Nos acompanhe

Paraíba

Acauã: MPF cobra do Governo da Paraíba políticas públicas para 900 famílias impactadas com barragem

Publicado

em

As seis comunidades atingidas pela construção da barragem de Acauã, no agreste paraibano, receberão, a partir da próxima segunda-feira (8), a visita de técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) que farão levantamento da situação das famílias para nortear políticas públicas que serão aplicadas. A visita é resultado de tratativas do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), com o Governo da Paraíba, em favor das cerca de 900 famílias impactadas diretamente pela construção da barragem há quase 20 anos.

Os técnicos da SEDH vão mapear a quantidade de famílias e quais as vocações delas para o trabalho, seja agricultura, comércio, artesanato etc. O levantamento terá início pela comunidade do Costa e vai se estender para as demais – Pedro Velho, Riachão, Água Paba, Cajá e Melancia. Das seis comunidades, a do Costa é a que está em situação de maior vulnerabilidade social e violação de direitos humanos.

Dentre as tratativas do MPF com o governo estadual está uma possível viabilização do Projeto Cooperar para as comunidades atingidas. O projeto tem foco na redução da pobreza por meio do desenvolvimento sustentável em áreas rurais da Paraíba. Será marcada reunião com a equipe do Cooperar para discutir potenciais projetos nas comunidades. Também há a perspectiva de o governo disponibilizar recursos do Programa Empreender (política pública de microcrédito) para as comunidades impactadas, informa publicação do MPF.

Outra possibilidade ventilada nas tratativas é o apoio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) às famílias atingidas que quiserem trabalhar com o crédito fundiário. A Empaer se dispôs a pesquisar áreas de desapropriação em regiões mais próximas da água, que possibilitem atividades de agricultura, tendo como norte a proposta de realocação, no modelo agrovila.

No dia 2 de abril, representantes do Movimento dos Atingidos pela Barragem de Acauã (MAB) reuniram-se com a titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano para planejar o levantamento das famílias atingidas pela construção da barragem. No mesmo dia, os integrantes do MAB também se reuniram com a gerência do Programa PróAlimento Paraíba para articular a distribuição do cartão alimentação às famílias.

Em 28 de março de 2019, representantes das seis comunidades atingidas pela construção da barragem de Acauã participaram de reunião com o governador João Azevedo e secretários estaduais, na granja do governador. A reunião, articulada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, também teve a participação da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública Estadual.

Barragem de Acauã – O início da construção da barragem remonta aos anos de 1980. Sua fase final somente ocorreu por volta de 1999, sendo efetivamente concluída em agosto de 2002. Devido a fortes chuvas, após dois anos de construída, a barragem atingiu seu nível máximo, causando danos para os moradores que ainda se encontravam dentro da área a ser alagada. Estudos realizados indicavam que demoraria, pelo menos, cinco anos para a cheia ocorrer.

O empreendimento causou o deslocamento de cinco mil pessoas – cerca de 900 famílias que viviam às margens do rio Paraíba. Até hoje famílias vivem em situação de penúria devido ao isolamento, falta de moradias, de saneamento básico e de abastecimento d’água.

Inquérito Civil nº 1.24.000.000523.2014-72

Continue Lendo

Paraíba

Comunidades em São Bento terão melhorias no abastecimento de água com construção de novo sistema

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As comunidades Taquarituba e Colinas do Sul, localizadas na cidade de São Bento, serão beneficiadas com melhorias no abastecimento de água. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) resultou nas obras de construção de um novo sistema de abastecimento.

Neste sábado (18/05), o prefeito Doutor Jarques (PSB), ao lado do superintendente da Funasa, Osvaldo Balduino, vistoriaram o progresso das obras do equipamento.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

“Ouvir a criança é proteger”: data marca a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é uma difícil tarefa para o poder público e a sociedade no geral. Proteger a infância das crianças e garantir que não sejam violados os seus direitos é o intuito da campanha marcada neste dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. Por esta razão, a data ficou estabelecida como o dia em combate a este delicado tema.

A pré-candidata à vereadora e gestora em saúde, Alyne Moreira (Agir 36), reforçou a importância de ouvir as crianças e protegê-las. “Proteger a inocência das nossas crianças é proteger o nosso futuro. Nada é mais repugnante do que retirar delas essa fase tão importante e feliz da vida que é a infância. Estarei sempre nesta trincheira”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil bolsas para cursos preparatórios para as certificações CPA-10 e CPA-20, credenciais mínimas para trabalhar no mercado de investimentos e produtos financeiros, ambas concedidas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Após a inscrição, os candidatos realizarão um teste de conhecimentos gerais, que concederá aos 3 mil mais bem ranqueados o curso online preparatório da Rafael Toro. As inscrições podem ser feitas até 27/05/2024 na plataforma Santander Open Academy. Para participar, basta ser maior de 18 anos, estar cursando ou ser graduado ou pós-graduado em qualquer área.

Após a fase preliminar, será aplicado um simulado da prova da Anbima pela Academia de Finanças Rafael Toro, e os 1,8 mil participantes com melhor performance serão contemplados com vouchers para realizar a prova para o CPA-10 ou para CPA-20, custeada pelo Santander. “É por meio de iniciativas como esta que o Santander Universidades capacita profissionais de todas as idades, independentemente de sua formação ou estágio de carreira. Queremos fomentar um mercado capaz de atuar em todas as frentes do segmento financeiro, democratizando o conhecimento necessário que credencia pessoas como assessores de investimentos,” afirma Marcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Os alunos terão acesso aos conteúdos por 2 meses, e até 1 mês para ativar o voucher na plataforma Academia Rafael Toro e realizar a prova no site da ANBIMA que abordará temas como renda variável, renda fixa, derivativos, fundos de investimento e princípios básicos de economia e finanças. As certificações CPA-10 e CPA-20 são pré-requisitos para quem deseja atuar no mercado financeiro com distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de investimento. Para se candidatar a vagas de assessor de investimento AAA, do Santander, a CPA-20 é obrigatória.

▪︎ Santander e seu apoio a Educação Superior
O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026.

Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Foram entregues no Brasil mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela plataforma Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro.

Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’.

Continue Lendo