Nos acompanhe

Paraíba

Ausente na primeira, Wilson vota pelo arquivamento de segunda denúncia contra Temer

Publicado

em

Depois de mais de 12 horas de discussões no plenário da Câmara, o presidente Michel Temer (PMDB) conseguiu se livrar da segunda denúncia apresentada contra ele nesta quarta-feira (25). Mas houve perda de votos entre os governistas nesta noite. Na rejeição da primeira, por corrupção passiva, em 2 de agosto o peemedebista conseguiu 263 votos para barrar o prosseguimento das investigações até 31 de dezembro de 2018, último dia de seu mandato. Desta vez foram 251, 12 a menos.

Também houve troca de votos nesta segunda votação (veja tabela completa abaixo), contra e a favor da denúncia. Sete deputados passaram do “sim” ao “não”, ou seja, em desfavor de Temer: Abel Mesquita Jr (DEM-RR), Mauro Mariani (PMDB-SC), Delegado Éder Mauro (PSD-PA), Heuler Cruvinel (PSD-GO), João Campos (PRB-GO), Jaime Martins (PSD-MG) e Cícero Almeida (PMDB-AL) mudaram de orientação.

Apenas três deputados fizeram o movimento contrário, mudando o voto a favor de Temer. Carlos Gomes (RS), Ronaldo Martins (CE) e César Halum (TO), os três do PRB, votaram contra o peemedebista na primeira denúncia e agora passaram a apoiá-lo.

Foram 11 os deputados que haviam faltado antes à sessão plenária e, agora, resolveram votar a favor do relatório de Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), aprovado na Comissão de Constituição e Justiça em 18 de outubro para barrar as investigações. Foram eles: Giovani Cherini (PR-RS), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Reinhold Stephanes (PSD-PR), Rôney Nemer (PP-DF), Vicentinho Júnior (PR-TO), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Alexandre Serfiotis (PMDB-RJ), Dejorge Patrício (PRB-RJ), Ronaldo Carletto (PP-BA) e Wilson Filho (PTB-PB), segundo o Congresso em Foco.

Entre abstenções e mudanças “oficiais” de votos, somaram 14 os deputados que se ausentaram na votação da primeira denúncia, mas depois resolveram votar contra Temer, entre eles os três tucanos que haviam faltado à votação anterior. Shéridan (RR), Eduardo Barbosa (MG) e Pedro Vilela (AL) declararam votos contra o relatório do correligionário Bonifácio. Outros dois que fizeram o mesmo foram Luciano Ducci (PSB-PR) e Delegado Waldir (PR-GO).

Os deputados Alexandre Leite (DEM-SP) e Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) foram os dois que mantiveram suas abstenções nas duas denúncias. Presidente da CCJ, Pacheco que a função de comando na principal comissão da Câmara recomenda que ele se abstenha nesse tipo de delberação.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero veta emenda que modificaria altura máxima para construção de edifícios na orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), vetou parcialmente o projeto de lei aprovado na semana passada pela Câmara Municipal de vereadores que adequa ao Plano Diretor do município o zoneamento, uso e ocupação do solo na Capital. A emenda vetada pelo gestor diz respeito à altura máxima permitida na construção de empreendimentos – a Lei do Gabarito.

No texto aprovado pela Câmara, os parlamentares acrescentaram a permissão para construção de platibandas (muretas de proteção colocadas na parte superior dos prédios, geralmente por questão de segurança) com até 1 metro e 50 centímetros além do limite de 12,90 metros permitidos atualmente para os empreendimentos mais próximos.

A emenda possibilitaria, por exemplo, a regularização de um dos imóveis investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por descumprimento da legislação do Gabarito. O empreendimento teria ultrapassado em 1 metro e 32 centímetros o limite.

Leia mais: MPPB vai mover ação civil pública contra prédios irregulares na orla de João Pessoa

Leia mais: Fura tetos: Cícero diz que “fará cumprir a Constituição”, ao se manifestar sobre prédios na orla

Continue Lendo

Paraíba

PMJP quer parceria com equipe técnica do Ministério da Ciência para investimento em projetos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa recebeu nesta terça-feira (07/05) uma visita técnica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para iniciar a discussão de possíveis parcerias e investimentos para o desenvolvimento de projetos na Capital paraibana. A equipe, comandada pelo assessor especial do Ministério George Braga, foi recebida pelo vice-prefeito Leo Bezerra, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

“Primeiro agradecer a visita da equipe. Nós deixamos as portas abertas para novos projetos, novas ações e estamos elaborando novos projetos e temos certeza que essa parceria com o Governo Federal é muito importante, não só para João Pessoa como para a Paraíba. Os projetos vão ser encaminhados ao Ministério e em poucos dias nós já teremos novidades para o pessoense”, disse o vice-prefeito.

Leo Bezerra acredita que os primeiros projetos visam a melhoria da distribuição dos recursos do Governo Federal, que poderão ocorrer em parceria com o prefeito Cícero Lucena, o governador João Azevedo e o presidente Lula. “Nosso maior pensamento é ver o que podemos trazer de Brasília para nossa cidade. Já estou com várias ideias na cabeça. Vamos aguardar a chegada do prefeito para conversar com ele e colocarmos as ideias em prática e beneficiarmos nossa população”, destacou.

O assessor especial do ministério, George Braga considera que é fundamental que as prefeituras compreendam que esse é um novo momento do Ministério no Brasil e que a ministra Luciana Santos e o presidente Lula querem intensificar essas parcerias. “Há muitos caminhos. Hoje foi um dia muito rico onde pudemos agir em políticas públicas da Prefeitura e até em parcerias com empresas que o Ministério e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) podem ajudar nesse diálogo. Um mundo de ações e nós saímos muito animados dessa conversa”, ressaltou.

Na prática, essa parceria, na sua opinião, pode gerar frutos rapidamente. “Vai depender dos projetos que a Prefeitura possa apresentar e do que o Ministério tenha tempo de apreciar e concluir. Na nossa opinião é que será rápido, devemos materializar ações em conjunto do Ministério com a Prefeitura rapidamente”, pontuou George Braga.

George Braga acredita que um dos projetos no qual essa parceria pode se concretizar é o programa chamado ‘Residência em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação’, voltado para a formação de jovens para o mercado de trabalho de tecnologia. “Esse programa está sendo finalizado pelo Ministério e vai gerar 40 mil vagas no Brasil. É possível implantar uma quantidade dessas vagas em João Pessoa, imediatamente, para jovens que estejam concluindo o Ensino Médio ou que tenham concluído. Essa é uma ação que pode se concretizar em poucos meses”.

O coordenador da Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de João Pessoa, Bruno Crispim, ressaltou a importância da reunião. “O objetivo é o de mostrar as transformações, inovações e apresentações de projetos tecnológicos realizados e a se realizar em nossa cidade, através de nossa Unidade Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (UMTI) como também da Agência de Inovação Tecnológica do Município (Inovatec-JP) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, buscando possíveis ajudas e parcerias com o Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou.

Também participaram da reunião Ossy Ferreira, gerente regional da Finep; Danyele Raposo, secretária-executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa; e o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Aluísio Souto, representante da Inovatec.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Sargento Neto recorre a Cássio para resolver impasse de Romero em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Sargento Neto (PL), em mais uma tentativa de resolver o impasse referente ao posicionamento político do deputado federal Romero Rodrigues (PSC) nas eleições deste ano em Campina Grande, se reuniu nesta segunda-feira (06/05) com o ex-senador Cássio Cunha Lima.

Entre os temas discutidos, o parlamentar uniu esforços para a reconciliação do atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) com Romero para que o deputado apoie o projeto de reeleição na Rainha da Borborema.

O ex-prefeito de Campina Grande também é cotado para ser o pré-candidato nas eleições pelo grupo de oposição.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (07/05), Sargento Neto deu detalhes do encontro e espera um posicionamento de Romero para os próximos dias.

“Esse impasse entre Bruno e Romero também entrou na pauta pra tentar ver se há um consenso, mas aí está naquela mesma decisão, a gente espera que nesses próximos dias possa ser feito um anúncio e Romero possa se posicionar, é isso que todo mundo está cobrando, tanto a situação como a oposição porque vem retardando também as decisões de alguns grupos e isso é muito ruim, isso não é bom para Campina Grande. Essa é a visão que nós temos”, explicou.

Ouça:

Continue Lendo