Nos acompanhe

Paraíba

UPAs atenderam mais de 283,6 mil pessoas na Capital em 2017

Publicado

em

Para garantir uma assistência imediata e adequada, a Capital paraibana conta com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ainda nesse primeiro semestre, mais um serviço será entregue à população. Somente em 2017, foram mais de 283.629 mil usuários atendidos nas três unidades, incluindo moradores da Capital e ainda da região Metropolitana.

Inaugurada há um ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, já atendeu cerca de 88 mil usuários. A UPA Célio Pires de Sá, que fica no bairro Valentina de Figueiredo, de janeiro a dezembro de 2017 garantiu a assistência a 102.629 usuários. Já a UPA Oceania, em Manaíra, atendeu quase 93 mil pacientes nesse mesmo período.

Abertas 24h, as unidades servem como um intermediário entre as unidades básicas de saúde e os hospitais e, desafogam as portas de urgências da rede hospitalar. Em João Pessoa, todas as unidades estão qualificas e habilitadas pelo Ministério da Saúde (MS).

“Esses serviços já se tornaram essências aos usuários que, em João Pessoa contam com unidades de excelência e referência em boa assistência, atraindo usuários da região metropolitana e até de outros municípios”, destacou a gerente hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, Dorinha Macedo. “Nossas UPAs são equipadas para socorrer pessoas com problemas de pressão, febre alta, cortes, infartos e outras ocorrências de média complexidade, evitando que esses pacientes sejam encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais”, completou.

Atualmente, João Pessoa conta com três Unidades de Pronto Atendimento habilitadas e qualificada pelo Ministério da Saúde, que reconhece a boa prestação de serviço na capital e nessa última semana, publicou no Diário Oficial a requalificação da Upa Oceania, localizada em Manaíra. “O Ministério da Saúde costuma acompanhar os serviços e avaliá-los. Dentro do que preconiza, a rede hospitalar e pré-hospitalar da rede SUS no município está adequada e é reconhecida pela boa prestação de serviço”, completou a gerente.

Habilitação e Qualificação – As UPAs são habilitadas pelo Ministério da Saúde após estarem em funcionamento. As unidades são consideradas qualificadas quando conseguem cumprir uma série de critérios para garantir maior qualidade dos serviços prestados, como o desenvolvimento de atividades de educação permanente para os profissionais e implantação de protocolos de atendimento clínico e classificação de risco.

Para habilitação a Unidade deve estar pronta para funcionar, obedecendo aos critérios e exigências do Ministério da Saúde, com corpo clínico e administrativo completo, sinalização e equipamentos.

Já para qualificação do serviço, o MS considera a verificação dos compromissos assumidos do componente UPA 24h e o conjunto de serviços de urgências que compõe o Plano de Ação Regional através de relatório de visita técnica. São observadas também a comprovação de desenvolvimento de atividades de educação permanente por iniciativa própria ou por meio de cooperação, a inserção da unidade nas centrais de regulação que garanta o atendimento de urgência, além da retaguarda de leitos, de consultas especializadas, de cirurgias, procedimentos, dentre outras.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo