Nos acompanhe

Negócios

Natal na Usina 2018 abre neste sábado e contará com mais de 30 atrações gratuitas

Publicado

em

Começa no próximo sábado (8), às 14h, a 5ª edição do Natal na Usina, realizado na Usina Cultural Energisa. Além das atrações já habituais, como os concursos de presépios e de redação, e da iluminação de Natal, que atrai milhares de visitantes anualmente, a programação de 2018 está muito diversificada e contará com muitas surpresas ao longo o mês. Ao todo, serão mais de 20 dias com atrações gratuitas. O Natal na Usina 2018 vai até o dia 30 de dezembro.

Uma das novidades são os “Encontros’, que ocorrerão todos os sábados, em que vários compositores e músicos paraibanos foram desafiados a subir ao palco com parcerias musicais inusitadas e nunca antes realizadas. A que abrirá a programação será o “Encontro” de Escurinho com Nathalia Bellar, dois importantes personagens da música paraibana. Os Encontros seguem com Adeildo Vieira e Banda-Fôrra, Seu Pereira e Eleonora Falcone e finalizando com Gláucia Lima e André Morais.

Outro personagem importante na programação é a arte visual, que neste ano terá um destaque especial e às sextas, sábados e domingos terá uma apresentação de projeção mapeada na fachada do Museu Espaço Energia. Também não irá faltar a já habitual Mostra de Corais, aos domingos, com a presença de 16 grupos, bem como a Usina do Papai Noel, onde as crianças podem ouvir contação de história pelo bom velhinho e ainda aprender a fazer seu próprio brinquedo a partir de material reciclado ou de fácil acesso.

Além disso, neste ano a área externa e os jardins da Usina Cultural vão ganhar mais vida com apresentações teatrais de autos de Natal do Coletivo Porta Cênica e de Los Iranzi (sábados e domingos), e também um espaço inteiramente dedicado às crianças, com contação de histórias e teatro com o objetivo de promover mais conhecimento e formação cultural.

A programação do Natal na Usina seguirá durante toda a semana: às terças terá o Palco 105, quartas será dia de Mostra Literária, com lançamentos, feira de livros e debates, apresentações teatrais e, às quintas-feiras, são dedicadas à Mostra de Culturas Populares, em que se falará sobre os patrimônios da Paraíba e da Humanidade, forró e literatura de cordel, bem como uma apresentação da Associação de Mulheres Potiguaras (Rio Tinto/Baía da Traição) e da Comunidade do Quilombo do Gurugi (Conde), com seus torés, cocos e tradições.

Confira toda a programação em: http://www.usinaculturalenergisa.com.br/.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Primeiro Som
Local: Café da Usina
Horário: 20h00
08/12 – DJ Xymox + Electro Bromance + Ego Eris (PE)
14/12 – About the Blues
15/12 – Aysha Adab e Grazie Villanueva
21/12 – Banda Funkeria
22/12 – Gatunas e Flotilha em Alta Terra
28/12 – Marcos Rosa e Letícia Costa (Jam de Jazz)
29/12 – Tins, Tons e Tais (Ton Leon, Alex Madureira e Kennedy Costa)

Usina da Música
Local: Sala Vladimir Carvalho
Horário: 22h00
08/12 – Encontro: Escurinho e Nathalia Bellar
14/12 – Val Donato
15/12 – Encontro: Adeildo Vieira e banda-Fôrra
21/12 – Jackson Racional e Os Afrobatuques
22/12 – Encontro: Seu Pereira e Eleonora Falcone
28/12 – Totonho e os Cabra
29/12 – Encontro: Gláucia Lima e André Morais

Outros
Local: Sala Vladimir Carvalho
Horário: 20h00
11/12 – Palco 105
18/12 – Palco 105
20/12 – Projeto Violões da Paraíba

PROGRAMAÇÃO DE ARTES CÊNICAS
Local: Área Externa
Horário: 14h00 e 16h30
08, 16, 22 e 30/12 – Espaço Kids: “Pavão Misterioso” (Coletivo Porta Cênica)
08, 15, 22 e 30/12 –  “Auto de Natal” (Coletivo Porta Cênica)
09, 15, 23 e 29/12 – Espaço kids: “Bomba de Felicidade” (Grupo Infantil Contação da Rua)
09, 16, 23 e 29/12 –  “O Menino Rei” (Los Iranzi)

Local: Sala Vladimir Carvalho
Horário: 20h30
12/12 – “Humor em esquetes” (Cia. Atores de Pá)
19/12 – “Fuzuê” (Cia de Teatro Encena)
26/12 – “A Louca do Curral Grande” (Coletivo Porta Cênica)

PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA
Local: Café da Usina e Área externa
Horário: 16h e 18h

