Nos acompanhe

Paraíba

Para Anísio Maia, a violência obstétrica é fruto de uma saúde mercantilizada

Publicado

em

Autor da Lei Estadual 10.648/2016 que dispõe sobre a presença de doulas durante o pré-natal, trabalho de parto e pós-parto nas maternidades públicas e privadas da Paraíba, o deputado Anísio Maia (PT) participou nesta quarta-feira (1º) da Audiência Pública para debater a violência obstétrica na Paraíba, realizada na Assembleia Legistaliva. “Nós, homens, temos que nos aliar à luta das mulheres contra a violência obstétrica. É inaceitável que o parto, um momento tão marcante na vida de uma mulher, se transforme em uma experiência traumática, solitária ou degradante”, declara.

Estudos da Fundação Fiocruz e da Fundação Perseu Abramo convergem ao apontar que uma em cada quatro mulheres parturientes se sentiu desrespeitada, negligenciada e até mesmo abusada e vítima de maus tratos durante o parto. O parlamentar enfatiza já ter ouvido depoimentos chocantes. “A mulher não pode ser um mero detalhe em sua própria gravidez, sem nenhuma autonomia sobre seu próprio corpo e submetida ao que for mais conveniente ao profissional de saúde. Alguns profissionais, inclusive, optam por cesarianas sem indicações clínicas apenas para ‘limpar o plantão’ e irem para casa mais cedo”, ressalta.

A violência obstétrica é definida internacionalmente como qualquer intervenção ou ato direcionado à mulher grávida, paturiente ou puérpera (no pós-parto) ou direcionado ao seu bebê, praticado sem o seu consentimento explícito ou em desrespeito à sua autonomia, sentimentos, integridade física, preferências e opções. Para o parlamentar, “entre os efeitos danosos de um parto traumático estão a depressão pós-parto, sequelas físicas da episiotomia, impactos na amamentação e até mesmo na vivência da sexualidade da mulher.”

Anísio Maia defende a necessidade de uma prevenção quartenária, aquela que previne os atos iatrogênicos, que são os erros provocados pelo excesso de intervenção médica, uso abusivo de medicamentos e cirurgias desnecessárias: “O Brasil é recordista mundial de cesáreas. Enquanto a Organização Mundial de Saúde estipula este procedimento para 15% dos partos, passamos de 55%. As cesarianas sem indicação clínica aumentam o risco de doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. Devemos também analisar a questão pelo prisma da saúde pública”.

O deputado afirma ainda que “a saúde não é um produto a ser vendido, é um direito e, para uma saúde humanizada precisamos de uma medicina humanizada”. “No entanto, este assunto não pode fomentar uma disputa entre categorias profissionais, todas elas fundamentais. O foco de ser um atendimento qualificado à mulher e sua autonomia sob seu próprio corpo”, finaliza Anísio Maia.

Continue Lendo

Paraíba

Hospital Geral de Mamanguape receberá novo tomógrafo que irá atender toda região do Vale

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), realizou nesta sexta-feira (26/04) uma visita à Secretaria de Saúde do Estado para deliberar sobre pleitos da pasta.

Na oportunidade, foi confirmado pelo secretário Jhony Bezerra o atendimento do pleito 3936, apresentado por Eduardo, que solicita a aquisição de um novo tomógrafo para o Hospital Geral de Mamanguape.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar agradeceu ao governador João Azevêdo (PSB) pela ação, destacando os benefícios e melhorias que o instrumento proporcionará a região do Vale do Mamanguape.

“Isso significa que a população terá acesso a um diagnóstico mais rápido e preciso, garantindo um atendimento de saúde de qualidade. Simbora que nós seguimos firmes trabalhando e cuidando da saúde da nossa gente”, celebrou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Agenda: em Brasília, Gervásio recebe lideranças políticas de Mataraca e delibera ações ao município

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), recebeu no gabinete em Brasília nesta sexta-feira (26/04), parlamentares de Mataraca, cidade localizada no Litoral Norte do Estado.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Bessa, e os vereadores Fernando Moura e Josivan Vidal.

Na pauta, foi discutida conjuntura política para as eleições deste ano, ações para o município e um balanço dos investimentos realizados junto à Prefeitura.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Criminalista Luiz Pereira desponta entre categoria para ocupar cadeira de desembargador no TJPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O anteprojeto de Lei Complementar, proposto pela Presidência do TJPB e que trata sobre a reestruturação do 2º Grau e cria sete novos cargos de desembargador, já conta com, pelo menos, 12 (doze) candidatos.

De acordo com analistas do setor judiciário, dentre todos os concorrentes, o advogado Luiz Pereira, militante que representa a categoria dos criminalistas, é apontado com um dos mais fortes postulantes a uma das vagas.

Luiz Pereira, utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto e, em uma fala dirigida a todos os advogados dedicados ao ofício, confirmou que está candidato a uma das vagas do Quinto Constitucional.

Além de Luiz, outros nomes apontados como fortes são os de Fábio Andrade, procurador-Geral do Estado, e o da advogada Ana Carla, filha da saudosa procuradora Fátima Lopes.

Leia também: Vice-presidente do TJ entrega ao presidente da AL anteprojeto que cria novas vagas de desembargador

Leia também: TJPB aprova por unanimidade criação de mais sete vagas para desembargadores

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Luiz Pereira (@luizpereiraadv)

Continue Lendo