Nos acompanhe

Paraíba

Resultados da avaliação do Soma são apresentados aos gestores da 1ª GRE

Publicado

em

Os gestores das 189 escolas que fazem parte da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), participaram, na tarde desta segunda-feira (16), do Encontro Regional para o Desenvolvimento da Educação da Paraíba, onde foram apresentados os dados e os resultados do Programa Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. A reunião aconteceu no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, apresentou o sistema de avaliação da aprendizagem aos gestores das escolas e destacou a importância de cada escola analisar detalhadamente os dados que são apresentados pelo sistema. “Este é o terceiro encontro que realizamos para que estes gestores compreendam os resultados das avaliações e a necessidade de se ter um pacto pela aprendizagem na Paraíba com tolerância zero, destacando a necessidade do aluno aprender português, produção de textos, operações matemáticas. Isso é essencial! Estamos convocando todos para fazerem parte desse pacto e continuaremos posteriormente com os gestores de Campina Grande e das demais gerências regionais”, explicou o secretário.

As avaliações realizadas pelo Soma contemplam estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Mais de 13 mil crianças foram avaliadas por um simulado similar à Prova Brasil, com o intuito de perceber quais são as principais carências dos alunos, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de português e matemática. A meta do Soma é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em toda a Paraíba.

SOMA – O Programa Soma tem como objetivo assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até o 3º ano do Ensino Fundamental, e corrigir o déficit de aprendizagem dos que chegam ao 5º até o 9º ano, visando a qualidade e a equidade educacional no Estado. Para isso, dispõe de diversas iniciativas, entre elas a avaliação e monitoramento do desempenho dos estudantes, a formação de professores e o desenvolvimento profissional de gestores, além de material didático. Essas iniciativas são garantidas a partir da cooperação firmada entre o Estado e 219 municípios da Paraíba. O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são parceiros do Programa.

A avaliação é necessária para diagnosticar os níveis de alfabetização e letramento de estudantes matriculados na rede pública de ensino da Paraíba. Por meio das Avaliações formativa e somativa, que são aplicadas ao longo do ano letivo, para aferir o desempenho de estudantes da rede estadual e municipais (por adesão) em anos-chave da educação básica, são fornecidos diagnósticos, além de informações das condições de aprendizagem dos estudantes. O programa também serve de orientação para a pactuação de metas cujo objetivo é promover a qualidade e equidade educacional.

Além das avaliações, o Soma vai garantir a apropriação dos dados e análises obtidos por meio da Plataforma de Desenvolvimento Profissional. Essa etapa abrangerá análise estatística dos dados obtidos, relatórios descritivos do desempenho dos estudantes, devolutiva dos resultados para as equipes gestoras da SEE, gestores municipais e gestores escolares, que receberão as orientações necessárias para o estabelecimento de metas de ensino e aprendizagem por escola.

Além disso, um curso de desenvolvimento profissional para gestores, coordenadores supervisores escolares será disponibilizado, garantindo que o diagnóstico obtido pela avaliação em larga escala seja amplamente apropriado pelos educadores. Dessa forma, o Soma oferecerá itinerários de ações pedagógicas o apoio necessário para sustentar os caminhos a serem adotados para a melhoria da oferta educacional, promovendo temas que explorem o desenvolvimento de habilidades profissionais de acordo com as expectativas do Ministério da Educação (MEC) e consonantes à urgente efetivação do trabalho na escola, no qual o que é ensinado é aprendido.

Saiba mais sobre o programa acessando: https://www.somaparaiba.com/

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo