Nos acompanhe

Paraíba

Professores da rede municipal da PMJP concorrem a Prêmio Nacional de Educação

Publicado

em

Três educadores da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão concorrendo ao Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Os docentes desenvolveram projetos de incentivo à leitura e respeito à diversidade.

Professora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro dos Funcionários, na Capital, Lindalva Nunes Gouveia trabalhou para alunos do Ensino Fundamental II um projeto voltado à diversidade, tendo como base os pensamentos do antropólogo Darcy Ribeiro.

O projeto venceu a etapa estadual e está entre os concorrentes da etapa regional do prêmio. Outro trabalho representante da rede municipal da PMJP que também está na disputa regional é o projeto de contação de histórias. Voltado para os alunos do ensino infantil, a autora do projeto, Kiara Cavalcante, explicou que o trabalho buscou o desenvolvimento das crianças do berçário a conhecer novas palavras e desenvolver o sistema cognitivo a partir da participação nas atividades.

“Trabalhei com elas a dramatização das histórias, através de bonecos, materiais lúdicos. A gente trabalhou com histórias de escritores da nossa literatura, como Machado de Assis, e também eu criei as minhas próprias histórias a partir de temas trabalhados na creche. Então, a gente percebeu que as crianças melhoraram a oralidade, percepção de cores, formas e o vocabulário”, explicou Kiara Cavalcante. Ela ensina há quatro anos no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Renato Lucena Nóbrega, no Varadouro.

O outro projeto da rede municipal que concorreu ao Prêmio Professores do Brasil é o desenvolvido pela professora de artes Amanda Caline da Silva, na Escola Municipal Antonia do Socorro da Silva Machado, no Paratibe. O trabalho abordou a questão da identidade a partir dos tipos de cabelo e foi contemplado na categoria destaque.

Prêmios – A 10ª edição do prêmio e vai oferecer R$ 255 mil e tem seis categorias e três etapas de avaliação: a estadual, com 162 vencedores; a regional, com 30, e a nacional, com seis. Além disso, os professores vencedores vão ganhar viagens pelo Brasil e exterior e as escolas onde os projetos foram desenvolvidos serão contempladas com equipamentos de informática e materiais para aulas de atletismo.

Incentivos – A PMJP, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), oferece durante todo o ano formações continuadas para todos os educadores e demais profissionais da rede de educação do Município.

De acordo com o gerente de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Freire, são oferecidas formações gerais até atividades que trabalham temas diversos, voltados para a promoção de cultura de paz, preservação do patrimônio, robótica, xadrez, literatura de cordel e ainda o respeito à diversidade.

“Nós promovemos essas formações para todos os professores através de convênios com empresas e universidades e buscamos sempre diversificar os temas. Assim, os professores têm total liberdade para desenvolver os seus projetos e isso é o que dá o dinamismo maior a nossa rede”, frisou Gilberto Freire.

 

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo