Nos acompanhe

Paraíba

Segundo Jutay, 19% das vítimas de agressão procuram a Igreja

Publicado

em

Cerca de 19% das vítimas de agressão procuram apoio da Igreja. O dado é da pesquisa ‘Violência doméstica e familiar contra a mulher’, realizada pelo Instituto DataSenado em 2017. “Esse dado mostra a importância da Igreja nesse processo de combate à violência contra a mulher e de acolhimento àquelas que sofrem agressões. Nós trabalhamos essa temática dentro da Igreja Universal, pois entendemos que além de dar o suporte, precisamos levar orientação para que elas denunciem o agressor”, disse o deputado estadual e pastor da Universal do Reino de Deus, Jutay Meneses (PRB).

O parlamentar trouxe os dados da pesquisa nesta quarta-feira (6) – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Ele também realizou ação nas redes sociais, chamando atenção para o problema e o papel da igreja no acolhimento e orientação. A pesquisa apontou que a busca de apoio na Igreja subiu consideravelmente nos últimos dois anos. Em 2015, registrou-se que 7% das agredidas procuraram a Igreja, e hoje esse número subiu para 19%.

Esta é a sétima edição da pesquisa e constatou o aumento significativo do percentual de mulheres que declararam ter sido vítimas de algum tipo de violência provocada por um homem: esse percentual passou de 18%, em 2015, para 29%, em 2017. A violência física foi a mais mencionada: 67% das respondentes disseram já ter sofrido esse tipo de agressão. A violência psicológica veio em seguida, com 47% das menções, enquanto as violências moral e sexual tiveram 36% e 15% das respostas, respectivamente.

Campanha – No ano passado Jutay realizou a campanha “Violência contra as mulheres: Esse também é um assunto de homem” que teve como público alvo as mulheres evangélicas. O parlamentar decidiu realizar a ação de conscientização após tomar conhecimento do levantamento feito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie que aponta que 40% das mulheres que se declaram vítimas de agressões físicas e verbais de seus maridos são evangélicas.

Projetos – Como deputado, Jutay vem apresentando projetos que visam combater a violência. Entre eles está o de número 1239/2017 impede a nomeação para cargos em pessoas que tenham sido condenadas nas condições previstas pela Lei Maria da Penha; o 1236/2017 cria a Política Estadual de Empoderamento da Mulher; e o 1597/2017 estabelece que 70% dos servidores nas delegacias de polícia de defesa da mulher devem ser do sexo feminino.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo