Nos acompanhe

Paraíba

Cartaxo visita obra do Hospital da Visão que será referência pública em oftalmologia

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou, no final da manhã desta sexta-feira (27), as obras do Hospital da Visão, que será inaugurado no início do próximo ano em parceria entre o Lions Mangabeira, o Centro Universitário Unifacisa e a Prefeitura Municipal de João Pessoa. O hospital, que será referência no atendimento oftalmológico em toda a Paraíba, será o primeiro do Estado com atendimento público de urgência e emergência 24 horas. A instituição irá funcionar em Mangabeira, e irá se somar à UPA Especialidades, que está sendo construída nos Bancários, e também será inaugurada no início de 2018, ampliando o atendimento hospitalar da Zona Sul da cidade.

“Este é um momento especial, porque é uma luta que acompanho desde que era vereador e buscávamos como viabilizar este hospital. Ele está muito bem localizado na Zona Sul de João Pessoa, onde mora 44% da população da cidade e já temos a UPA de Valentina em pleno funcionamento, o Hospital Infantil, o Ortotrauma, entre outros, o que fará com que a população seja mais bem assistida pelos serviços de saúde. No começo do próximo ano estaremos entregando dois belos empreendimentos que ampliarão nossos: o Hospital da Visão e a UPA Especialidades dos Bancários”, afirmou Luciano Cartaxo.

O prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito, Manoel Junior, do médico, empresário e fundador da Unifacisa, Dalton Gadelha, do presidente do Distrito LAS da Lions Internacional, Raimundo Bandeira, e do vereador da Capital, Humberto Pontes. O Hospital da Visão irá funcionar com recursos do SUS e de filantropia, com capacidade de atender até cinco mil pacientes por mês. Nele, além dos atendimentos de urgência e emergência, será possível realizar transplantes de córnea e de células tronco.

O empresário Dalton Gadelha destacou a participação da Unifacisa no empreendimento e agradeceu a parceria com a PMJP para colocar o prédio em funcionamento. “Firmamos um convênio e assinamos um TAC com o Ministério Público no qual foi estipulado um prazo de 18 meses para a abertura do Hospital, mas faremos isso em apenas 12 meses. Temos que agradecer o apoio do prefeito Luciano Cartaxo e teremos o maior hospital de oftalmologia da Paraíba, que já nasce como referência. Essa ação é uma demonstração de afeição que queremos dar ao povo de João Pessoa”, declarou.

O presidente do Distrito LAS da Lions Internacional, Raimundo Bandeira, também agradeceu pela parceria com a PMJP e Unifacisa e destacou que este Hospital, além da realização de um sonho para o Lions, é o cumprimento do principal papel da instituição. “O Lions é uma associação que visa essencialmente a prestação de serviços aos mais necessitados. Por isso é muito gratificante estarmos nesta etapa, prestes a inaugurar o Hospital e começar a realizar os atendimentos àquelas pessoas que mais precisam”, disse.

O vice-prefeito Manoel Junior falou da importância do tratamento à visão que será oferecido. “Esta é uma área da medicina que tem geralmente deficiência de atendimento. Vimos com bons olhos desde o início e buscamos trabalhar para que esta parceria se firmasse, porque compreendemos a necessidade de oferecer mais este serviço ao povo de nossa cidade. Luciano Cartaxo é um prefeito muito sensível e trabalhou para que essa instituição pudesse ser aberta, referenciando os serviços e dando um conforto maior para nossa população”, declarou.

Continue Lendo

Paraíba

Aliado de Cícero admite abandonar projeto para apoiar pastor Sérgio na disputa pela PMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Coronel Sobreira (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), admitiu, nesta quinta-feira (22/02), a possibilidade de abandonar o projeto de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), migrar para o Partido Novo e apoiar o pastor Sérgio Queiroz, caso ele resolva entrar na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal nas Eleições 2024.

Sobreira adiantou que deverá participar da consulta interna na Cidade Viva e dirá “sim” à iniciativa da pré-candidatura de Queiroz a prefeito da Capital paraibana.

O MDB, na CMJP, conta atualmente com uma bancada formada, ao todo, por três vereadores que fazem parte da base aliada de Cícero: Coronel Sobreira, Marcelo da Torre e Mikika Leitão. Sobreira, no entanto, aparentemente por identidade religiosa, se mostrou eufórico com a possibilidade de ter um evangélico à frente da Administração Pública Municipal pessoense.

Os comentários do vereador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: MDB segue ‘sem rumo’ na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, afirmou nesta quinta-feira (22/02) que o rumo da legenda com vistas às Eleições 2024 ainda não está definido.

Segundo Veneziano, não há uma data marcada, mas, uma reunião deve ser realizada até meados do próximo mês de março.

O senador assegurou, porém, que não há razão para precipitação.

Os comentários de Veneziano foram registrados no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

 

Obstáculo

O vereador Marcelo da Torre (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em entrevista recente, afirmou que tanto dele como os vereadores Mikika Leitão e Coronel Sobreira faziam coro junto à torcida dos que querem que o MDB permaneça ao lado da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP).

Leia também: Emedebista ameaça deixar partido caso Veneziano não formalize apoio à reeleição de Cícero

Marcelo chegou a afirmar que caso o apoio político ao prefeito de João Pessoa não seja confirmado por Veneziano, uma “debandada” poderia ser registrada na legenda em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador apresenta Projeto de Lei para multar usuários de drogas em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador bolsonarista, Tarcísio Jardim (PL), apresentou um Projeto de Lei (PL) que prevê aplicação de multa aos usuários de drogas em João Pessoa, Capital paraibana.

O PL nº 1631/2024, apresentado na terça-feira (20/02), e que “Institui sanções administrativas a serem aplicadas pelo Município às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas, e dá outras providências” é, porém, similar ao apresentado no dia 29 de janeiro de 2024, pelo deputado estadual bolsonarista Wallber Virgolino (PL), que “Dispõe sobre as sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no âmbito do Estado da Paraíba“.

As iniciativas, porém, são avaliadas por especialistas como inconstitucionais uma vez que a Lei de Drogas (11.343/2006) já trata a questão em âmbito federal, também em desfavor de “quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar“, como diz o “Art. 28.“, prevendo, inclusive, multa, não cabendo, portanto, aos municípios legislar sobre o tema.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Tarcísio Jardim em 20 de fevereiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Wallber Virgolino em 29 janeiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra da Lei Federal em vigor desde 23 de agosto de 2006.

O vereador argumenta que a iniciativa é uma “tendência que já vem ao redor do país“.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo