Nos acompanhe

Paraíba

Uma ‘onda’ contra a corrupção: Universidade da Colômbia deve adotar modelo do HackFest

Publicado

em

O modelo do Hackfest Contra a Corrupção, promovido pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (MPPB/NGCSI), deve ser desenvolvido pela Universidade do Norte, com sede em Barranquilla, na Colômbia. A intenção foi formalizada em carta, no início deste mês, e os acertos estão sendo feitos para viabilizar a edição do projeto que já está sendo considerado uma “onda”, com eventos programados, este ano, em vários Estados brasileiros.

O ofício comunicando o interesse da Universidade do Norte em realizar a versão Colômbia 2019 do HackFest foi encaminhado à coordenação do NGCSI, no último dia 7, pela diretora do Centro de Educação Continuada da Universidade do Norte, Elisama Dugarte Coll, e pela decana da Divisão de Direito, Ciência Política e Relações Internacionais, Silvia gloria de Vivo.

As representantes da universidade destacaram que a instituição de ensino superior colombiana está comprometida com o desenvolvimento da região e do país e enfatizaram a relevância de realizar as atividades do HackFest, “que buscam incentivar a participação e a consciência política em uma sociedade fortemente afetada por casos recorrentes de corrupção”. A Universidade do Norte também informa no ofício que está buscando recursos financeiros para desenvolver as atividades propostas pelo projeto.

Projeção nacional

A coordenação do NGCSI informou à equipe da de coordenadores do HackFest sobre a possibilidade da realização do evento na Colômbia e em outros Estados do Brasil, como os que estão sendo pensados para São Paulo (SP), Natal (RN), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG). As articulações já começaram a ser feitas. No ano passado, o HackFest do MPPB serviu de modelo para o Amapá HackFest (realizado em novembro pelo MP do Amapá) e para o Amazon HackFest (realizado em outubro pelo MP do Amazonas).

O HackFest ganhou projeção nacional e foi considerado um modelo de “boas práticas”, pela Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público, que publicou um resumo do projeto no sexto volume da sua revista institucional, lançada em dezembro do ano passado, no Ministério Público de São Paulo. A publicação consta na página 187 da revista, que pode ser acessada no link https://bit.ly/2E8Asem.

A origem

A primeira edição do HackFest foi realizada em 2016, em Campina Grande, numa parceria com a Universidade Federal de Campina Grande. A segunda edição aconteceu na Universidade Federal da Paraíba, em João Paraíba. Na terceira edição, realizada no Espaço Cultural (JP), o evento já tinha se consolidado. Quando chegou à quarta edição, em agosto do ano passado, já reunia dezenas de parceiros, atraindo milhares de participantes à Estação Cabo Branco, na Capital.

O HackFest é um movimento tecnológico cujo propósito é o combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social. É resultado de uma mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas, como gestão pública, tecnologia da informação, contabilidade, administração e direito. O foco da maratona hacker é o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção do controle e conscientização social, principalmente, quanto aos gastos públicos. Na quarta edição, aglutinou a Virada Legislativa, que resultou na formatação de projetos de lei de iniciativa popular.

Doze equipes foram premiadas no IV Hackfest, sendo cinco na trilha das leis (‘Pra elas’, ‘Estamos de olho’, ‘Democracia digital’, ‘Abre aí’ e ‘Lei do Respeito Mútuo’) e sete na trilha de tecnologia (‘Cadê meu remédio’, ‘Lupa na toga’, ‘Não nasci pra ser a outra’, ‘Brasirama’, ‘Focaqui’, ‘Câmara das Deputadas’ e ‘Me diz quem tu és’).

A iniciativa atende diretamente a um dos 10 objetivos estratégicos do MPPB, definidos no Mapa Estratégico vigente da Instituição: “Atuar de forma preventiva e repressiva no combate à corrupção”.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo