Nos acompanhe

Negócios

Pesquisa indica que marcas devem usar aplicativos para fidelizar consumidor

Publicado

em

Os hábitos e preferências do brasileiro no uso de aplicativos de marcas foram avaliadas em pesquisa inédita, realizada pela TopperMinds e a MindMiners, que traçou o perfil do relacionamento do público com apps, entendeu quais as propostas de valor que justificam o download, as principais vantagens percebidas pelo consumidor e as oportunidades de funcionalidades dos aplicativos. A pesquisa comprova que as marcas precisam investir melhor nos aplicativos, não apenas enriquecendo-os com conteúdo, mas principalmente gerando utilidade real no dia a dia do usuário, para gerar fidelidade e vendas.

Participaram da pesquisa 1.000 brasileiros, 50% de homens e 50% de mulheres, de todas faixas etárias acima de 18 anos, das classes ABC das cinco regiões brasileiras. Os objetivos do estudo “Uso de aplicativos: pesquisa inédita revela hábitos e preferências dos brasileiros” foram compreender a motivação de uso, se consumidores pagariam por downloads, quais aplicativos são mais úteis, quais os app “queridinhos” e identificar o comportamento de compra por esse canal.

A principal conclusão é que o brasileiro está aberto para pagar por aplicativos que tenham utilidade, que ofereça benefícios reais, facilitem o dia a dia ou proporcione entretenimento, mas as marcas não entenderam como explorar tantos recursos tecnológicos e seus canais de venda.

“Agora está sacramentado: o único fator decisor para o consumidor manter o aplicativo da sua marca instalado no seu aparelho móvel é utilidade. A pesquisa realizada pela TopperMinds em parceria com a MindMiners evidencia, ainda mais, a importância da “transformação cultural e digital” que as marcas precisam atravessar para entender realmente a nova jornada de compra do seu público alvo. Apenas replicar conteúdo e funcionalidades do desktop no mobile é pura perda de tempo, é essencial entregar valor por meio de muita utilidade, com ainda mais facilidade e relevância do que os demais ambientes da marca, para se tornar parte do dia a dia do usuário ou seremos todos, pouco a pouco, deletados.”, explica Fabrizzio Topper, diretor executivo da Topper Minds.

Quem consome pelo app, prefere a praticidade de poder comprar em qualquer hora e lugar, pela rapidez do processo e vantagens de algumas lojas como desconto exclusivo ou frete grátis, por exemplo.

A pesquisa foi dividida em três partes: uso de smartphones, uso de aplicativos e experiência de compra.

Sobre o uso de smartphone, 90% usam sistema operacional android e 58% utilizam há mais de cinco anos. A maioria já baixou ou instalou aplicativo, sendo que jogos e redes sociais são os mais baixados, além dos apps úteis como de bancos e transporte, mas 59% nunca pagou para instalar aplicativo.

Entre as pessoas que baixam aplicativos: 78% usam aplicativo gratuito por serem mais atrativos, 83% priorizam os que auxiliam nas atividades pessoais, 60% porque recebem vantagens e ofertas, mas só 36% compram por aplicativo. A surpresa fica para os 57% de usuários dispostos a pagar pelo aplicativo se perceber que será útil.

Os estímulos para uso de aplicativo se baseiam em: facilidade de comunicação (41%), ajudam nas tarefas práticas do dia a dia (22%) e alternativa para diversão e entretenimento (22%).

Enquanto 72% já compraram pelo aplicativo, principalmente moda, eletrônicos, celular e livros; tem consumidor usando app dentro da loja física para obter benefícios, sendo que 77% garantem que usaram para obter desconto. Por ser um ativo ao consumidor, 71% estão dispostos a pagar por um aplicativo (de R$ 1,00 a mais de R$ 10,00), desde que perceba valor e utilidade.

A grande vantagem da loja física ainda é poder levar o produto para cada na hora. Site e apps ganham pela praticidade. Em pergunta aberta, o Mercado Livre foi indicado, espontaneamente, como o app de compras favorito de 20% dos entrevistados.

“As compras pelo celular também se tornam cada vez mais comuns. Dentre aqueles que nunca vivenciaram a experiência, a maior justificativa é a falta de oportunidade. As marcas parecem ainda não ter entendido como explorar tantos recursos tecnológicos dentro de seus canais de venda. Vantagens e descontos exclusivos são vistos com bons olhos pelos entrevistados e um grande estímulo para o download de um app”, explica Danielle Almeida, diretora da MindMiners.

Continue Lendo

Negócios

Multifeira será lançada em João Pessoa próxima semana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Brasil Mostra Brasil 2024 está sendo organizada e, na próxima semana, será lançada em João Pessoa. O lançamento acontecerá durante um almoço para convidados da imprensa e parceiros no dia 15 de maio. A BMB acontece em julho.

O almoço de lançamento já se tornou uma tradição para a direção do evento que aproveita esse momento para divulgar as primeiras informações da Brasil Mostra Brasil. Esse ano, a BMB será realizada de 05 a 14 de julho, no centro de convenções da Capital.

Segundo Wilson Martinez, diretor geral do evento, nesses 29 anos de Brasil Mostra Brasil a expectativa é a melhor possível. “Poucos eventos no país têm essa longevidade e, novamente, vamos celebrar a oportunidade de novamente impulsionar negócios e trazer lazer e diversão para a família”.

Falando em oportunidade, o momento da organização agora é a captação de expositores. O objetivo é diversificar os estandes, trazendo para o público um mix de produtos e serviços atraente e com preços diferenciados.

