Nos acompanhe

Negócios

Otimismo do empresário brasileiro em queda, aponta pesquisa da Grant Thornton

Publicado

em

Os empresários brasileiros estão mais pessimistas em relação aos negócios para os próximos 12 meses, como aponta o estudo International Business Report (IBR), realizado pela auditoria e consultoria Grant Thornton. O índice do Brasil no 3º trimestre de 2017 foi de 26%, queda de 6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. O levantamento avalia a expectativa de 2.500 líderes de mercado em 35 economias.

“No trimestre anterior os empresários superestimaram a retomada da economia com a expectativa de aumento do otimismo ainda em 2017, principalmente com a estabilidade da inflação e leve redução do desemprego. Essa expectativa não se concretizou devido à instabilidade política gerada pelo travamento de reformas como a previdenciária e o não controle de gastos públicos por conta do Governo Federal, reduzindo a perspectiva de redução da dívida pública elevando para 2018, em R$ 44,5 bi o total de gastos da máquina pública”, destaca Daniel Maranhão, sócio líder da área de auditoria da Grant Thornton.

Apesar de ter melhorado 16 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, o Brasil ainda está bem abaixo da média global, que foi de 49%. O país vem apresentando redução no otimismo nos últimos quatro levantamentos – no 4º trimestre de 2016, o índice foi de 59%; caindo para 50% (1º trimestre de 2017) e 32% (2º trimestre), até chegar aos 26% da pesquisa atual.

“Para 2018 podemos ter uma melhora, principalmente se confirmar a expectativa de economistas de uma inflação para 4,06 % e aumento do PIB para até 2,50%, com melhora no mercado de trabalho e retomada do consumo das famílias. Além disso, o cenário político com as eleições presidenciais se tornará um fator determinante para a retomada do otimismo pelos empresários”, destaca Maranhão.

Outros indicadores

A pesquisa apresentou quedas consideráveis em diversos indicadores como Pesquisa & Desenvolvimento (29%), redução de 18 pontos percentuais; Rentabilidade (52%) e Empregabilidade (32%), que caíram 16 pontos percentuais; Crescimento Salarial (74%), redução de 14 pontos percentuais e Receita (63%), 9 pontos percentuais a menos. O Brasil aparece em 21º lugar entre todos os países pesquisados em relação a investimentos em tecnologia, com 38%.

Confira a evolução dos demais indicadores no Brasil:

Ranking global

No ranking global, o Brasil perdeu 8 posições, saindo da 17ª para 25ª colocação, se posicionando à frente da Rússia (26º), Reino Unido (27º) e Japão (35º). Os países mais otimistas são Indonésia (100%), Finlândia (92%) e Holanda (88%). Os piores indicadores são do Japão (-14%), África do Sul (-6%) e Grécia (-4%).

Quem mais cresceu em relação ao trimestre anterior foi a Estônia, com 36 pontos percentuais, já a Espanha foi a que mais caiu (25 pontos percentuais). Quando comparado com o ano anterior o maior avanço foi detectado no Canadá 29 pontos percentuais e a Irlanda teve a pior queda -16 pontos percentuais.

Cenário Mundial

Globalmente o otimismo registrou (49%), queda de 2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e crescimento de 14 pontos percentuais quando comparado com o mesmo período do ano passado. Das grandes potencias, a China apresentou 52%, crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

Os Estados Unidos, com 70%, e a União Europeia, com 47%, tiveram queda de 11 pontos percentuais e 3 pontos percentuais, respectivamente. Um dado preocupante na Europa foi a queda de países com economia forte como Espanha (-25 pontos percentuais); Reino Unido (-13 pp); Alemanha (-8 pp) e França (-2 pp).
Sobre o IBR

O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 22 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 10 mil empresas de 36 economias. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Sobre a Grant Thornton Brasil

A Grant Thornton é uma das principais firmas de auditoria, tributos, consultoria, transações e outsourcing no Brasil. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.

Continue Lendo

Negócios

ISO Colégio e Cursos traz equipe finlandesa a Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Especialistas em educação da Finlândia estão pela primeira vez na cidade onde realizam treinamentos com equipe do colégio

A Finlândia, referência mundial em educação, lidera há décadas diversos rankings internacionais que avaliam a qualidade de ensino em vários países. E, pela primeira vez, uma equipe de especialistas finlandeses desembarca em Campina Grande para um treinamento de professores e equipe pedagógica do ISO Colégio e Cursos.

Entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro, a equipe do Ensino Fundamental Anos Iniciais de Campina participa de um treinamento presencial com os especialistas. O ISO Colégio e Cursos é a única instituição de educação escolar do país a oferecer a Innopeda®, renomada estratégia de ensino finlandesa desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, na Finlândia.

Durante o treinamento, os profissionais irão se aprofundar em aspectos essenciais da educação finlandesa, conhecer práticas pedagógicas inovadoras e aprender como aplicá-las efetivamente na sala de aula. Além disso, também aprenderão sobre a renovação do papel do professor e práticas de avaliação orientada para o desenvolvimento dos alunos.

O treinamento da equipe acontece durante um semestre e é realizado em duas fases.

“Após a etapa presencial, a equipe receberá monitoria personalizada e feedback de desenvolvimento com encontros online, plano de desenvolvimento individual, implementação da estratégia nas rotinas pedagógicas da escola no cotidiano, relatório individual e culmina com a certificação dos professores e o processo de auditoria e certificação da escola pela Turku University of Applied Sciences (TUAS),” detalha Luis Miranda, Coordenador de Segmento – Infantil e Anos Iniciais, do ISO Colégio e Cursos.

