Nos acompanhe

Negócios

Privatização de aeroportos: Presidente da Abav se coloca contrário a perda de benefício conquistado

Publicado

em

A preocupação do Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) sobre a decisão do Governo Federal de privatizar os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, cujo leilão vai ocorrer nesta sexta-feira (15) na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), também foi demonstrada pelo presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens da Paraíba (Abav-PB), Bruno Mesquita, que disse ser contrário a qualquer mudança que diminua a capacidade de porte e de estruturação destes aeroportos.

Bruno disse que é preciso esperar o detalhamento das privatizações para que a Abav-PB emita uma opinião mais detalhada a respeito, mas que a entidade é contrária a qualquer diminuição na capacidade de estruturação dos aeroportos. “Estamos aguardando para ter a verdadeira dimensão de como vai ocorrer essas privatizações, por parte das empresas que ganharem, para sabermos os benefícios e malefícios. Mas, claro, se nós perdermos o que já ganhamos no dia a dia dos aeroportos será péssimo para todo mundo”, disse.

Segundo o presidente da Abav-PB, se for para piorar o que já está mais ou menos, ai vai complicar. “Somos totalmente contrários a tirar os benefícios que os aeroportos já têm, portanto, diminuição de voos e aumentar taxas, ai a gente vai, de uma forma coesa, entrar com representação, pedir esclarecimentos e colocar a boca no trombone”.

Sobre a Privatização – Segundo os dados apresentados pelo governo, para a 5ª Rodada de Concessões de Aeroportos, o Bloco Nordeste inclui os aeroportos de João Pessoa, Campina Grande, Recife, Aracajú, Maceió e Juazeiro do Norte. O aeroporto de João Pessoa movimenta 1,4 milhão de passageiros por ano; e o de Campina, 150 mil. Porém, com as concessões esses números poderão cair drasticamente, reagiu o Senador Veneziano Vital do Rêgo, em recente alerta feito na tribuna do Senado.

É que, segundo Veneziano, a concessionária vencedora terá que cumprir algumas obrigações, que preveem adaptações técnicas. Dentre elas, a mudança nos tipos de aeronaves que podem operar nos dois aeródromos paraibanos.

Atualmente, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande são homologados para garantir operação de aeronaves 4C, operadas pelas principais companhias aéreas brasileiras (Latam e Avianca operam com A319, A320 e A321; e a Gol com o Boeing 737-800). Porém, destaca Veneziano, o novo operador aeroportuário terá obrigação de adequar os aeroportos para aeronaves 3C (menores que a atual). “Assim, nestes aeroportos, as grandes companhias aéreas não terão o conforto necessário para operar com suas aeronaves, da categoria maior, a 4C”.

Retirada do ILS de Campina Grande – Outro alerta feito por Veneziano trata do ILS, equipamento conseguido pelo então Senador Vital do Rêgo Filho (hoje Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU). O ILS, equipamento de pouso por instrumento de precisão, foi instalado no aeroporto de Campina Grande para auxiliar manobras de aeronaves em condições adversas, mas nunca chegou a operar em sua plenitude, devido a adequações na pista e na área de escape que nunca foram feitas.

O relato técnico a que Veneziano teve acesso informa que poucos aeroportos no Brasil dispõem de ILS e que o de Campina Grande nunca funcionou de forma plena por conta da “proximidade da Terminal de Passageiros da Pista de Pouso e Decolagem e do Pátio de Aeronaves, ferindo a ‘rampa de aproximação’ do equipamento”.

“Com a obrigatoriedade do operador aeroportuário de adequar todo o sistema de pista e pátio para garantir apenas a operação por instrumentos não-precisão, o aeroporto de Campina Grande corre o risco, mais uma vez, de não garantir o funcionamento pleno deste importante equipamento, conseguido pelo então Senador Vital do Rêgo”, afirmou.

Outro detalhe levantado por Veneziano é que esta será a primeira vez que haverá concessões em bloco, cabendo ao vencedor do leilão administrar todos os aeroportos do respectivo bloco.

No caso do Bloco Nordeste, o aeroporto de Recife, com uma movimentação de 7,8 milhões de passageiros ao ano, será o grande atrativo, o que, fatalmente, desestimulará o vencedor de investir nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande. “Será que o concessionário não irá desestimular as operações nos aeroportos menores, para fomentar a operação no seu aeroporto maior?”, questionou o parlamentar.

Continue Lendo

Negócios

Energisa abre 152 vagas de emprego em diversas cidades da Paraíba; confira oportunidades

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A concessionária de energia elétrica na Paraíba, Energisa, anunciou a abertura de 152 vagas de emprego em diversas cidades do Estado. Entre os municípios com oportunidades estão João Pessoa, Campina Grande, Serra Branca, Solânea, Picuí, Santa Rita, Cabedelo, Teixeira, São Bento, Guarabira, Patos, Alcantil e Esperança.

