Nos acompanhe

Negócios

Combate ao trabalho infantil tem a participação de artistas da Paraíba

Publicado

em

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem vai encerrar o ano de 2018 com uma campanha falando das piores formas de trabalho infantil com a participação de artistas paraibanos. O grupo de Forró Os Gonzagas, o cantor Kevin Ndjana e os músicos e servidores do TRT Carlinhos e Karla Telles.

Os vídeos serão postados nas redes sociais do TRT13, YouTube (youtube.com/trt13paraiba), Instagram (instagram.com/trt13paraiba) e Facebook (facebook.com/TRT.PB). Para a campanha foram gravados quatro vídeos. Nesta terça-feira será postado um dos vídeos do grupo Os Gonzagas (a banda fez duas gravações), na quarta será postado o vídeo de Kevin, na quinta-feira o de Carlinhos e Karla Telles e na sexta-feira o segundo vídeo da banda de forró Os Gonzagas. Todas as gravações serão repassadas para grupos de whatsapp, para que a mensagem de combate ao trabalho infantil seja levada ao maior número de pessoas possível, informa publicação do MPT-PB.

Na semana passada a juíza Maria Lilian Leal de Sousa apresentou a campanha no seminário realizado conjuntamente pelos programas de combate ao Trabalho Infantil e Trabalho Seguro, que teve como tema Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação. A juíza Lilian Leal e o desembargador Thiago de Oliveira Andrade são os gestores na Paraíba do programa de Combate ao Trabalho Infantil.

Piores formas

Nos vídeos, os artistas chamam a atenção para o número absurdo de crianças e adolescente que trabalham no Brasil, e boa parte nas piores formas. Veja um dos textos: “Você sabe quantas crianças e adolescentes são exploradas pelo trabalho infantil no Brasil? É triste falar, são três milhões! Temos crianças e adolescentes no tráfico de drogas, no trabalho infantil doméstico, nos lixões e exploradas sexualmente. Vamos fazer a nossa parte e combater essa injustiça?! Então, entre na luta pela prevenção e erradicação ao trabalho infantil. Lugar de criança é na escola”.

Todos os vídeos terminam com música, com os artistas confiando e celebrando uma vitória que virá: um país sem trabalho infantil. Os artistas aceitaram o convite do programa trabalho infantil voluntariamente, sem a cobrança de cachê.

Ações em 2018

Este ano o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à aprendizagem realizou várias atividades na Paraíba. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Cabedelo, reuniu mais de duzentos estudantes com idade entre 6 e 17 anos para discussão e reflexão sobre o combate ao Trabalho Infantil. Na Fortaleza de Santa Catarina o TRT montou a exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil” e distribuiu material didático que trata do combate a essa prática.

Aproveitando os festejos juninos, que exaltam a cultura nordestina em forma de música e dança, realizou um ‘flash mob’ dentro da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No mês de abril de 2018 concluiu o projeto estratégico “Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, em uma parceria com a Polícia Militar da Paraíba. O objetivo foi promover ações de parcerias, conscientização e diálogos com integrantes da Polícia Militar, através de aulas e oficinas, sobre o enfrentamento ao trabalho infantil.

Em outubro foi iniciada mais uma turma do projeto e-Saber de inclusão digital e social, que teve a edição inserida no Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, dedicada a adolescentes do regime de semiliberdade, assistidos pela Fundac.

Assista ao primeiro vídeo dos Gonzagas:

https://youtu.be/9FZ32tYdnwQ

Continue Lendo

Negócios

Teto de casa de shows desaba e deixa quase 50 pessoas feridas em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O teto da casa de shows Up Garden, localizada no bairro Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, desabou no fim da noite do domingo (28/04) deixando, pelo menos 44 (quarenta e quatro) pessoas feridas sendo, uma delas, em estado grave.

O desabamento aconteceu no meio de um show que acontecia desde o fim da tarde quando várias pessoas dançavam no local.

As causas do acidente serão investigadas.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Negócios

Sine oferece mais de 480 vagas de emprego para toda Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (29/04), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará 481 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos. João Pessoa é o município com o maior número de oportunidades, totalizando 188 vagas, sendo 40 para a função de auxiliar de linha de produção; 32 para pedreiro, 12 de vendedor pracista e outras de costureira em geral e servente de pedreiro, sendo dez vagas cada, entre outras funções.

Confira

Também serão disponibilizadas vagas nos municípios de Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Guarabira, Mamanguape, Patos, Pombal, Sapé, São Bento, Santa Rita.

Em Campina Grande, serão ofertadas 106 vagas, entre as quais 15 de carpinteiro e 13 de chapeiro. Em Santa Rita, serão oferecidas 48 vagas de emprego, das quais 20 para a função de auxiliar de linha de produção e 12 para auxiliar de logística. Já em Bayeux serão 41 vagas, com destaque para a função de auxiliar de linha de produção, com 40 vagas.

Há ofertas de emprego nas cidades Pombal, com 19 vagas para diversos cargos; em Patos, com 18 vagas, com destaque para a função de auxiliar de carga e descarga (12 postos); em Mamanguape, com 13 vagas, sendo sete para o cargo de vendedor de consórcio; em Conde, com 11 ofertas de emprego; em Guarabira, dez vagas de emprego; em Sapé, oito vagas; em São Bento, sete vagas; e em Cabedelo, onde o posto do Sine disponibilizará duas vagas.

 

Continue Lendo

Negócios

Acompanhantes ganham massagem durante permanência em hospital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Estar em um ambiente hospitalar pode trazer tensão e mexer com as emoções, tanto para o paciente quanto para quem está ao lado dele. Para promover bem-estar e o acolhimento ao público, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), unidade própria da Unimed João Pessoa, está oferecendo, ao longo deste mês, atendimento de massoterapia para os acompanhantes.

A prática traz benefícios para o corpo e a mente, diminuindo as tensões, promovendo relaxamento físico e mental. Valéria Henrique está acompanhando um familiar no Hospital Alberto Urquiza há alguns dias. Ela foi uma das beneficiadas com a sessão de massoterapia disponibilizada aos acompanhantes. “Fiquei muito satisfeita com essa ação. É importante para nós que ficamos muito tempo no hospital. Participar desse momento nos deixa um pouco mais leves, nessa situação de estar acompanhando um ente querido”, disse.

A ação integra as atividades da Semana de Experiência do Paciente e está sendo realizada pelo Núcleo de Relacionamento e Experiência do Cliente (Nurex). Para finalizar as atividades, na segunda-feira (29), será realizada uma apresentação especial com as crianças e adolescentes do Coral Jovem Instituto Unimed João Pessoa, no hall de entrada do Hospital Alberto Urquiza, às 17h.

ATENÇÃO NO CUIDADO

Para melhorar o relacionamento entre os pacientes e seus familiares com a equipe de saúde do Hospital Alberto Urquiza, e oferecer a melhor assistência, o Nurex realiza algumas ações principais.

Entre as iniciativas está a atencipação de conflitos, onde a equipe alinha com o paciente e seus familiares as expectativas e necessidades ainda nas primeiras 24 horas de admissão do paciente na unidade. Outra ação importante é acolher o paciente que queira registrar qualquer manifestação relacionada ao atendimento recebido.

Outra iniciativa de humanização e cuidado centrado no paciente é a atuação do Serviço Social, que oferece suporte emocional e prático aos pacientes e seus familiares. A equipe atua ainda na desospitalização segura, facilitando a transição do paciente para a alta hospitalar. Além disso, há ainda as orientações e acolhimento dos familiares no caso dos pacientes em cuidados paliativos, abraçando a complexidade física, emocional e espiritual.

Continue Lendo