Nos acompanhe

Crimes polêmicos: Ricardo ameaça Manoel Júnior, que responde e desafia o governador

Na semana de finados, uma série de provações envolvendo crimes polêmicos na Paraíba tomou conta do cenário político paraibano. Após o governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmar que Manoel Júnior (PMDB) a qualquer momento poderia ser delatado nas investigações da operação Lava Jato, o vice-prefeito de João Pessoa respondeu, afirmando que o governador teria envolvimento no Continuar Lendo

Publicado

em

Na semana de finados, uma série de provações envolvendo crimes polêmicos na Paraíba tomou conta do cenário político paraibano. Após o governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmar que Manoel Júnior (PMDB) a qualquer momento poderia ser delatado nas investigações da operação Lava Jato, o vice-prefeito de João Pessoa respondeu, afirmando que o governador teria envolvimento no crime de Bruno Ernesto, então servidor da prefeitura de João Pessoa, assassinado a tiros com motivação ainda duvidosa.

Assista ao vídeo:

Polêmica: Manoel Júnior diz que Ricardo está ligado ao crime de Bruno Ernesto

Na noite da terça-feira (1), Ricardo Coutinho (PSB) rebateu as declarações de Manoel Júnior e ameaçou: “Se ele fizer outro comentário desse, eu vou dizer publicamente por que que ele rompeu comigo na Prefeitura de João Pessoa. Vou dizer qual foi a proposta que ele me trouxe e saiu com raiva com a resposta que eu dei. Até porque, no time dele, eu não jogo. Eu sempre disse para um outro candidato, e digo para ele também, que eu não rastejo no esgoto de ninguém, e muito menos no esgoto que ele anda”, disparou.

Na manhã desta quarta-feira (1), Manoel Júnior respondeu Ricardo: “Teria o enorme prazer de desvendar integralmente o crime que o assassinou e em contra partida desafio o governador a abrir o sigilo do crime que envolve o jovem Bruno Ernesto”, disse o vice-prefeito.

Manoel Júnior aproveitou para prestar solidariedade à vice-governadora Lígia Feliciano e ao deputado federal Damião Feliciano, que ontem foram surpreendidos com a intimação do filho, Renato Feliciano, para prestar depoimento também nas investigações de um crime, do radialista Ivanildo Viana, em Santa Rita.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado articula tratativas para convocação de candidatos reclassificados no concurso da PMPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Tarcísio Jardim (PP), se reuniu nesta quarta-feira (17/04) com o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro (PP), para articular tratativas à reconvocação de 270 homens que foram desclassificados no concurso público da Polícia Militar da Paraíba após reclassificação nos candidatos.

O certame, cujas provas objetivas foram realizadas em outubro do ano passado, ofereceu 900 vagas para a Polícia Militar, sendo 810 para homens e 90 para mulheres. Porém, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lista de aprovados deveria ser modificada devido a vício de constitucionalidade, um dispositivo de uma lei estadual que limita o efetivo policial militar feminino até 5%.

A medida toma por base entendimento do STF de ofertar igualdade de direitos para homens e mulheres em todas as vagas nos certames. Dessa forma, 333 mulheres ingressaram no concurso de acordo com a nota obtida e 270 homens foram desclassificados.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio relatou que o governador João Azevêdo (PSB) demonstrou esforços para que os candidatos sejam convocados .

“O vice-governador teve uma pauta com João Azevêdo e disse realmente que existe o direcionamento para que vocês sejam convocados. Existe sim. O governador quer convocá-los, está consciente e favorável a isso. Eu senti realmente uma positividade. Lucas vai deliberar também mais uma vez sobre o tema com João e eu acho que a situação vai dar certo. Estou fazendo o que posso. Vi que existe realmente esse direcionamento para convocar”, detalhou.

Continue Lendo

Paraíba

Doutor Jarques participa de assembleia do Colegiado Microrregional de Água e Esgoto da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques Lúcio (PSB), participou nesta semana da Assembleia Microrregional promovida pelo Colegiado Microrregional de Água e Esgoto da Paraíba. Em edital, foram convocados a comparecerem gestores das regiões Litoral, Borborema, Espinharas e Médio Piranhas.

O evento, que ocorreu no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB), teve em pauta a autorização da prestação direta regionalizada, a possibilidade de inclusão de municípios não operados na prestação direta regionalizada, a eleição dos membros do Comitê Técnico, dos membros do Conselho Participativo e os Planos Regionais.

Presidente do consórcio de Desenvolvimento do Médio Piranhas (CODEMP), Doutor Jarques celebrou a iniciativa para esforços no desenvolvimento do saneamento básico regional.

“O encontro foi um sucesso, proporcionando um debate produtivo sobre melhorias que serão implementadas na região do Médio Piranhas para beneficiar a população”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Indicador de Desenvolvimento Municipal é apresentado aos conselheiros e diretores do TCE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na tarde desta quarta-feira (17/04), o Tribunal de Contas da Paraíba recebeu o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvécio, que veio apresentar o Projeto de Indicador de Desenvolvimento Municipal.

O Indicador de Desenvolvimento Municipal é uma iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com os Tribunais de Contas e os Sebrae’s dos Estados para medir o desenvolvimento dos municípios. A metodologia tem forte influência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A ideia é acompanhar avanços da gestão municipal nas seguintes dimensões: sanitária, ambiental, cultural, econômico, democrático, social, energético e institucional.

A apresentação da metodologia aconteceu no Gabinete da Presidência do TCE-PB e contou com a presença do seu presidente, conselheiro Nominando Diniz, dos conselheiros Fernando Catão, Arnóbio Viana, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Toscano Franca Filho, dos diretores Severino Claudino, Ed Wilson Santana , do diretor de auditoria e fiscalização, Eduardo Ferreira Albuquerque e do auditor de controle externo, André Agra, além do representante do Sebrae/PB, o diretor técnico, Lucélio Cartaxo, que estava acompanhado do assessor Sérgio Barbosa.

A apresentação foi conduzida por Sebastião Helvécio – Consultor Sebrae Nacional, que contextualizou a aplicação da metodologia nos cenários de desenvolvimento. O trabalho será  realizado com base em diagnósticos, planejamento, estudos preliminares, quesitos e consultas relacionadas ao tema.

O objetivo do indicador é fomentar o desenvolvimento municipal de forma sistêmica, observando o potencial de cada cidade. Helvécio informou que “o indicador propõe uma visão de desenvolvimento em uma perspectiva abrangente e holística”. Ele explicou todas as etapas de construção do indicador e ressaltou as premissas, como alinhamento internacional, aderência à realidade e metodologia robusta.

O conselheiro reforçou que o novo indicador propõe metodologia e pontos analisados diferentes do IEGM, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal. “Os dois indicadores se completam, e poderão espelhar a real situação do município. A análise ano a ano permitirá pontuar a evolução do desenvolvimento de cada cidade”, destacou.

O indicador tem a intenção de  repercutir a preocupação dos Tribunais de Contas do Brasil com a questão do desenvolvimento nacional.  A Constituição, no artigo terceiro, está previsto que um dos objetivos da República Federativa do Brasil é a promoção do desenvolvimento nacional e agora identificado como sendo sustentável e inclusivo. “E, dentro de uma parceria com o Sebrae Nacional, estamos propondo um indicador coerente com a Agenda 2030 e com o nosso trabalho de controle”, argumentou.

Ao final, o conselheiro deixou um questionário que deverá ser estudado pelos auditores e estes devem apresentar sugestões por meio de um formulário específico, que deve ser preenchido até o dia 30 de junho. Por determinação do presidente Nominando Diniz,  no TCE da Paraíba a aplicação da pesquisa será coordenada pelo diretor de auditoria e fiscalização, Eduardo Ferreira Albuquerque.

Com a aprovação, a ideia é que o indicador se torne uma ferramenta a ser aplicada pelos tribunais de contas do país, propondo uma visão moderna do controle externo como elemento essencial para a democracia. A expectativa é que até julho seja possível reunir as sugestões para aperfeiçoar o indicador.

Confira imagens:

Continue Lendo