Nos acompanhe

Paraíba

Emoção marca homenagem ao centenário de Afonso Pereira na Assembleia Legislativa

Publicado

em

A homenagem feita ao centenário de nascimento do professor Afonso Pereira da Silva foi marcada por emoção durante sessão especial, nesta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa da Paraíba. A propositura foi da deputada Camila Toscano (PSDB). Convidados chegaram a chorar na tribuna relembrando o legado deixado pelo professor.

Para a filha de Afonso Pereira, a atual reitora do Unipê, Ana Flávia da Fonseca, a homenagem mostra a importância do legado do homem que lutou pela educação como forma de conquistar a liberdade. Ela agradeceu a homenagem e disse que a história do seu pai mostra que uma pessoa pode fazer a diferença no país.

“É só acreditar no que é importante e que o país pode ser ajudado, apesar de que o preço é um pouco alto em termos pessoais. E papai foi uma dessas pessoas que acreditou no Brasil e fez o pouco que pode, sem apoio de políticos ou de governos, mas ele achava que tinha que fazer. Isso é importante. As pessoas acreditarem de que é possível. Por isso, fico feliz com essa homenagem”, disse a reitora.

A deputada Camila Toscano destacou algumas das qualidades do professor Afonso Pereira, principalmente na área da educação. “Essa é uma história que deve permanecer viva entre os paraibanos e os brasileiros. Afonso Pereira foi um grande homem que disseminou a educação por todo o Estado, com a criação de diversas escolas e até de uma universidade”, disse, lembrando que o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, quando deputado estadual prestou uma homenagem a Afonso Pereira em vida com a medalha Epitácio Pessoa.

Zenóbio Toscano lembrou que estudou em uma das escolas fundadas por Afonso Pereira. “Ele marcou a sua passagem entre nós pela dedicação a educação em todos os seguimentos, desde o primário até o nível superior. Camila teve a felicidade de prestar essa homenagem a esse homem de grande importância para no nosso Estado”, afirmou.

Durante discurso, o empresário Roberto Cavalcanti lembrou da dedicação de Afonso Pereira também na comunicação. Segundo o ex-senador, o professor já via na comunicação uma forma de fortalecer a educação na Paraíba. “Afonso tinha uma visão especial. Ele conseguia enxergar a importância de um Sistema de Comunicação para formação da educação. Como visionário da educação e empreendedor, ele conseguiu materializar grandes obras na Paraíba. Hoje nós damos continuidade ao trabalho de Afonso no Correio da Paraíba”, destacou.

Presenças – Também estiveram presentes à homenagem, o deputado Nabor Wanderley (PSDB); o desembargador Marcos Cavalcanti; a vice reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bernardina Freire; a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Diana Picolli; e o historiador e integrante da Academia Paraibana de Letras, Willis Leal.

Homenageado – Afonso Pereira da Silva nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Além de docente, foi magistrado e seminarista, e ocupou cargos públicos e privados, federais e estaduais. Foi professor universitário e um dos fundadores do curso de Direito da UFPB e do Unipê. Com uma vida dedicada à Educação, ele também é responsável pela fundação de diversas escolas de nível fundamental e médio na Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo