

Negócios
Mais de um terço dos empresários brasileiros devem aderir ao Black Friday 2017
Com a economia ainda se recuperando de maneira tímida, as vendas nas próximas datas importantes para o consumo se tornam a grande expectativa dos varejistas para terminar 2017 de maneira positiva. O Black Friday é uma destas datas e ocorre na última sexta-feira de novembro, reunindo empresas dos mais variados portes e segmentos que viram no dia uma janela de oportunidades para atrair consumidores. De acordo com um levantamento feito em todo o país pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), três em cada dez empresas brasileiras (35%) devem aderir à Black Friday.
Para especialistas, o resultado é considerável, visto que o evento ainda engatinha no Brasil e chegou a sofrer prejuízos reputacionais, quando questionado se verdadeiramente cumpria com a promessa de oferecer mercadorias a preços baixos. “Para os empresários, diferentemente das promoções convencionais, trata-se de uma liquidação de época, cujo objetivo é liquidar o máximo de produtos das lojas com intuito de renovar estoques e aquecer as vendas”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.
Três em cada dez empresários (28%) acreditam que as vendas no Black Friday 2017 serão iguais às do ano anterior e 18% acreditam que serão melhores. Entre os que irão participar, apenas 21% já investiram ou irão investir no estabelecimento para o evento, sendo promoções para aumentar as vendas (46%), ampliação do mix de produtos (30%) e investimento em propaganda da empresa (28%) as estratégias mais recorrentes.
Cerca de 62% dos empresários entrevistados afirmam não pretender participar do Black Friday em 2017.
O impacto da Black Friday nas vendas de Natal
Ainda que a Black Friday seja tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a apenas um mês das festas de final de ano, a maioria dos empresários (53%) discorda que o evento seja um indicativo de vendas para o Natal. Já 25% dos empresários acreditam que o Black Friday serve como um indicativo de como as vendas serão em dezembro.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, Natal e Black Friday são eventos com propósitos diferentes. “O ato de presentear no Natal representa uma importante tradição, rodeada de simbolismos e elementos emotivos que são considerados na compra de presentes. Já na Black Friday, trata-se de uma compra pessoal, com a finalidade de aproveitar um grande desconto”, pondera. “Ainda assim, as vendas no Black Friday podem indicar um consumidor mais otimista e com possível mais apetite às compras no Natal”, afirma.
Perguntados se o Black Friday interfere nas vendas de Natal, a maioria disse que não há qualquer interferência (60%). Outros 23% disseram que o evento contribui para aumentar as vendas de final de ano, principalmente no setor de serviços (26%), e a minoria 5% acredita que a Black Friday prejudica as vendas de Natal.
Metodologia
Foram ouvidos 1.168 empresários de serviços e comércio varejista localizados nas capitais e interior do país. A margem de erro é de 3,0 p.p. com um intervalo de confiança de 95%.
Negócios
Câmera em trios e mais de 1200 envolvidos, Bloco Vumbora preparou esquema para segurança do folião

Negócios
Entenda como o fator emocional contribui para o sobrepeso e aprenda a superar esse problema

Quando comemos, o nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, e por esse motivo, nos sentimos bem. Ao comer pelo bem-estar, muitas pessoas acabam dependentes dessa sensação e a consequência poder ser o sobrepeso.
Segundo o psicólogo da Unimed João Pessoa, Aldir Pereira, quando se busca apenas recompensa emocional, passa-se não só a comer em maior quantidade, mas também a consumir substâncias com maior potencial de produzir dopamina, e que, na maioria dos casos, não são saudáveis.
“Se há frustração em alguma área da vida e não sabemos lidar com essa emoção, então, provavelmente iremos buscar em outras áreas. Compensar problemas emocionais com a alimentação é muito comum, pois proporciona uma certa segurança, alívio e prazer”, afirmou.
A questão é que o prazer por essa “via”, segundo o psicólogo, é momentâneo e acabar prejudicando a saúde. Aldir Pereira alerta que existe um caminho para buscar resolver suas questões emocionais sem ser passar pelo sobrepeso. “Se eu trato tentando identificar de onde surge essa emoção, vou poder aprender a tolerar a situação difícil que estou vivendo me mantendo saudável”, afirmou.
Essas e outras informações sobre a relação entre a comida e a questão emocional serão exploradas durante a oficina “Sinto, logo como: sobrepeso e o fator emocional”, promovida pela Unimed João Pessoa no dia 22 deste mês, on line, das 15h às 16h.
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas, são gratuitas e exclusivas para os clientes. Elas estão sendo feitas pelo Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/viver-melhor). A oficina é voltada para clientes maiores de 18 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 27 e/ou circunferência abdominal acima de 94 cm, para homens, e 80 cm para mulheres.
Maior plano de saúde da Paraíba com uma carteira de mais de 160 mil clientes, a Unimed João Pessoa é pioneira em ações de promoção da saúde. A oficina é promovida pelo grupo Equilíbrio do Corpo, iniciativa do plano para orientar os clientes sobre como perder peso de forma saudável.
DICAS
Confira dicas sobre como lidar com as emoções e a alimentação:
– Identificar suas emoções;
– Substituir a comida por outras atividades prazerosas, como fazer uma atividade física, ou ler um livro, por exemplo;
– Evitar ter em casa alimentos com alto índice de açúcares, gorduras e sódio;
– Buscar ajuda.
Negócios
Arbo Intenso, nova fragrância do Boticário, convida para um escape na natureza

Arbo, marca de perfumaria do Boticário conhecida por suas fragrâncias frescas, apresenta o Arbo Intenso: uma experiência que entrega o frescor no estado mais puro e intenso da floresta Laurissilva, que inspirou olfativamente a criação da fragrância. Por isso, sua campanha convida os consumidores a viverem um escape ao ar livre.
Após o período extenso marcado pelo isolamento social, o número de produtos e experiências pensados para fortalecer a conexão com o meio ambiente cresceu e se difundiu rapidamente entre diferentes públicos. Segundo Marcela de Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, existe o desejo de os consumidores se libertarem do ambiente fechado e da sensação de aprisionamento. “Vemos uma comunidade em busca de um escape para se conectar com a natureza como forma de se desligar da tensão da rotina. Trouxemos Arbo Intenso para atender a essa demanda do público, criando essa fragrância fresca que, com apenas uma borrifada, entrega a sensação de conexão e recarga de energia. Além disso, o lançamento endossa a jornada de sustentabilidade da marca de perfumaria, que tem como compromisso reduzir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente em 89%*, estimulando os consumidores a criarem o senso de coletividade na preservação do meio ambiente. A sustentabilidade é uma pauta prioritária para o Grupo Boticário, que conta com o maior programa de reciclagem no segmento de beleza, o Boti Recicla, promove importantes práticas de sustentabilidade, como substituição de matérias-primas, embalagens mais leves e refiláveis e mantém a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, organização sem fins lucrativos, que atua em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento das pessoas ao seu redor”, comenta.
Na campanha, desenvolvida pela AlmapBBDO, destacam-se as principais qualidades da novidade – entre elas, sua origem natural, a conservação de recursos naturais e o seu refil. Assista aqui.
Com filmes de 30s, 15s e 6s, a ação é toda focada no ambiente digital, com conteúdo desenhado para redes sociais e plataformas como Google e UOL. Junto a isso, Arbo Intenso também conta com OOH no Aeroporto de Congonhas. Além das ativações em digital e mídia, a marca promove um evento exclusivo de lançamento no Parque do Ibirapuera, criando uma experiência sinestésica para convidados com a participação de experts em perfumaria de Boticário.
Ficha Técnica – Arbo Intenso
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: O Boticário
Título: Inspirado na Natureza
Produto: Arbo
Campanha: Arbo Intenso
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Pernil
Direção de Criação: Iron Brito
Criação: Felipe Cirino Chinellato, Gustavo Tasseli, Francis Alan, Igor Cabó e Pedro Refs
Conteúdo: Gabriela Pacheco e João Calasans
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Juliana Henriques e Leonardo Damasceno
Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Guilherme Lopes, Roberto Silva, Rafaella Moura e Guilherme Kern
Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes e Giovanna Schiavon
Mídia: Suellen Kiss, Thiago Gonzalez, Yasmin Baffa, Ana Carolina Silva e Patrick Novais
Produção Digital: Lilian Cavallini e Juliana Sousa
Produtora de Imagem: Compañia
Diretor: Ale Henri
Diretor de Fotografia: Ted Abel
Assistentes de Direção: Vitor Moreno
Direção de Arte: Michele Rodrigues
Diretor de Produção: Thiago Freire
Produtora Executiva: Maria João Calheiros e Marquinhos Monteiro
Coordenação de Produção: Wagner Ramos
Pós-produção/VFX: Equipe Compañia
Montador: Pedro Souza
Color Grading: Eduardo Coelho – Dudu
Finalizadora: Equipe Compañia
Motion Graphics: Akira Takiishi – Kikira
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Guile Oliveira e Letícia Medeiros
Compositor: André Henrique
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Letícia Medeiros e Mauro Kuschnir
Atendimento: Ingrid Lopes, Flávia Caparelli, Bárbara Russiano e Mayara Rocha
Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima, Mavi Capelasso e Débora Mello
Locução: Daniel Tavares
Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Raquel Abdala, Ligia Monteiro, Marianah Mikosz, Luceli Miola, Bibiana Veiga e Vinicius Lima.