O coordenador ressalta que Campina Grande é referência mundial em áreas específicas de conhecimento e a estratégica pedagógica potencializa a visibilidade da cidade. “A chegada do ISO e da estratégia pedagógica finlandesa – Innopeda®, também coloca Campina Grande no mapa das grandes cidades mundiais, onde uma educação inovadora prepara alunos com as competências e habilidades necessárias para serem, em um mundo em constante transformação, seres humanos plenos, cidadãos mais críticos, conscientes, éticos e sustentáveis e, naturalmente, futuros líderes inspiradores,” finaliza.

Sobre a INNOPEDA®

A parceria do ISO com a Turku University of Applied Sciences teve início em 2019, quando as duas instituições firmaram um acordo para a escola paraibana utilizar, com exclusividade, a estratégia de ensino Innopeda®, que encoraja os estudantes a serem parte do processo de inovação e estimula o empreendedorismo. O processo de aprendizado também coloca alunos e professores como agentes ativos na construção do conhecimento.

Continue Lendo

Negócios

Conheça 5 benefícios do chá gelado aprenda a prepará-lo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Conhecido por seus diversos benefícios à saúde física e mental, o chá tem alcançado amantes por todo o mundo. No Brasil, o consumo da bebida cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial que obteve aumento de 13%, segundo dados da consultoria Euromonitor Internacional. Na Tea Shop João Pessoa, é possível encontrar mais de cem mesclas para consumo de chá frio e quente e consultoras  preparadas para orientar e recomendar o blend ideal para a necessidade e paladar de cada cliente.
Com clima tropical e temperaturas altas, o chá gelado que ganha cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Saborosos, refrescantes e pouco calóricos, ele cai bem nesta época do ano.
Confira alguns benefícios da bebida:
1 – Refrescam o corpo: A sensação de frescor e diminuição da nossa temperatura corporal contribuem para o bem-estar e alívio do corpo, nos mantendo ativos por mais tempo.
2 – Facilitam a hidratação: Às vezes, pode ser um desafio beber a quantidade ideal de água todos os dias. Por isso, o chá pode ser um  aliado, já que fornece sais minerais e nutrientes.
3 – Auxiliam na dieta: Além de pouco calóricos, os chás são diuréticos e podem ser 100% naturais, trazendo os benefícios das frutas e ervas in natura. O chá oolong, por exemplo, é conhecido por suas propriedades digestivas enquanto o chá verde ajuda na sensação de desinchaço.
4 – São opções saudáveis para as crianças e idosos: Os chás gelados, por serem saborosos, refrescantes e aromáticos, podem substituir bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos de caixinha. Além disso, quando escolhemos chás premium, temos certeza que a mescla não terá adição de açúcar e conservantes – sendo uma alternativa saudável para a lancheira dos pequenos.
5 – Combinam com drinks e receitas refrescantes: Seja fazendo um sorvete, um smoothie, um drink ou um soft drink, os chás trazem sabor para as receitas sem adição de calorias, além de facilitar o preparo.
Aprenda a preparar:
Escolha o tipo de chá: Priorize chás em folhas, de produção artesanal e que leve somente ingredientes naturais;
Entenda a quantidade: No preparo gelado, deve ser acrescentado 3g de chá para 100ml de água quente;
Cuidado com a temperatura e tempo de infusão: É preciso seguir a temperatura da água para cada família de chá, além do tempo que a mescla deve ficar infusionando. Isso garante que as folhas não irão ficar amargas ou perder os benefícios;
Acrescente gelo: Depois de tirar da infusão, basta passar o chá da caneca ou bule para um copo com bastante gelo e esperar um minuto e provar.
Para quem quer conhecer o mundo dos chás, a Tea Shop em João Pessoa está localizada no Empresarial Buenos Ayres – R. Marcionila da Conceição, 5050 – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58045-000 -, loja 4 — . Mais informações pelo instagram @teashop_cabobranco.

Continue Lendo

Negócios

Sine-JP disponibiliza 118 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana inicia com oportunidades para quem busca se posicionar no mercado de trabalho, na capital paraibana. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (30), 118 vagas, que abrangem mais de 30 funções diferentes. Para concorrer, os candidatos podem agendar o atendimento pela internet.

No destaque, a lista traz 15 oportunidades para atendente de lanchonete, com exigência de, pelo menos, três meses de experiência na função e Ensino Médio completo.

Há também 11 funções que não exigem experiência: são 10 vagas para eletricista (habilitado tipo B); 09 para eletricista de instalações (habilitado tipo A); 06 para auxiliar administrativo (estágio); 04 para instrutor de cursos livres; 02 para vendedor interno; 02 para auxiliar operacional de logística; 01 para engenheiro de produção (estágio); 01 para costureira em geral; 01 para assistente administrativo (estágio); 01 para assistente de vendas; 01 para auxiliar de logística (exclusiva para pessoa com deficiência); e 01 para motorista de automóveis.

Entre outras oportunidades, há ainda 04 para atendente de telemarketing; 04 para auxiliar administrativo; 02 para gerente de produção; 01 para motoboy; 01 para representante comercial autônomo; 01 para estoquista; 01 para auxiliar de cozinha; 01 para podólogo; 01 para técnico em eletrônica; e 01 para supervisor comercial.

O detalhamento sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas, pode ser conferido no Painel da Empregabilidade, no endereço agendamentosinejp.joaopessoa.pb.gov.brNo site, também é possível agendar atendimento, seja para cadastro ou atualização cadastral, bem como para serviços relacionados ao seguro-desemprego.

Serviço – O Sine-JP fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo