Nos acompanhe

Paraíba

Calvário: Quase um mês após a prisão, começa esfriar estratégia de defesa dos aliados de Livânia

Publicado

em

Quando presa pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), na terceira fase da Operação Calvário, que identificou organização criminosa responsável por desvio de recursos da saúde pública através de contratos com a Organização Social Cruz Vermelha, a ex-secretária de Estado, Livânia Farias, passou a contar com que parecia ser o apoio incondicional de aliados, tendo o próprio ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) discursado em “praça pública” e proclamado “ninguém solta a mão de ninguém”.

À época da prisão, todos os defensores/aliados de Livânia, o próprio governador João Azevedo, o ex Ricardo Coutinho e também parlamentares na Assembleia Legislativa foram taxativos ao afirmar que Livânia precisa ser ouvida para que pudesse apresentar sua versão dos fatos e provar sua inocência. No último dia 27, Livânia teve a oportunidade de ser ouvida pelo Ministério Público da Paraíba, mas optou pelo silêncio.

A clara falta de sintonia entre a defesa jurídica e a defesa política de Livânia Farias caiu como um “balde d’água” entre os aliados políticos. No executivo, João Azevedo não toca mais no assunto. O ex, Ricardo Coutinho, anda mais preocupado em processar jornalistas. Na Assembleia, deputados cuidam de “limpar a própria barra”. Muitos, inclusive, andam sumidos, quase não comparecem mais às sessões.

Entre os poucos socialistas que são vistos diariamente na Casa de Epitácio Pessoa, o deputado estadual Ricardo Barbosa, líder do governo na Assembleia Legislativa, conversou com o RádioBlog. “O que me compete como líder do governo, eu tenho dito, não defendo o indefensável. Defendo aquilo que minhas convicções me permitem fazê-lo”, disse. “Não estou fazendo defesa de nome, estou fazendo defesa de projeto. Esse projeto comandado pelo governador João Azevedo, foi comandado por oito anos pelo ex-governador Ricardo Coutinho, é exitoso do ponto de vista dos resultados e da melhoria da qualidade de vida dos paraibanos, isso o que defendo. No mais, compete aos órgãos investigativos fazê-lo e a medida que esses fatos forem surgindo a gente vai tomando os posicionamentos que se fizerem necessário na Casa”, completou.

Confira a entrevista:

Continue Lendo

Paraíba

Emerson Panta anuncia concurso com 100 vagas para criação da Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Santa Rita divulgou nesta segunda-feira (06), a abertura do tão aguardado concurso público para a criação da Guarda Civil Municipal. Sob a liderança do prefeito Emerson Panta, a iniciativa visa fortalecer a segurança pública no município.

O concurso oferece 100 vagas, sendo 40 para contratação imediata e 60 para cadastro reserva. Os candidatos passarão por um processo seletivo rigoroso, incluindo exame intelectual, exame médico, teste físico, investigação social e curso de formação.

As inscrições iniciam no próximo dia 15 de maio e se estendem até o dia 20 de junho. Essas e demais informações podem ser vistas no edital do concurso.

“A criação da Guarda Civil Municipal é uma medida crucial para reforçar a segurança em Santa Rita. Estamos empenhados em garantir a proteção e o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou Panta.

Esse é um projeto que sonhamos juntos, e hoje, estamos podendo anunciar e evidenciar a importância de levar mais qualidade para o nosso povo”, finalizou.

O Secretário Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ardnildo Morais, destacou a importância do concurso: “Com a formação da Guarda Civil Municipal, teremos uma equipe dedicada e capacitada para atuar na preservação da ordem pública e na promoção da segurança em nossa cidade”.

O edital do concurso está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Santa Rita, e as inscrições estarão abertas a todos os interessados em contribuir para a proteção da comunidade.

Continue Lendo

Paraíba

Deputada defende medidas contra evasão escolar e pela alfabetização na idade certa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante a 19º Sessão Ordinária da Casa de Epitácio, na manhã desta terça-feira, 07 de maio, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), repercutiu o sucesso do lançamento do Programa ‘Pé de Meia’, na Paraíba.

A parlamentar reforçou a importância de políticas públicas eficientes, no combate à evasão escolar, principalmente, após a pandemia. “A poupança do Ensino Médio irá beneficiar, só na regional de Patos, cerca de oito mil jovens, que estão no Ensino Médio. Temos convicção de que este incentivo colherá significativos frutos, transformando o futuro e a realidade de milhares de famílias paraibanas e brasileiras”, comemorou.

O lançamento do programa Pé de Meia, ocorreu na última quinta-feira, 02 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana e do governador João Azevêdo (PSB).

Alfabetiza Mais Paraíba

Ainda na tribuna, a parlamentar sertaneja destacou um ano de implantação do programa ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Na próxima quinta-feira, o governador João Azevêdo irá prestar contas e celebrar um ano de implantação deste programa, que junto com o Pé de Meia, tornam-se dois grandes programas de referência na educação paraibana. Não podemos permitir que alunos saiam do ensino fundamental e cheguem ao ensino médio, com dificuldade na leitura, compreensão de textos, e na escrita”, completou Francisca.

O Alfabetiza Mais Paraíba tem investido, desde 2023, cerca de R$ 23 milhões, em regime de colaboração com os 223 municípios paraibanos, através de atividades técnicas e estratégias pedagógicas.

Ouça o pronunciamento:

Continue Lendo

Paraíba

Luiz Couto confirma que GTE do PT se reunirá nesta quarta para definir o rumo da legenda em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Luiz Couto (PT) confirmou na manhã desta terça-feira (07/05) que o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores discutirá nesta quarta-feira (08/05) os rumos da legenda na Paraíba com vistas às Eleições 2024.

A reunião havia sido marcada para a segunda-feira (06/05), porém, foi decidido que João Pessoa entraria na pauta apenas na primeira data subsequente.

Couto, que trabalha pela escolha do nome do deputado estadual Luciano Cartaxo para ser o representante da legenda no pleito deste ano em João Pessoa, busca a derrubada do nome da deputada estadual Cida Ramos que, após a desistência pública de Cartaxo, é a única pré-candidata legítima na disputa interna da legenda para ser o nome do PT na corrida eleitoral do mês de outubro próximo.

Continue Lendo