Dentre as vagas, mais de 30 são destinadas a eletricistas, profissionais essenciais para garantir a eficiência e a segurança na distribuição de energia. As demais vagas abrangem outras diversas áreas, como auxiliar comercial, analista comercial, engenheiro (a) e assistente administrativo.

Para se candidatar, os interessados podem acessar as vagas na plataforma de carreiras da Energisa em https://grupoenergisa.gupy.io/, onde encontrarão informações detalhadas sobre localidade, pré-requisitos, atividades e a opção de inscrição para as vagas desejadas. A empresa também sugere o cadastro do currículo no Banco de Talentos, permitindo assim, que entre em contato quando surgirem oportunidades compatíveis com o perfil do profissional.

A Energisa oferece benefícios como planos de saúde e odontológico, previdência privada, vale-alimentação ou refeição, auxílio creche, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), programas de qualidade de vida e parceria com o Gympass, proporcionando acesso a mais de 18 mil academias no Brasil, entre outros.

Continue Lendo

Negócios

54ª EXPAPI é opção de lazer e cultura neste fim de semana em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Parque de diversões, passeios de pôneis, apresentações de forró pé de serra, feira de artesanato e exposições de animais são algumas das atrações da 54ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (EXPAPI), que acontece no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, até o próximo domingo (26). No espaço também tem a comercialização de produtos regionais, entre eles cachaça, queijo e mel, além da praça de alimentação – Agrofood.

A EXPAPI é uma excelente oportunidade de negócios para o setor agropecuário, a feira oferece diversas opções de lazer para as famílias paraibanas, que buscam um lugar seguro, com proximidade da natureza, animais, comidas regionais, lazer para as crianças, e a oportunidade de acompanhar competições entre raças e torneios leiteiros.

“A exposição está sendo um verdadeiro sucesso e é uma programação imperdível para todas as famílias. O evento oferece uma experiência completa de lazer e cultura, com diversas atrações. Estamos preparados para receber a todos da melhor forma possível e convidamos as famílias paraibanas a aproveitar este fim de semana, aqui na Exposição”, destacou o Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo.

O evento é organizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e conta com parceria da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), Sebrae, Sistema Faepa/Senar-PB, e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), com a expectativa de movimentar cerca de dez milhões de reais.

Continue Lendo

Negócios

Dia do Hambúrguer: Outback Steakhouse celebra a data com opções para todos os gostos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O hambúrguer conquistou o paladar de milhões de pessoas por todo mundo sendo uma opção versátil e saborosa. E aqui no Brasil virou uma paixão nacional! Segundo pesquisa da Kantar de 2023, os brasileiros consomem, em média, mais de 174 mil hambúrgueres por semana – cerca de 25 mil por dia. Só no ano passado, o consumo aumentou em 62%, comparado a 2022. Esse sucesso pode ser atribuído à versatilidade do prato, que se adapta a todos os paladares e preferências alimentares.

E como tudo que é bom merece ser comemorado, essa invenção deliciosa tem um dia só para ele: 28 de maio. A data é uma homenagem a um dos pratos mais populares do mundo e à invenção da versão clássica, que se tornou um ícone na culinária em todo o mundo.

No Dia do Hambúrguer deste ano, o restaurante Outback Steakhouse está preparado para celebrar o momento em grande estilo e transformar suas refeições em experiências memoráveis, oferecendo opções irresistíveis de hambúrgueres e acompanhamentos para atender a todos. Com opções deliciosas, desde os clássicos até criações únicas, com opções de frango, carne e vegetarianas, veja abaixo os destaques:

The Outbacker Burger, Picanha Bloomin’ Burger e Veggie Blue Cheese Burger

Entre as opções servidas pelo Outback Steakhouse, o queridinho The Outbacker Burger é o clássico favorito no restaurante, com um hambúrguer acompanhado de queijo, tomate, alface, maionese. Para aqueles que gostam de conhecer novos sabores, o Picanha Bloomin’ Burger garante o Bold Flavor com um hambúrguer 100% picanha no pão tipo brioche, com pétalas de Bloomin’ Onion, bacon grelhado e molho Flame, servido com nosso queijo tipo emmental e mix de queijos, finalizado com Smoked Mayo. Já para os que optam por versões vegetarianas, o Veggie Blue Cheese Burger é uma ótima opção, um hambúrguer vegetariano empanado com mix de queijos derretidos, molho gorgonzola e salada.

 

 Na Paraíba, o Outback Steakhouse possui duas unidades:

Continue Lendo