Nos acompanhe

Paraíba

Gestão Luciano recebe nos EUA título pela qualidade do centro de línguas de JP

Publicado

em

Representando o prefeito Luciano Cartaxo, o diretor do Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessa (Celest), Jonathan Vieira, está na cidade de Princeton, nos Estados Unidos, onde recebeu nesta terça-feira (24) o reconhecimento pela qualidade do trabalho realizado na escola de línguas do município. O reconhecimento é da Educational Testing Service (Serviço de Testes Educacionais, ETS), instituição fundada em 1947, respeitada internacionalmente pelo trabalho especializado de avaliação da proficiência em línguas no mundo e responsável por realizar o Toefl.

O Celest é uma das mais bem sucedidas experiências de ensino de línguas estrangeiras já executadas em João Pessoa. Beneficia cerca de duas mil pessoas com cursos gratuitos de inglês, francês, espanhol, alemão e libras. Jonathan Vieira receberá em nome de Luciano Cartaxo o título das mãos da diretora mundial dos testes Toefl, Amy Callini, e também participou, a convite da direção da ETS, de uma série de reuniões com profissionais de pesquisa e desenvolvimento da instituição. O objetivo dos encontros de trabalho foi a troca de experiências úteis para o ensino de idiomas nas escolas da prefeitura.

A administração municipal vem mantendo uma série de parcerias com instituições estrangeiras com o objetivo de assegurar o desenvolvimento de João Pessoa. Com o consulado dos Estados Unidos, por exemplo, está concluindo a construção da primeira escola bilingue do município, que começa a funcionar em um padrão elevado de qualidade a partir do próximo ano. O Celest oferece 2,5 mil vagas prioritariamente para alunos das escolas públicas, agentes de turismo e servidores da prefeitura. Parte das vagas se destina ao público em geral. A própria ETS foi parceira do município ao conceder 50 bolsas para que alunos do Celest realizassem o Toefl, obtendo uma certificação internacional importante para seus currículos e carreiras profissionais.

Luciano Cartaxo avalia que o reconhecimento de uma instituição respeitada internacionalmente se deve ao modelo de gestão por resultados implantado no município e que coloca a educação como prioridade no trabalho da prefeitura. “O Celest é parte de uma política mais ampla de parcerias para garantir o aprendizado de idiomas, principalmente o inglês, na rede municipal de ensino. Capacitamos professores com apoio do consulado e montamos um modelo avançado de funcionamento da escola bilingue”, ressalta Luciano. “A verdadeira transformação na vida das pessoas acontece com educação de qualidade. Montamos a maior rede de creches da Paraíba, investimos em escolas de qualidade, em tempo integral, e estamos dando um salto ao expandir a oferta de cursos de línguas”, comemora.

Continue Lendo

Paraíba

Aliado de Cícero admite abandonar projeto para apoiar pastor Sérgio na disputa pela PMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Coronel Sobreira (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), admitiu, nesta quinta-feira (22/02), a possibilidade de abandonar o projeto de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), migrar para o Partido Novo e apoiar o pastor Sérgio Queiroz, caso ele resolva entrar na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal nas Eleições 2024.

Sobreira adiantou que deverá participar da consulta interna na Cidade Viva e dirá “sim” à iniciativa da pré-candidatura de Queiroz a prefeito da Capital paraibana.

O MDB, na CMJP, conta atualmente com uma bancada formada, ao todo, por três vereadores que fazem parte da base aliada de Cícero: Coronel Sobreira, Marcelo da Torre e Mikika Leitão. Sobreira, no entanto, aparentemente por identidade religiosa, se mostrou eufórico com a possibilidade de ter um evangélico à frente da Administração Pública Municipal pessoense.

Os comentários do vereador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: MDB segue ‘sem rumo’ na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, afirmou nesta quinta-feira (22/02) que o rumo da legenda com vistas às Eleições 2024 ainda não está definido.

Segundo Veneziano, não há uma data marcada, mas, uma reunião deve ser realizada até meados do próximo mês de março.

O senador assegurou, porém, que não há razão para precipitação.

Os comentários de Veneziano foram registrados no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

 

Obstáculo

O vereador Marcelo da Torre (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em entrevista recente, afirmou que tanto dele como os vereadores Mikika Leitão e Coronel Sobreira faziam coro junto à torcida dos que querem que o MDB permaneça ao lado da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP).

Leia também: Emedebista ameaça deixar partido caso Veneziano não formalize apoio à reeleição de Cícero

Marcelo chegou a afirmar que caso o apoio político ao prefeito de João Pessoa não seja confirmado por Veneziano, uma “debandada” poderia ser registrada na legenda em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador apresenta Projeto de Lei para multar usuários de drogas em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador bolsonarista, Tarcísio Jardim (PL), apresentou um Projeto de Lei (PL) que prevê aplicação de multa aos usuários de drogas em João Pessoa, Capital paraibana.

O PL nº 1631/2024, apresentado na terça-feira (20/02), e que “Institui sanções administrativas a serem aplicadas pelo Município às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas, e dá outras providências” é, porém, similar ao apresentado no dia 29 de janeiro de 2024, pelo deputado estadual bolsonarista Wallber Virgolino (PL), que “Dispõe sobre as sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no âmbito do Estado da Paraíba“.

As iniciativas, porém, são avaliadas por especialistas como inconstitucionais uma vez que a Lei de Drogas (11.343/2006) já trata a questão em âmbito federal, também em desfavor de “quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar“, como diz o “Art. 28.“, prevendo, inclusive, multa, não cabendo, portanto, aos municípios legislar sobre o tema.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Tarcísio Jardim em 20 de fevereiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Wallber Virgolino em 29 janeiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra da Lei Federal em vigor desde 23 de agosto de 2006.

O vereador argumenta que a iniciativa é uma “tendência que já vem ao redor do país“.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo