Nos acompanhe

Negócios

Operação “Gestores em Ação” constata irregularidades em transportadoras na Grande João Pessoa

Publicado

em

As empresas transportadoras, localizadas na Grande João Pessoa, foram alvo da 5ª etapa da operação ‘Gestores em Ação’ da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). Durante a operação, 15 equipes de auditores fiscais, em cargo de gestão, fiscalizaram, simultaneamente, 20 transportadoras que haviam realizado cerca de 1.500 liberações de mercadorias com pendências, no primeiro semestre. A principal irregularidade constatada foi liberar mercadorias que estavam sob a responsabilidade das empresas sem o pagamento tributo.

A operação, que foi coordenada pela equipe da Gerência Regional do 1º Núcleo da Sefaz, com sede em João Pessoa, contou com a participação de 47 auditores fiscais, que estão em cargo de gerente (regional, executivo e operacional) nos cinco núcleos regionais da Sefaz, além da equipe da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal. O objetivo da quinta rodada do programa ‘Gestores em Ação’ foi verificar o cumprimento das obrigações oriundas da condição de fiel depositária de mercadorias ou de bens por parte das transportadoras, detentoras do Regime Especial Fronteira Livre.

Descumprimento da obrigação – O secretário executivo da Receita da Sefaz, Bruno Frade, que participou diretamente da operação ‘Gestores em Ação’, explicou que as empresas transportadoras, detentoras de regime especial ‘Fronteira Livre’, não poderiam liberar mercadorias com pendências, como, por exemplo, a falta de pagamento do tributo.

“As transportadoras como fiéis depositárias deveriam cumprir a legislação do regime especial, que prevê a retenção das mercadorias em seus depósitos com alguma pendência ou irregularidade, antes de concluir a operação de entrega das mercadorias aos destinatários finais. A operação, que teve como base o levantamento prévio minucioso da equipe da 1ª Região da Sefaz, coordenado pelo gerente Regional do 1º Núcleo, Marco Aurélio Fonseca, apoiado pelo gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, Felipe Lauritzen, que comprovou que as 20 empresas transportadoras estavam descumprindo a legislação do regime especial. Diante da constatação nos estabelecimentos, as transportadoras ficarão sujeitas a autuação por descumprimento de obrigação acessória (liberação da mercadoria com o tributo pendente). Em última situação, caso não haja o pagamento e o saneamento desses débitos e pendências junto à Sefaz, essas empresas poderão perder o regime especial Fronteira Livre, que traz uma série de benefícios. Continuaremos atentos ao segmento de transportadoras para coibir irregularidades nessas liberações”, apontou.

Prazo para cumprir as comprovações – Durante a operação dos ‘Gestores em Ação’, as equipes notificaram as 20 transportadoras fiscalizadas mediante as irregularidades encontradas. Elas deverão comparecer à Gerência Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito até o dia 30 de agosto. Caso contrário, as transportadoras serão autuadas pelo descumprimento de obrigação acessória sob pena de aplicação da aplicação da penalidade de 100 Unidades de Referência Fiscal da Paraíba (UFR-PB) e limitado a 20% do valor da mercadoria. Cada UFR-PB atualmente custa R$ 50,48.

Avaliação dos ‘Gestores em Ação’ – Na avaliação do secretário executivo da Receita da Sefaz, Bruno Frade, os resultados da primeira rodada das cinco operações realizadas pelo programa Gestores em Ação“ foram excelentes.O secretário parabenizou a participação “entusiasta das equipes dos gestores em mais uma etapa em João Pessoa” e voltou a destacar inovação do programa.

“A presença de todos os auditores fiscais, em cargo de gestor nas cinco gerências regionais na operação, busca aproximar os gerentes do papel finalístico ou precípuo da carreira do auditor fiscal, que é a fiscalização. Outro ponto importante é que ao trocar o conforto de nossas salas e gabinetes por coletes de auditores fiscais em estabelecimento e no trânsito, melhora a visão prática do gestor para aperfeiçoar a fiscalização para tomadas de decisão mais assertivas. Ou seja, durante a operação, os gestores voltam a vivenciar a prática da fiscalização e, ao mesmo tempo, observam as necessidades de possíveis melhorias no ato da execução da fiscalização, sejam por limitações no campo de pessoal ou de estrutura“, apontou.

Quinta etapa fecha a primeira rodada – O programa inovador ‘Gestores em Ação’ encerrou a primeira rodada de operações nos cinco Núcleos Regionais da Sefaz. A operação já percorreu as cidades de Patos (sede da 4ª Gerência Regional);Sousa (sede da 5ª Gerência Regional); Guarabira (sede da 2ª Gerência Regional); Campina Grande (sede da 3ª Gerência Regional) e encerrou o programa com a deflagração da operação em João Pessoa,sede da Gerência Regional do 1º Núcleo da Sefaz.

Unidade do Fisco Estadual – O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, avaliou que a operação ‘Gestores em Ação’ tem demonstrado, antes de tudo, a unidade do Fisco Estadual ao realizar uma ação conjunta envolvendo as cinco regionais, valorizando o trabalho da fiscalização para coibir irregularidades e sonegação fiscal. “Esta operação tem um significado especial, pois mostra a dedicação dos colegas auditores, que estão à frente das gestões regionais e de outras gerências, comprometidos com a Sefaz e com a própria carreira de auditor fiscal, que continua sendo a única autoridade tributária para atuar dessa forma. Enfim, quero aqui parabenizar os colegas gestores auditores fiscais com a realização dessa primeira rodada da operação inovadora para atual gestão”, finalizou.

Continue Lendo

Negócios

Sine-PB divulga mais de 460 oportunidades de trabalho em 11 municípios paraibanos a partir de segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (13), disponibiliza 461 vagas de emprego, em 11 municípios paraibanos. Em João Pessoa, serão ofertadas 231 vagas, o maior número de oportunidades, se destacando os cargos de pedreiro com 15 vagas, 12 vagas para balconista de açougue e para operador de caixa 50 vagas disponíveis. As demais vagas estão distribuídas nos postos das cidades de Campina Grande, Bayeux, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Guarabira, Mamanguape, Cabedelo, Conde.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas em João Pessoa ainda estarão disponíveis vagas para atendente do setor de frios e laticínios (12), costureira em geral (10), empacotador a mão (10) e encanador (8), entre outras.
Na cidade de Campina Grande, serão 100 vagas, sendo carpinteiro (10), pedreiro (20), chapeiro (13), armador de estrutura de concreto (10), sendo estas as profissões com o maior número de oportunidades disponíveis.

Já em Santa Rita, serão oferecidas 53 vagas de emprego, das quais 20 para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 12 para auxiliar de logística e 10 para oficial de serv. gerais na M. de Edificações.

O Sine estadual de Guarabira vai oferecer oito vagas de emprego, delas, três para vendedor pracista, para emprego doméstico nos serviços gerais (duas), consultor de vendas (duas) e mais uma vaga para vendedor pracista com experiência de 6 meses e que possua CNH.

A cidade de Patos terá 14 vagas. A vaga de destaque vai para vendedor em domicílio com cinco oportunidades, e as demais são para vendedor de informações comerciais, motorista de caminhão, consultor de vendas, assistente administrativo, ajudante de carga e descarga de mercadoria e por último duas vagas para operador de caixa.

Já em São Bento, das nove vagas disponíveis, para consultor de vendas são duas, para ins-rep. de linhas de comunicação de dados são duas vagas, já atendente de farmácia – balconista, vendedor interno, vendedor pracista, recepcionista em geral, auxiliar de estoque, uma vaga para cada cargo.

Em Mamanguape, são 11 vagas disponíveis, com destaque para o cargo de vendedor de consórcio com sete vagas, empregado doméstico diarista, mecânico de m. de máquinas agrícolas, motorista de caminhão- guincho pesado com munk e eletricista de ins de veículos automotores, uma vaga para o cargo.

As 24 vagas disponíveis para o município do Conde, estão distribuídas para auxiliar de logística, ofertando 11 vagas, 10 para auxiliar de linha de produção, duas vagas para conferente de logística e uma para mecânico de manutenção de caminhão a diesel.

Ainda há sete vagas no posto Sine-PB – Cabedelo, que estão assim distribuídas: três para atendente de lanchonete, duas para técnico em manutenção de máquinas, para montador de estruturas de metálicas e técnico em segurança do trabalho, uma vaga para cada cargo. Para o município de Bayeux, são disponibilizadas três vagas para os cargos de marceneiro, montador e serralheiro, sendo uma vaga para cada. Já para Sapé uma vaga para tecnólogo em designer gráfico.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 3253-2818
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Negócios

BMB em João Pessoa vai ter oportunidades de negócios no setor imobiliário

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O segundo ano do Salão de Imóveis da Multifeira Brasil Mostra Brasil já está garantido. A informação foi confirmada pelo diretor geral da BMB, Wilson Martinez, que vai fazer o lançamento oficial do evento na próxima quarta-feira em João Pessoa.

O Salão de Imóveis ocupará uma área de 2.000m² e, assim como no ano passado, vai trazer a todos os visitantes da BMB oportunidades de negócios no setor imobiliário. “Estamos fechando mais detalhes das parcerias em torno do Salão para anunciarmos no lançamento”, adiantou Martinez.

Por ser um evento multisetorial, a Brasil Mostra Brasil comporta diversos segmentos em suas edições. Ao longo de quase 30 anos de existência o público já espera por algumas atrações como o artesanato internacional, o segmento de lazer e diversão infantil, além da Mostra Militar.

Lançamento

As primeiras novidades da edição de 29 anos do evento vão ser detalhadas durante o lançamento da BMB 2024 na próxima quarta, dia 15, num almoço para jornalistas, influenciadores digitais e parceiros convidados.

A Brasil Mostra Brasil vai acontecer na Capital Paraibana de 05 a 14 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa. A expectativa é de mais de 100 mil visitantes nos 10 dias do evento.

Continue Lendo

Negócios

Dia das Mães: Pão de Açúcar traz sugestões de presentes com ofertas em diversos itens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Dia das Mães se aproxima e a busca pelo presente ideal, também. Seja com um bom vinho, deliciosos chocolates, ou mesmo as tradicionais flores, o importante é não deixar a data passar em branco. Por isso, o Pão de Açúcar já se preparou para atender aos clientes nesta data: com uma variedade de opções que incluem vinhos para todos os gostos, chocolates suíços e arranjos florais, a rede dispõe de diversos itens para fazer do Dia das Mães uma data cheia de felicidade.

Para as amantes de vinho, o Pão oferece até 70% de desconto em sua seleção da categoria. A oferta estará disponível apenas no app Pão de Açúcar Mais e no site www.paodeacucar.com na terça e quarta-feira (07 e 08 de maio). Já nas lojas físicas, a promoção acontece de sexta e sábado (10 e 11 de maio). Entre os destaques estão o Espumante Freixenet Carta Nevada, o Vinho tinto Italiano Monalisa Toscana Rosso e o Vinho rose Chileno Le Piu Belle.

Complementando a experiência gastronômica, a dica é escolher vinhos e harmonizar com diferentes pratos. O Vinho Verde Club des Sommeliers, por exemplo, é perfeito para acompanhar peixes e canapés, enquanto os espumantes brasileiros Amitié Moscatel e Pizzato Demi Sec são ideais para degustar com sobremesas.

As mães que não dispensam um bom chocolate vão adorar os chocolates suíços da linha premium da Qualitá, marca exclusiva da rede, que conta com variedade de sabores, incluindo Chocolate amargo 74% cacau, Chocolate ao leite, Chocolate ao leite com caramelo salgado e Chocolate ao leite com gianduia, perfeitos para apreciar após o tradicional almoço de Dia das Mães.

Para quem prefere manter a tradição de presentear com flores, o Pão de Açúcar oferece uma variedade de opções, como astromélias, avalanche branca, orquídea multiflora e rosa samourai. A rede está oferecendo descontos exclusivos na seção de jardinagem, com todos os produtos com +20% de desconto de 10 a 12 de maio para pagamento no Cartão do Pão. Para ter o desconto é necessário ativar no app Cliente Mais na aba ‘descontos’. Vale ressaltar que ao ativar o desconto no app Pão de Açúcar Mais e pagar com o cartão da rede, os clientes ganham +20% de desconto nos vinhos, espumantes e nos produtos Qualitá. Além disso, os clientes que também tiverem cadastro na Stix e comprarem R$ 40 em bombons ganharão 300 pontos stix, e 600 pontos comprando R$ 120 em vinhos. Os pontos podem ser trocados por produtos ou utilizados como descontos em compras futuras.

Continue Lendo