“Algumas parcerias foram renovadas e muitos espaços preenchidos com expositores que o público não abre mão, especialmente, nas áreas de lazer, diversão e gastronomia”, adianta Martinez que acompanha o trabalho de uma equipe de promotores de vendas não só na Paraíba e Rio Grande do Norte, mas também em diversos estados brasileiros sob o comando do diretor comercial Eduardo Iglesias.

A Brasil Mostra Brasil é um evento que tem como parceiros o Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP), Associação Comercial da Paraíba, Fecomércio-PB e Sebrae-PB.

Continue Lendo

Negócios

Jornalistas lançam videocast sobre os desafios da maternidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Muitas vezes invalidada, a sobrecarga materna e as dores – físicas e emocionais – que isso pode causar são o tema central de Choro de Mãe, apresentado por Carla Arantes e Mariah Araújo.

Amigas de muitos anos, as jornalistas Carla Arantes e Mariah Araújo se encontraram profissionalmente pela primeira vez em 2022, quando Mariah assumiu a coluna de cinema no programa em que Carla apresentava na rádio CBN João Pessoa. Era a última coluna de toda quinta-feira. Ao fim do programa, começava um longo papo de amigas e, principalmente, de mães.

Cansaço, noites mal dormidas, viroses, adaptação escolar, correria, momentos desafiadores, rede de apoio, troca de dentes, receitas caseiras, relacionamentos, demandas infinitas… Tudo isso era permeava aquela conversa de trinta minutos, que, invariavelmente, era recheada de lágrimas e gargalhadas. “Isso dá um podcast”, disseram certa vez. E daí surgiu a ideia de trazer a público esses assuntos que fazem parte da vida de todas as mães, mas muitas não se sentem confortáveis para falar. “Brinco que algumas coisas as mães não têm coragem de dizer nem pra si mesmas, no banheiro, de luz apagada”, afirma Carla Arantes, mãe dos gêmeos Ana e Arthur, de 7 anos, referindo-se à enorme culpa que as mães sentem.

O nome para esse bate-papo não poderia ser mais apropriado “Choro de Mãe”, “afinal, choramos não só de tristeza, mas de alegria, de emoção, de raiva e às vezes até desespero”, explica Mariah Araújo, mãe de Tito, de 6 anos. O planejamento levou mais de um ano. Com larga experiência em TV, as jornalistas decidiram que o conteúdo deveria ser também em vídeo e não poderia ser qualquer cenário. Era preciso um lugar acolhedor, onde as convidadas, mães dos mais diferentes perfis, se sentissem à vontade para se abrir, rir e chorar.

A locação escolhida é o Studio Matriah Amada, em João Pessoa. Imagens coloridas, elementos pessoais em cena e um charmoso e confortável divã compõem o ambiente onde Carla e Mariah receberão, toda semana, uma mãe para uma conversa sincera e descontraída.

Não por acaso, o mês escolhido para a estreia é maio, mês das mães. O primeiro episódio vai ar nesta segunda-feira, 6, a partir das 9h. A convidada é a também jornalista e influenciadora digital Dalu Melo, mãe de Nalu, de 6 anos e Zael, de 3 meses. “É uma honra ser a primeira a participar desse programa com mulheres que eu admiro tanto pessoal e profissionalmente e que eu tenho a felicidade de chamar de amigas”, diz Dalu. O conteúdo semanal estará disponível no Youtube, pelo canal Choro de Mãe Podcast e em plataformas de áudio. No Instagram, o perfil é o @chorodemaepodcast e o e-mail para contato [email protected].

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Especialistas orientam como praticar exercícios físicos de forma segura

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prática de exercícios físicos traz inúmeras vantagens para a saúde e deve começar desde cedo. Mas, para que somente os benefícios apareçam, é preciso adotar cuidados para evitar lesões e outros problemas de saúde. “Como praticar exercícios físicos de forma segura” é o tema do episódio dessa semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa.

A apresentadora Linda Carvalho conversou com o ortopedista Ruy Gouveia e com o neurocirurgião Christian Diniz. Eles falaram sobre os benefícios dos exercícios na prevenção e tratamento de doenças, os cuidados que se deve adotar ao praticá-los, a importância do acompanhamento de um profissional de educação física, por que fazer os exames com o cardiologista antes de começar a treinar e os riscos que se corre quando tudo isso é negligenciado.

Onde mora o perigo

Os médicos explicaram que o cuidado deve ser o mesmo, independentemente de o exercício ser de baixo ou alto impacto. Um movimento inadequado ou uma postura errada pode causar danos graves em qualquer uma das situações.

O ortopedista Ruy Gouveia alertou que, muitas vezes, o risco ocorre porque as pessoas colocam a estética à frente da saúde. Um problema comum observado na musculação é o uso de uma carga maior do que o corpo está preparado para receber. As pessoas optam pelo peso em detrimento da boa execução. As consequências podem ser graves. “Quantas vezes a gente não pega um bíceps que se rompe por excesso de força?”, comentou Ruy Gouveia.

Outro erro comum cometido pelas pessoas é não usar os equipamentos de proteção. No caso do ciclismo, por exemplo, quando a distância é pequena, muitas vezes o capacete é dispensado. E é aí onde mora o perigo. “Atividade de ciclismo: proteção!”, enfatizou Christian Diniz. “Capacete é obrigatório para o Sistema Nervoso Central”, disse.

Assista e compartilhe

O videocast “Sem Contraindicação” é produzido pela equipe de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa. Toda semana, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao). Por esse canal, é possível acessar o YouTube e o Spotify, além de interagir com a equipe responsável pela produção, enviando comentários e sugestões para o “Sem Contraindicação”.

Continue Lendo