Nos acompanhe

Paraíba

Emoção marca homenagem ao centenário de Afonso Pereira na Assembleia Legislativa

Publicado

em

A homenagem feita ao centenário de nascimento do professor Afonso Pereira da Silva foi marcada por emoção durante sessão especial, nesta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa da Paraíba. A propositura foi da deputada Camila Toscano (PSDB). Convidados chegaram a chorar na tribuna relembrando o legado deixado pelo professor.

Para a filha de Afonso Pereira, a atual reitora do Unipê, Ana Flávia da Fonseca, a homenagem mostra a importância do legado do homem que lutou pela educação como forma de conquistar a liberdade. Ela agradeceu a homenagem e disse que a história do seu pai mostra que uma pessoa pode fazer a diferença no país.

“É só acreditar no que é importante e que o país pode ser ajudado, apesar de que o preço é um pouco alto em termos pessoais. E papai foi uma dessas pessoas que acreditou no Brasil e fez o pouco que pode, sem apoio de políticos ou de governos, mas ele achava que tinha que fazer. Isso é importante. As pessoas acreditarem de que é possível. Por isso, fico feliz com essa homenagem”, disse a reitora.

A deputada Camila Toscano destacou algumas das qualidades do professor Afonso Pereira, principalmente na área da educação. “Essa é uma história que deve permanecer viva entre os paraibanos e os brasileiros. Afonso Pereira foi um grande homem que disseminou a educação por todo o Estado, com a criação de diversas escolas e até de uma universidade”, disse, lembrando que o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, quando deputado estadual prestou uma homenagem a Afonso Pereira em vida com a medalha Epitácio Pessoa.

Zenóbio Toscano lembrou que estudou em uma das escolas fundadas por Afonso Pereira. “Ele marcou a sua passagem entre nós pela dedicação a educação em todos os seguimentos, desde o primário até o nível superior. Camila teve a felicidade de prestar essa homenagem a esse homem de grande importância para no nosso Estado”, afirmou.

Durante discurso, o empresário Roberto Cavalcanti lembrou da dedicação de Afonso Pereira também na comunicação. Segundo o ex-senador, o professor já via na comunicação uma forma de fortalecer a educação na Paraíba. “Afonso tinha uma visão especial. Ele conseguia enxergar a importância de um Sistema de Comunicação para formação da educação. Como visionário da educação e empreendedor, ele conseguiu materializar grandes obras na Paraíba. Hoje nós damos continuidade ao trabalho de Afonso no Correio da Paraíba”, destacou.

Presenças – Também estiveram presentes à homenagem, o deputado Nabor Wanderley (PSDB); o desembargador Marcos Cavalcanti; a vice reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bernardina Freire; a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Diana Picolli; e o historiador e integrante da Academia Paraibana de Letras, Willis Leal.

Homenageado – Afonso Pereira da Silva nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Além de docente, foi magistrado e seminarista, e ocupou cargos públicos e privados, federais e estaduais. Foi professor universitário e um dos fundadores do curso de Direito da UFPB e do Unipê. Com uma vida dedicada à Educação, ele também é responsável pela fundação de diversas escolas de nível fundamental e médio na Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento do deputado Eduardo Brito é atendido e Mamanguape contará com Vila Olímpica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante anúncio feito nesta segunda-feira (13/01) em João Pessoa pelo governador João Azevêdo (PSB) do programa ‘Paraíba-2025-2026’, que injetará quase R$ 12 bilhões de reais em ações e obras ao Estado, um requerimento antigo da população de Mamanguape foi atendido.

Apresentado pelo deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em março de 2023, o pedido para construção de um Centro Esportivo (Vila Olímpica) na cidade foi incluso como parte das obras atendidas pelo programa do governo estadual.

O equipamento deverá ser construído no antigo Centro Educacional de Menores e Jovens Infratores de Pindobal, conforme consta no requerimento 1325/2023 apresentado pelo parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac comemora investimento inédito na socioeducação paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, comemorou publicação nas redes sociais o anúncio da construção de mais dois centros socioeducativos de internação em Patos e Campina Grande.

Os projetos, orçados em 28,5 milhões de reais, vêm a somar com outros já em andamento e concluídos que somam aproximadamente 50 milhões de reais no sistema socioeducativo paraibano, investimento esse nunca feito antes na história.

”Nos últimos anos, o sistema socioeducativo da Paraíba vem se tornando referência diante das transformações que vem passando graças a sensibilidade do governador João Azevedo”, afirmou Flávio.

Durante a solenidade, o governador João Azevedo ressaltou a importância de ”dar chance a esses adolescentes e jovens que cometeram um erro, mas merecem ter uma nova chance na vida. É essa consciência que devemos ter com nossa juventude que por alguma razão desviou do bom caminho”.

Desde a assunção do cargo pelo atual presidente, a Paraíba tem se destacado por inovações diversas, como cursos profissionalizantes para famílias dos socioeducandos, estruturação das unidades de acordo com o Sinase, criação de Grupo de Ações Rápidas – GAR, monitoramento das refeições servidas por nutricionistas, aumento do vale alimentação dos servidores, implantação da ajuda de custo operacional, dentre outros muitos investimentos.

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Câmara será no dia 1º de fevereiro; paraibano é favorito à Presidência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da Mesa Diretora foi marcada para o dia 1º de fevereiro. O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno. O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

O cronograma para formalização dos blocos parlamentares, para a escolha dos cargos da Mesa e o registro das candidaturas será divulgado nesta semana.

Blocos

Os blocos parlamentares, cujo objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa, são formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.

Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos para composição dos cargos pelos partidos.

Candidatos

Os deputados Hugo Motta (Republicanos) e Pastor Henrique Vieira (Psol) são, até agora, os dois deputados que se declararam oficialmente como candidatos à presidência da Câmara. Motta conta com o apoio de 17 bancadas e é favorito para assumir a Casa.

Hugo Motta é paraibano, médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.

Apoios

Além do Republicanos, seu partido, o parlamentar é apoiado pelas seguintes legendas para a eleição de 1º de fevereiro:

  • PL
  • PT
  • MDB
  • PP
  • Podemos
  • PCdoB
  • PV
  • PDT
  • PSB
  • PSDB
  • Cidadania
  • Rede
  • PRD
  • Solidariedade
  • PSD
  • União Brasil

Juntos, os partidos somam 488 deputados, mas o voto é secreto e o apoio da bancada não garante a fidelidade de todos os seus integrantes.

Continue Lendo