Nos acompanhe

Paraíba

Plataforma Vamos! realiza debate na UFPB, nesta terça-feira

Publicado

em

A Frente Povo Sem Medo – Paraíba, em parceria com o Observatório de Políticas Culturais (Observacult/UFPB), tem o prazer de lhe convidar para a realização do debate “Democratização da Cultura e da Comunicação: desafios e perspectivas”, que será realizado no dia 31 de outubro (terça-feira), às 10h, na Praça da Alegria (CCHLA-UFPB).

A mesa-redonda contará com a participação do vereador do Recife, Ivan Moraes Filho, militante histórico do Direito Humano à Comunicação no estado de Pernambuco; a jornalista Janaine Aires, pesquisadora do tema Coronelismo Eletrônico (PEIC/UFRJ); o pesquisador André Antério, integrante do Observatório de Políticas Culturais (UFPB); e Natália Freire Moura, integrante do Observacult/UFPB e do Grupo de Estudos Culturais (GEC-UFPB).

Na ocasião, será lançado o livro “Sempre foi pela família: mídia e políticas no Brasil”, das pesquisadoras Janaine Aires e Suzy dos Santos, da UFRJ. Conheça o livro!

O debate abordará questões nacionais e locais para a luta pela democratização da comunicação e da cultura, avaliando os avanços conquistados e os desafios impostos pelo atual contexto político brasileiro pós-Golpe.

O debate é uma realização conectada à Plataforma Vamos, lançada nacionalmente pela Frente Povo Sem Medo, com objetivo de aglutinar propostas em níveis nacional e estadual para a construção de um programa político com ampla participação popular.

 

Veja o perfil dos/as debatedores/as:

Ivan Moraes Filho
Atualmente, é vereador do Recife pelo PSOL-PE. Com uma larga trajetória na luta pelo Direito Humano à Comunicação, Ivan Moraes foi um dos fundadores do Fórum Pernambucano de Comunicação e integrante do Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda.

Janaine Aires
A jornalista é fundadora do Observatório da Mídia Paraibana. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC/UFRJ), instituição na qual desenvolve seu doutorado pesquisando o tema Coronelismo Eletrônico. Em 2017 lançou o livro “Sempre foi pela família: mídias e políticas no Brasil”, em co-autoria com Suzy dos Santos.

André Antério
Produtor cultural, é também pesquisador vinculado ao Observatório de Políticas Culturais (UFPB) e graduando em Ciências Sociais. Recentemente, esteve a frente do primeiro mandato da Sociedade Civil na presidência do Conselho Municipal de Políticas Culturais de João Pessoa, experiência pioneira no estado da Paraíba.

Natália Freire Moura
Produtora cultural, publicitária, é também integrante do Observatório de Políticas Culturais (Observacult/UFPB) e do Grupo de Estudos Culturais
(GEC/UFPB). É membro da governança do APL de TICC e colaboradora da Escola Viva Olho do Tempo e da Revista Nordeste.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo