido sob o conceito de Educação Continuada (Life Long Learning) com o objetivo de fornecer aos médicos uma jornada de aprendizagem completa com variedade de cursos, workshops e recursos de apoio, capacitando-os a adotar e integrar com confiança a IA em sua prática clínica.

“Essa colaboração traduz um momento promissor para a medicina, no qual o uso da IA pode desbloquear novas oportunidades de inovação desde o atendimento médico até o diagnóstico. Seja para criar soluções mais avançadas em tratamentos ou para reduzir o tempo gasto pelos médicos em atividades operacionais, a tecnologia será uma aliada no trabalho desses profissionais. O programa é mais do que uma oportunidade de aprendizado; é uma chance para os médicos moldarem o futuro da medicina, adquirindo habilidades essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos e proporcionar um cuidado de saúde mais eficaz e centrado no paciente”, explica Alessandra Karine, vice-presidente para Setor Público, Saúde e Educação na Microsoft Brasil.

Conteúdos

O médico cardiologista Eduardo Lapa, criador do conteúdo do programa, revela que o programa pretende abordar os princípios da inteligência artificial na prática e apontar os caminhos que a medicina tomará no futuro próximo.

“O curso ajudará desde estudantes de medicina em busca de técnicas inovadoras para aprimorar seus estudos, residentes que procuram suporte no diagnóstico à beira do leito, médicos em geral buscando otimizar sua eficiência administrativa para dedicar mais tempo aos pacientes até profissionais da rede hospitalar em busca de suporte técnico para enfrentar a intensa demanda diária”, aponta o médico.

A colaboração com a Microsoft permitirá aos alunos inscritos terem acesso a conteúdos selecionados a respeito de Inteligência Artificial que abordam desde conceitos básicos sobre machine learning e linguagem natural até apresentação de casos reais de empresas reconhecidas em seus mercados.

 

Como se inscrever

Para garantir sua vaga, acesse:https://info.educacaomedica.afya.com.br/curso-ia/

 

Masterclass: Inteligência Artificial na Medicina

  • Inscrições gratuitas
  • Data: 15/Maio
  • Duração: 1 hora
  • Formato: Presencial
  • Local: sede da Afya em São Paulo
  • Descrição: A primeira ação do programa será uma Masterclass ministrada pelos médicos Eduardo Lapa, cardiologista e criador do Afya Cardiopapers, Bernardo Precht, cirurgião geral, cofundador do Além da Medicina e diretor de produtos digitais da Afya, além da participação de Patrick Soares, estrategista de Tecnologia para a Indústria de Saúde na Microsoft Brasil.

 

Workshop Presencial Inteligência Artificial na Medicina

  • Data prevista: Junho
  • Formato: Presencial
  • Duração: 8 horas
  • Local: sede da Afya em São Paulo
  • Descrição: O programa oferecerá um curso prático presencial na capital paulista com duração de 8 horas que irá explorar desde os conceitos básicos da tecnologia até como utilizar IA para apoiar na decisão clínica dos casos. Participam os médicos Eduardo Lapa, cardiologista e criador do Afya Cardiopapers, Bernardo Precht, cirurgião geral, cofundador do Além da Medicina e diretor de produtos digitais da Afya, além da participação de Patrick Soares, estrategista de Tecnologia para a Indústria de Saúde na Microsoft Brasil.

 

Curso Online Inteligência Artificial na Medicina

  • Início: Acesso imediato (A partir de 15/05)
  • Formato: Online
  • Duração: 20 horas
  • Descrição: Curso digital que aborda os principais temas sobre Inteligência Artificial para médicos, assíncrono, com 20 horas de duração, e reúne fichas resumo, uma playlist de conteúdos customizados da Microsoft e dá direito a participar de lives mensais de atualização de materiais.

 

Sobre a Afya

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 30 com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) com mais de 20 mil alunos formados. Com 25 anos de atuação em cidades de pequeno e médio porte, a Afya é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) como porta-voz da ODS (Objetivos De Desenvolvimento Sustentável) 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

 

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países, com 122 subsidiárias, a empresa é líder em inovação e no desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a Inteligência Artificial (IA) e aplicações em nuvem. No Brasil há 35 anos, a Microsoft possui um ecossistema de mais de 25 mil parceiros. Desta forma a empresa mantém uma robusta estrutura de negócios, altamente eficiente, e que conta ainda com um Centro de Transparência, que visa promover a computação confiável e segura, o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL – Advanced Technology Lab), e o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC – Microsoft Technology Center), em operação no Brasil desde janeiro de 2012. Com o objetivo de contribuir com ações capazes   de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão no País, a Microsoft também lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil que tem, entre os seus pilares, a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia, condição essencial para promover a transformação digital das empresas brasileiras. Desde julho de 2020, quando foi estabelecido o plano Mais Brasil, até março de 2024, 12,5 milhões de pessoas foram alcançadas com diferentes iniciativas gratuitas de qualificação e requalificação profissional.

Continue Lendo