Nos acompanhe

Paraíba

Em 16 anos, Paraíba perde mais de 13 mil hectares de floresta

Publicado

em

Em 16 anos, a Paraíba perdeu 13.400 hectares de área de floresta. Esta extensão, em termos comparativos, equivale a 18,7 mil estádios do Maracanã. Os dados estão no ‘Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil’, divulgado semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora tenha tido um dos menores percentuais de perda de área verde do Nordeste, os impactos ambientais causados pelo desmatamento já são sentidos pela população paraibana, informa reportagem do Correio da Paraíba.

A pesquisa aponta que a perda mais significativa, nesse intervalo de 16 anos, foi entre 2010 e 2012, no qual a Paraíba perdeu 67 Km² de área de floresta. Coincidentemente, nesse mesmo último intervalo de tempo aumentaram as áreas artificiais (sistema viário, construções urbanas e rurais), áreas agrícolas, de pastagem e áreas de ocupação mista (com monocultura, silvicultura e florestas).

Em termos percentuais, a perda de área florestal na Paraíba, considerando os demais estados do Nordeste, foi de 3%. Contudo, os impactos desse número são imensuráveis, como explica a professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nadjaclea Vilar, que também coordena a Comissão de Gestão Ambiental da instituição. Ela alerta que a situação é preocupante, principalmente na região de Mata Atlântica.

“As perdas, devido ao avanço da urbanização e das monoculturas exercem forte pressão nos fragmentos florestais”, explicou. Ela elencou ainda alguns impactos como a “alteração no microclima, perda de biodiversidade, fragmentação impedindo o fluxo gênico, fragmentação florestal, erosão, assoreamento dos rios e reservatórios”.

A professora lembrou ainda que entre os problemas que a população já vem passando por conta dessa perda da cobertura florestal é a questão da estiagem e pouca umidade. “Interfere diretamente na qualidade de vida, com alterações no microclima, reduz no regime pluviométrico com impacto no abastecimento público de água”, frisou a pesquisadora.

De 2000 a 2016, o Brasil perdeu 7,5% de sua vegetação florestal. De acordo com o IBGE, no ano 2000, essa área, equivalente a 4.017.505 km2, passou para 3.719.801 km2, em 2016.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo