Nos acompanhe

Paraíba

Empreender: “Esse cabra foi um dos maiores perseguidores da imprensa”, diz Nilvan sobre Ricardo

Publicado

em

Ao comentar, na última semana, relatório da Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba, que aponta abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014, por meio do Programa Empreender Paraíba, para garantir a reeleição do então governador Ricardo Coutinho (PSB), o radialista Nilvan ferreira, do radiofônico Correio Debate, da 98,3 FM, disparou: “Esse cabra foi um dos maiores perseguidores da imprensa”.

Assista ao vídeo:

Em 2018, o procurador Regional Eleitoral, Victor Veggi, deu parecer pela cassação do governador e da vice-governadora, Lígia Feliciano e opinou pela inelegibilidade de Ricardo e Lígia, além de Francisco Gonçalves, Márcia Lucena, Waldson Souza, Tárcio Pessoa, Antônio Albino e Renato Feliciano.

De acordo com relatório, o número de contratos celebrados pelo Empreender-PB com pessoas físicas cresceu 77,99% no ano das eleições, em relação aos acordados no ano anterior. Já o montante financeiro utilizado em 2014 foi maior 87,21% se comparado com 2013.

Os recursos liberados por meio do Empreender-PB, a título de empréstimo, foram de R$ 16,5 milhões em 2013 e de R$ 28,5 milhões no ano em que aconteceu a eleição para o governo do Estado.O Governo do Estado teria aumentado em 744% o valor de financiamentos concedidos, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na lista de recebedores estão agentes políticos a exemplo de vereadores e até uma vice-prefeita.

TRE pede pauta para julgamento

O Tribunal Regional Eleitoral marcou, para a próxima quinta-feira (11), o julgamento da AIJE do Empreender que, originalmente, pedia a cassação do ex-governador Ricardo Coutinho. O TRE programou a pauta a pedido do desembargador José Ricardo Porto, relator do processo.

Mesmo já fora do mandato, a ação deve ser julgada e, se for condenado, o ex-governador poderá ser punido com a inelegibilidade por oito anos, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa.

A AIJE foi protocolada pelo Ministério Público Federal, nas eleições de 2014, teve como primeiro relator o juiz Tércio Chaves, seguido pelo desembargador João Alves. Depois passou, na sequência, por Maria das Graças Guedes, Romero Marcelo, Carlos Beltrão e, finalmente, José Ricardo Porto.

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo

Paraíba

Branco Mendes afasta ruídos entre o Republicanos e Governo do Estado: “estamos de bem”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Branco Mendes (Republicanos), afastou qualquer possibilidade de ruídos entre o partido e o Governo do Estado. Ele afirmou, nesta quinta-feira (09/05), que possíveis conflitos já foram superados. “Estamos de bem”, disse

A crise iniciou com a insatisfação dos deputados do Republicanos com o secretário de Educação, indicado pelo partido para a pasta. Alguns, inclusive, chegaram até a pedir a demissão de Roberto Souza. O secretário recebeu elogios do governador João Azevêdo (PSB) e se manteve no cargo.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Branco declarou, ainda, que da parte dele nunca houve atritos com o governo.

“De minha parte eu nunca tive problema com o governo, mas lhe digo se, algum arranhão existiu dentro do Republicanos isso é passageiro. Estamos de bem, Republicanos e governo”, ressaltou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia se torna ponto de arrecadação de doações para vítimas do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em momentos de crise, a solidariedade é mais que uma palavra: é uma ação. Inspirada por esse espírito, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lança uma campanha urgente de arrecadação de donativos para auxiliar as vítimas dos recentes desastres naturais no Rio Grande do Sul.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destaca que o empenho da Casa Epitácio Pessoa vai além da arrecadação de roupas e alimentos. Ele revelou que os servidores e parlamentares vão contribuir financeiramente, com descontos diretamente de suas folhas de pagamento.

“Entre as oito da manhã e as cinco da tarde, de segunda a sexta-feira, os paraibanos podem deixar sua contribuição na Sede do Poder Legislativo Paraibano. Entre os itens mais necessários e urgentes neste momento estão alimentos não perecíveis, ração animal, roupas em bom estado de conservação, água potável e material de higiene pessoal”, frisou Adriano.

A arrecadação já começou e quem desejar ajudar basta direcionar sua doação à sede do Poder Legislativo, na Praça João Pessoa, Centro da Capital.

Esses itens são essenciais para atender às necessidades imediatas das famílias afetadas, que enfrentam um momento de extrema dificuldade.

Transporte dos Donativos

Em uma parceria com a Azul Linhas Aéreas e a Gol, todos os donativos recolhidos serão enviados diretamente para as áreas afetadas no Rio Grande do Sul. Esta colaboração logística é crucial para garantir que a ajuda chegue rapidamente a quem precisa.

“Essa não é apenas uma campanha, mas um movimento de irmandade e empatia. É um momento para mostrar que, mesmo distantes, estamos unidos em apoio aos nossos irmãos do Sul”, afirmou. “A participação de cada cidadão é fundamental e pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, resumiu o presidente da ALPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Eu não tenho objeção a participar”, diz secretária sobre convite para audiência na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovar, nesta quarta-feira (08/05), um requerimento que transforma convocação dos secretários de Educação do Estado em convite, a executiva da pasta, Pollyanna Loreto, afirmou que independente do grau de solicitação, comparecerá à Casa para prestar os esclarecimentos.

Leia mais: Tangente: ALPB aprova requerimento e desobriga participação de secretários de Educação em sabatina 

Pollyanna havia sido convocada no fim do mês passado para participar de uma sabatina pelos deputados no plenário da ALPB. O intuito da audiência seria tratar as demandas da Educação na Paraíba e alguns descontentamentos dos parlamentares. No entanto, a secretária não compareceu à oitiva alegando agenda previamente marcada em São Paulo.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (09/05), a gestora afirmou não haver impedimentos para ser sabatinada na Assembleia.

“Como convocação ou como convite, eu não tenho nenhuma objeção a participar. Sem nenhum problema, acho que é um processo democrático e a gente como gestor público estamos à disposição e trabalhando com transparência para prestar quaisquer esclarecimentos”, declarou.

Ouça:

Continue Lendo