Nos acompanhe

Paraíba

Maternidade Frei Damião oferece atendimento a mulheres vítimas de violência sexual

Publicado

em

Com o objetivo de ofertar acolhimento humanizado e prestar assistência qualificada, a Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual, oferece assistência as mulheres vítimas de violência sexual.

O acompanhamento é realizado por meio do Programa de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (PAMVVS), seguindo os requisitos do protocolo do Ministério da Saúde.

O programa atende vítimas a partir dos 12 anos de idade, que são acompanhadas durante um ano pela equipe do serviço, além de oferecer exames laboratoriais, ultra-sonografias, contraceptivos de emergência, medicamentos para prevenir a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV.

O serviço também oferece a prevenção e a interrupção da gravidez indesejada, quando solicitada pela vítima ou pelo seu representante legal, porém avaliada e analisada pela equipe multiprofissional que acompanha o caso, respeitando o artigo 128 do Código Penal Brasileiro, que permite o aborto quando há risco de morte para a mãe ou nos casos em que a mulher é vítima de estupro.

De acordo com a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Ana Márcia Fernandes, a preocupação é prestar o melhor atendimento possível às mulheres que procuram o serviço em um momento de tanta fragilidade, prestando um atendimento integral e humanizado.

“Observamos, no entanto, que o número de atendimentos no nosso Centro de Referência não condiz com o elevado número de vítimas que constam nos diversos bancos de registro e, por isso, esclarecemos a população em geral que, para ter acesso ao atendimento, as mulheres não precisam comparecer previamente à delegacia ou apresentar boletim de ocorrência, basta vir a Maternidade Frei Damião onde serão atendidas prontamente”, destacou Ana Márcia.

Para a assistente social e responsável pelo serviço, Lúcia Lira, “o programa é uma ação indispensável para o enfrentamento a violência contra as mulheres e que, além disso, são necessárias ações conjuntas, executadas de forma articuladas e integrais, no sentido de garantir a intersetorialidade das políticas públicas indispensável no enfrentamento a violência contra as mulheres”, defendeu.

Números – Só em 2016, foram atendidos, no ambulatório da Maternidade Frei Damião, 19 casos de violência sexual em mulheres. Já em 2017, até agora, foram registrados seis. O atendimento funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive nos feriados, sábados e domingos.

A enfermeira e coordenadora do ambulatório da Maternidade Frei Damião, Danielle de Araújo Martins alertou sobre a importância da mulher em procurar o serviço até 72h do abuso, já que nesse período as medicações reduzem os riscos de ISTs e de uma gravidez indesejada.

O serviço é composto por uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeira, assistentes sociais e psicóloga que oferecem uma escuta qualificada, apoio e suporte emocional, orientação, além de observar as necessidades imediatas e resguardar o sigilo total. O programa atua em conjunto com diversos órgãos do governo estadual, assim como dos governos municipais, federais e organizações sociais, respeitando a intersetorialidade e a complexidade da violência.

Continue Lendo

Paraíba

CMJP poderá instalar CPI para apurar responsabilidades de empresas que poluem orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) poderá ser palco de uma ação de investigação para apurar responsabilidades acerca do lançamento de resíduos de esgotos na Orla da Capital paraibana.

A iniciativa é do vereador Mikika Leitão (Republicanos) que apresentará, já na próxima Sessão da Casa Legislativa, um Requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar sobre o assunto.

A discussão sobre o problema voltou à tona nesta sexta-feira (10/05) após a operação conjunta ‘Água Limpa’ realizada entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Cagepa.

Leia também: Bar do Cuscuz é flagrado em operação da Sudema despejando esgoto na orla da Capital

Na ocasião, foram flagradas ligações clandestinas originadas do Bar do Cuscuz e de outros estabelecimentos comerciais despejando esgoto no mar da praia do Cabo Branco, um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Impasse: presidente do PT vê prejuízo à sigla com indecisão e desistências de pré-candidatos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT em João Pessoa, Marcos Túlio, revelou nesta sexta-feira (10/05) que já tem pré-candidato na cidade desistindo da disputa por conta da indefinição do partido a respeito do pleito.

Para o dirigente, o impasse sobre o posicionamento da sigla na chapa majoritária das eleições causa prejuízo ao partido devido ao tempo que sobra para se trabalhar em determinado projeto.

“Tem pré-candidatura já desistindo. A cada semana que essa questão se adia sem previsão de resolução, isso vai causando prejuízo não só na chapa proporcional. Independente da decisão que for tomada, se for candidatura própria, causa prejuízo porque a gente já poderia estar trabalhando nisso há 60 dias e se for aliança a mesma forma, porque à medida que você cria possibilidade de anunciar uma aliança e essa se consolida às vésperas das convenções… de que forma isso vai ser benéfico ao partido?! Fica cada vez mais difícil de se construir algo concreto que venha fortalecer a partir dessa decisão que se adia cada vez mais”, declarou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

Marcos também falou sobre as reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral da sigla realizadas esta semana. Segundo ele, João Pessoa não foi tema de discussão das oitivas e que a decisão poderá ser tomada no fim do mês com encontro do diretório nacional.

“Eu não sei porque estão colocando essas informações de forma tão assoldada, porque não está na pauta. João Pessoa não está na pauta. O que está tendo são reuniões do GTE nacional para tratar de 200 cidades, não tem uma reunião específica marcada para tratar de João Pessoa. A informação que eu tenho é que no final do mês vai ter uma reunião do diretório nacional, aí sim, a reunião vai entrar na pauta João Pessoa, Curitiba, Rio e Recife, que foram as quatro capitais que a direção nacional chamou para si de forma muito objetiva”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Sigo Romero na decisão que ele tomar”, diz Tovar após vazamento de áudio polêmico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual campinense Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (10/05) que seguirá o deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD/Podemos), tome ele a decisão que tomar em se tratando ao destino político que trilhará em relação às Eleições 2024.

Sigo Romero na decisão que ele tomar“, enfatizou Tovar.

A declaração do parlamentar veio após vazamento de um áudio através do qual Tovar teria, supostamente, revelado que a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB), em 2022, teria sido “fabricada” e que Romero teria prejudicado o grupo de oposição.

O áudio de Tovar teria sido gravado ainda durante o período de campanha eleitoral para Governo do Estado, em 2022 e, segundo ele, estaria editada e fora de contexto.

Confira o áudio:

Tovar Correia Lima, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos (EUA), disse que o áudio estaria cortado e alterado de modo a dar “uma conotação diferenciada do que está acontecendo“.

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (10/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo