Nos acompanhe

Negócios

Lucas de Brito chama presidente da PBGás para debate público sobre preço do GNV

Publicado

em

O Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta quarta-feira (28), dois requerimentos apresentados pelo vereador Lucas de Brito (PV) acerca do preço do Gás Natural Veicular (GNV) comercializado pela Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS). O produto sofreu o quarto reajuste neste ano de 2018, o que tem gerado preocupação por parte de usuários e empresários do setor no Estado.

Um dos requerimentos convida a Diretora Presidente da PBGÁS, Tatiana Domiciano, para participar de um debate público no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, em data a ser indicada pela gestora, para justificar o fato de o valor do GNV repassado aos postos de combustível da Paraíba ser tão superior ao repassado por cada uma das respectivas Companhias de Gás dos Estados brasileiros.

“O valor do GNV repassado pela PBGÁS aos postos de combustíveis da Paraíba é de cerca de R$ 2,75, enquanto que o valor repassado pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) aos postos do Estado de Pernambuco, por exemplo, é de cerca de R$ 1,60, o que representa uma diferença de mais de um real por m³”, salientou Lucas de Brito.

O parlamentar afirmou que o Estado adquire um volume menor de Gás Natural em relação a Pernambuco, entretanto, a diferença de valor não se justificaria apenas por essa circunstância, “uma vez que o preço praticado na Paraíba é também superior ao praticado em Estados como Alagoas e Sergipe, que adquirem volume de Gás Natural semelhante ao nosso Estado”. Lucas ainda destacou que isso tem causado uma grave crise financeira nas oficinas de GNV devido à falta de novos clientes, uma vez que o uso do combustível tornou-se desinteressante.

“Já recebemos informações que dão conta do fechamento de todas as oficinas convertedoras de GNV da Paraíba num prazo de até 2 meses, gerando, assim, um caos no setor. Além disso, cerca de 40 mil veículos ficarão sem a devida manutenção por conta do fechamento destas oficinas, tornando-os reféns de curiosos e de oficinas clandestinas, que não possuem qualificação, maquinário e peças homologadas pelo INMETRO, trazendo, portanto, risco de explosões e mortes para toda a população”, alertou.

Em um segundo requerimento, o vereador solicita informações diretas sobre as razões que justificam o fato de o valor do Gás Natural Veicular repassado aos postos de combustível da Paraíba ser tão superior ao repassado em outros Estados brasileiros. “Desta forma, solicitamos informações e explicações a respeito das razões de tanta disparidade na comercialização do GNV da Paraíba e providências urgentes a serem adotadas para evitar o fechamento das oficinas especializadas no produto”, finalizou.

Continue Lendo

Negócios

Paraibanos podem concorrer a 60 mil bolsas para curso de tecnologia oferecido pelo Santander Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Santander Universidades está com inscrições abertas para a 5ª edição do Santander Coders. Em parceria com a Ada Tech, plataforma de educação impulsionada por tecnologia, o Banco vai conceder 60 mil bolsas para um curso digital introdutório para Front-end, Data Engineering, Data Science ou DevOps. Os 300 bolsistas que obtiverem melhor desempenho no processo seletivo terão acesso a uma formação completa em um dos cursos disponíveis. As inscrições vão até 19 de maio e podem ser feitas na plataforma Santander Open Academy. Não é necessário ser cliente do Banco para participar.

Após a fase de inscrição, os alunos passarão por um processo seletivo composto por quatro fases: Curso Online; Teste de Aptidão Tech para saber o nível de conhecimento de cada candidato; Resolução de Case; e Coding Tank, com uma semana imersiva de aulas de programação. “Essa é uma oportunidade de aprender conteúdos essenciais sobre os principais recursos de programação do mundo.

Durante os cinco anos de Santander Coders, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de reingressar no mercado graças aos conteúdos alinhados com as principais demandas para o setor de tecnologia”, afirma Marcio Giannico, head senior de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Durante o período de formação, os alunos terão, ainda, aulas obrigatórias de empregabilidade e orientação de carreira, com o objetivo de auxiliá-los no acesso ao mercado de tecnologia. A divulgação da lista final com os aprovados ocorrerá a partir do dia 25 de julho e as aulas ocorrerão entre 29 de julho e 6 de dezembro.

“Estamos empolgados em participar de mais uma edição do Coders. Este é o programa de educação em tecnologia mais tradicional do mercado e neste ano nossa maior prioridade é a empregabilidade dos participantes. Nesta nova era de inteligência artificial, a modernização de currículo e melhoria de suas habilidades torna-se ainda mais importante”, afirma Felipe Paiva, fundador e CEO da Ada.

Desde o início, o programa Santander Coders contou com mais de 300 mil inscritos para mais de 1,8 mil bolsas de formação síncrona, com aulas transmitidas ao vivo e on-line. Apenas em 2023, foram distribuídas 100 mil bolsas digitais e 600 síncronas, com mais de 74 mil inscritos na segunda fase. Além disso, a jornada possui uma taxa de 85% de satisfação dos alunos com a formação.

A estimativa, de acordo com dados do Panorama de Talentos em Tecnologia, produzido em 2023 pelo Google for Startups e em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), é de que o Brasil tenha um déficit total de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025. Com o avanço da inteligência artificial, o mercado poderá exigir cada vez mais habilidades de programação e análise de dados.

Para a Ada, é fundamental contar com a parceria do Santander nesse projeto. “É importante ter esse trabalho em conjunto com uma empresa tão sólida que acredita no propósito de educação e faz nosso país deslanchar. Nosso objetivo é democratizar o acesso à educação de qualidade, com formações robustas que preparam os jovens para o futuro do mercado de trabalho” finaliza Paiva.

Para participar não é necessário possuir conhecimento prévio, basta ter 18 anos, residir no Brasil e ter disponibilidade para assistir às aulas síncronas de programação. As inscrições ocorrem até o dia 19 de maio e podem ser feitas no Santander Open Academy.

▪︎ SERVIÇO
Programa: Santander Coders
Quando:
● Inscrições: até 19 de maio
● Processo Seletivo: 05 de junho a 19 de julho
● Formação: 29 de julho a 6 de dezembro
Formato: Online
Valor: Gratuito

▪︎ Santander e seu apoio à Educação Superior
O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026.
Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Foram entregues no Brasil mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela plataforma Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro. Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’.

▪︎ Sobre a Ada
Ada é uma empresa de educação impulsionada por tecnologia no Brasil. Com sua plataforma resolve a escassez de habilidades em tech, oferecendo busca de talentos, desenvolvimento de pessoas e mapeamento de habilidades para empresas. São dezenas de módulos de formação, centenas de cursos digitais e assessments com uma taxa de conclusão de 96%. É gratuita para estudantes e eficaz para empresas.
Acesse também:
Website: https://ada.tech/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/school/adatechbr/
Instagram: https://www.instagram.com/adatechbr/

Continue Lendo

Negócios

Expotêxtil 2024: Safadão está dentre as principais atrações do evento que acontecerá em setembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Maior Feira de Negócios Multisetorial do Estado da Paraíba – Expotêxtil 2024, no município de São Bento, no Sertão da Paraíba, acontecerá de 05 a 07 de setembro, no Estádio de Futebol ‘O Pedrão’, e será o maior evento de entretenimento e negócios de todos os tempos.

No domingo (28/04), na Praça dos Redeiros a Prefeitura Municipal, através da comissão organizadora, divulgou as atrações musicais do evento que promete ser o maior já realizado na Capital Mundial das Redes.

No dia 05 de setembro, quinta-feira, será a vez do show mais aguardado do ano, com o artista mais estourado do Brasil: Wesley Safadão e, ainda, o estilo jovem de Núzio Medeiros.

Na sexta-feira, dia 06 de setembro, tem a sensação do momento, A Vontade com Zezo, Raí, Luan e a Pegada de Henry Freitas.

No sábado, dia 07 de setembro, último dia do magnífico evento, acontece o tradicional show católico com William Sanfona e Filhos do Céu.

De acordo com o prefeito de São Bento, a expectativa é de que a programação contribua com o desenvolvimento da economia local e crie oportunidades de negócios para empresários e investidores.

É um evento que vem crescendo a cada ano e que oferece muitas opções para estimular a geração de novas oportunidades. temos o ambiente têxtil, a feira multissetorial e o ambiente da gastronomia. Podemos dizer que são três feiras dentro de uma só e todo o layout é pensado para atender bem o público. Nossa gestão entende a importância dessa iniciativa e trabalha junto com o Sebrae para avançar ainda mais nesse processo de crescimento”, disse Jarques Lúcio.

Segundo os organizadores, o espaço vai contar com a instalação de 55 estandes, sendo 15 reservados para praça gastronômica, já esgotados, e os demais direcionados para exposição de produtos e serviços, além da divulgação do artesanato.

Os interessados em adquirir estandes para a feira podem entrar em contato pelo (83) 99104-3112, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Continue Lendo

Negócios

Brasil Mostra Brasil 2024 já está sendo organizada em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com 29 anos de existência em João Pessoa-PB, a Multifeira Brasil Mostra Brasil, edição 2024, já está sendo organizada na Capital paraibana. Todas as equipes de trabalho estão ativas e o evento vai ser lançado oficialmente no próximo dia 15 de maio.

O lançamento vai ser durante um almoço para um grupo seleto de jornalistas, influenciadores digitais e parceiros da BMB. “Esse momento é muito importante, pois marca a reativação de nossos contatos para a largada dos trabalhos, especialmente da imprensa que tanto contribui para o sucesso da BMB”, explicou o empresário Wilson Martinez, diretor geral da Multifeira.

Para 2024, a expectativa do evento é superar a marca de 100 mil visitantes nos dez dias de BMB. O evento vai acontecer de 05 a 14 de julho no centro de convenções de João Pessoa, sempre das 16h às 22h.

Diversos expositores já confirmaram presença na BMB 2024, alguns fizeram isso ainda no final da edição do ano passado do evento. “Há vantagens para quem ativa essa confirmação com antecedência e uma delas é a escolha da localização do estande dentro do mapa da Multifeira”, explicou Martinez, acrescentando que todos os valores do m² do estande foram mantidos.

A Brasil Mostra Brasil é um evento que tem como parceiros o Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP), Associação Comercial da Paraíba, Fecomércio-PB e Sebrae-PB.

Continue Lendo