12/12 – Oficina de Escrita Criativa com Débora Gil Pantaleão. Feira de livros e sarau com participação dos poetas: Anna Apolinário, Cris Estevão, Guilherme Delgado e Jon Moreira (leituras poéticas e performances)
19/12 – Oficina de Escrita Criativa com Débora Gil Pantaleão. Feira de livros e conversa com os escritores Bruno Ribeiro e Isabor Quintiere (mediação de Luísa Gadelha)
26/12 – Oficina de Escrita Criativa com Débora Gil Pantaleão. Feira de livros e Conversa sobre Literatura Paraibana (abertura com Débora Gil Pantaleão e participação de Maria Valéria Rezende). Noite de Autógrafos com escritores paraibanos que lançaram livros em 2018

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE CULTURAS POPULARES
Local: Sala Vladimir Carvalho
Horário: 20h30
13/12 – Roda de conversa e apresentação da comunidade indígena Potiguara de Aldeia Forte (Baía da Traição) e da comunidade Quilombola – Coco do Gurugi (Conde). Mediação de Nai Gomes
27/12 – Forró e Literatura de Cordel – Patrimônios da Paraíba e da Humanidade, com Marco di Aurélio e Biliu de Campina

Continue Lendo

Negócios

Jardim Tropical é o mais novo empreendimento da região do Altiplano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quinta-feira (09/05), mais de 200 profissionais do mercado imobiliário paraibano prestigiaram o evento de lançamento do novo empreendimento da MRV na Paraíba. A maior construtora da América Latina lançou o condomínio Jardim Tropical, seu mais novo empreendimento na região do Altiplano, uma das áreas em maior desenvolvimento da cidade.

Com um projeto totalmente novo no mercado paraibano, o empreendimento conta com elevador nas três torres, vagas de garagem para todas as unidades, benefícios de sustentabilidade e diferenciais tecnológicos. Tudo isso com várias opções de financiamento facilitado e subsídios.

O Jardim Tropical está em uma das localizações mais valorizadas de João Pessoa, entre os bairros do Altiplano e dos Bancários, ideal para quem quer morar ou investir. A região conta com toda a infraestrutura e facilidades para o dia a dia, como colégios, supermercados, hospitais, shoppings, restaurantes, academias e vários outros tipos de serviços. O condomínio estará a poucos metros da principal via do bairro, a avenida Sérgio Guerra, próximo também ao colégio Motiva Oriental, Shopping Pateo Altiplano e a 5 minutos da orla do Cabo Branco.

O Jardim Tropical  ocupará uma área de mais de 25 mil metros quadrados e terá, no total, 408 unidades, que serão distribuídas em 3 torres de 17 pavimentos (térreo + 16 andares) e unidades com vista para o mar. O residencial conta com duas opções de plantas de apartamentos com dois quartos com ou sem varanda, e também oferecerá soluções sustentáveis para o dia a dia, como bicicletário, energia solar nas áreas comuns, dispositivos economizadores de água e luz, além de previsão para coleta seletiva. Os moradores do condomínio também poderão usufruir de área de lazer completa e equipada: piscinas adulto e infantil, espaço gourmet, salão de festas, pet place, academia e playground.

“Neste ano de 2024 a MRV alcançou o marco de realizar mais de 500 mil sonhos de casa própria por todo o país. Em João Pessoa temos 13 anos de atuação e, agora, queremos realizar mais 408 sonhos que o Jardim Tropical possibilita”, destaca Alessandro Almeida, diretor comercial e crédito do Nordeste.

André Varela, gestor comercial da MRV na Paraíba, ressalta que as expectativas com este novo empreendimento são altas. “Estamos muito felizes e ansiosos com o lançamento do Jardim Tropical, ele é o nosso segundo empreendimento na região do Altiplano, que cresce absurdamente em João Pessoa. O imóvel surge para atender investidores e famílias, que terão uma oportunidade incrível para realizar o sonho da casa própria”, afirma o gestor.

Mundo da Casa 

Quem quiser personalizar ainda mais o apartamento poderá adquirir  serviços adicionais. Na plataforma Mundo da Casa é possível conhecer e encontrar possibilidades para o seu novo lar, desde conteúdos para se inspirar até benefícios exclusivos para mobiliar, decorar ou  customizar o novo apartamento.

Para quem deseja adquirir uma unidade no empreendimento, estão sendo ofertados três planos de pagamento: linha associativa, que é o financiamento com a Caixa por meio do programa nacional Minha Casa Minha Vida, e linha flex, que é o financiamento direto com a construtora.

Obras de infraestrutura – Com este lançamento, MRV irá investir aproximadamente R$1,5 milhão em obras de infraestrutura urbana na vizinhança do Jardim Tropical, incluindo pavimentação, drenagem de águas pluviais, extensão de rede de água, paisagismo e passeio, facilitando o acesso e o tráfego de moradores, motoristas e pedestres que passam pelo local diariamente. Essas obras construirão para uma melhor qualidade de vida da população da região.

Geração de empregos – Além de movimentar o setor imobiliário e ser uma oportunidade de moradia e investimento, o lançamento do Jardim Tropical também é uma excelente notícia para o mercado de trabalho na Paraíba. A expectativa é que sejam gerados cerca de 150 novos empregos de forma direta e 150 de forma indireta na construção civil.

Ficha Técnica Jardim Tropical

Endereço: Rua Ascendino Toscano de Brito, s/n (Portal do Sol – João Pessoa/PB)

Unidades:

408 unidades

Área Total do Terreno: 25.967 m²

Tipologia das unidades: 

● 1 Quarto com suíte para PCD: 45,60m²

● 2 quartos: 44,14m²

● 2 quartos com varanda: 45,60m²

● Área privativa: de 16,14m² a 60,41m²

Área de lazer:

Piscinas adulto e infantil, espaço gourmet, salão de festas, pet place, academia e playground.

Vagas de garagem:

430 vagas, sendo 410 para carros, 7 para motos e 13 para PCD’s.

Continue Lendo

Negócios

Setor de serviços na Paraíba fecha 1º trimestre com terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O setor de serviços na Paraíba fechou o primeiro trimestre deste ano com alta de 6,3%, terceira maior taxa do País, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (14). O País encerrou o período com alta de 1,2% sobre o ano anterior.

No País, 19 das 27 Unidades da Federação tiveram expansão na receita real de serviços no primeiro trimestre. As maiores taxas foram registradas no Acre (9,9%), Tocantins (8,2%), Paraíba (6,3%), Santa Catarina (5,9%), Amazonas (5,5%) e Minas Gerais (4,4%). Por outro lado,  Mato Grosso (-5,6%), Roraima (-5,3%), Mato Grosso do Sul (-3,8%), Rio Grande do Norte (-3,2%) registraram as maiores taxas negativas do trimestre no País.

ATIVIDADES EM DESTAQUE – Na comparação com o primeiro trimestre do mesmo período de 2023, o setor de serviços registrou expansão na receita real de serviços em quatro das cinco atividades com alta em 54,8% dos 166 tipos de serviços investigados. A contribuição setorial positiva mais importante foi de informação e comunicação, seguido dos demais serviços profissionais, administrativos e complementares; dos prestados às famílias como alojamento e alimentação fora do lar. Já os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram a única queda no primeiro trimestre.

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)  produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Continue Lendo

Negócios

Recorrer à recuperação tributária pode ser uma solução para as empresas; saiba como

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A recuperação de crédito tributário é um processo complexo, mas fundamental para empresas que buscam otimizar suas finanças. Inicialmente, essa operação é realizada através de um levantamento, comparando as apurações fiscais com o fechamento contábil. É importante destacar que a recuperação de crédito tributário evita a bitributação, que é a cobrança dupla de tributos sobre o mesmo fato gerador, é um direito legal das empresas, permitindo que elas utilizem esses valores para abatimento de dívidas e impostos.

Arthur Bettine, diretor da Organize Contabilidade, explica que: “O crédito tributário pode ser recebido diretamente na conta da empresa, embora tenha um prazo de até cinco anos para realizar esse estorno. Além disso, é possível utilizar esse crédito para compensar outros impostos, permitindo que toda a quantia seja aproveitada no mesmo mês.”

O recurso também pode fortalecer a posição financeira das empresas, gerando estabilidade e crescimento sustentável dos negócios. Ao otimizar o fluxo de caixa, promover a estabilidade financeira e preservar relacionamentos comerciais, a técnica impulsiona o crescimento econômico de maneira mais ampla. As empresas podem reinvestir esse capital em iniciativas de crescimento, como expansão, inovação e desenvolvimento de novos produtos. Isso não só fortalece a posição competitiva das empresas, mas também estimula a criação de empregos e o desenvolvimento econômico local e regional.

A aplicação do regime tributário é relativa ao porte das empresas. No caso do lucro real não cumulativo, por exemplo, as empresas podem aproveitar créditos referentes a diversas operações, como créditos por operação, monofásicos e previdenciários. Já no regime do Simples Nacional, o processo é mais simplificado, porém limitado ao regime cumulativo.Os tipos de créditos tributários estão ligados a impostos como IPI, PIS, COFINS e ICMS – este, diretamente relacionado às operações de circulação de mercadorias, enquanto o crédito de PIS e COFINS pode ser gerado a partir de despesas operacionais e insumos.

Arthur ressalta que “A recuperação de crédito tributário é mais comum no meio empresarial, excluindo pessoas físicas. Setores como indústria, transporte, cosméticos e venda por atacado são alguns dos que mais se beneficiam com o processo, devido à natureza de suas operações e às particularidades dos impostos incidentes sobre essas atividades. Por isso, empresas desses setores têm um forte potencial de recuperação tributária, desde que realizem uma análise minuciosa de suas operações e estejam em conformidade com a legislação vigente.”

Bettine relembra que foi através desse recurso que conseguiu recuperar 1,8 milhões de reais de um cliente que estava em dívidas avaliadas em aproximadamente 2 milhões de reais.

Especialistas em Contabilidade Empresarial – Organize Contabilidade
Para maiores informações:
Eneida, Guilherme e Erick
(11) 91356-4848 | [email protected]

Confira imagem:

Continue Lendo