Nos acompanhe

Paraíba

Bruno Cunha Lima coordena reunião para definir ações e atividades do Setembro Amarelo

Publicado

em

As mais diversas instituições públicas e privadas de Campina Grande estão irmanadas em prol de ações preventivas contra o suicídio.

Para tanto, na manhã desta quarta-feira, 04, no Teatro Paulo Pontes, sob o comando do secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Bruno Cunha Lima, os representantes destes órgãos e entidades trataram da programação a ser desenvolvida durante o Setembro Amarelo – Campanha de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com o secretário, a finalidade do encontro foi estabelecer uma agenda para o Setembro Amarelo, campanha instituída pela Lei Municipal 7.010/2018, de autoria do vereador João Dantas, que tem como objetivo ajudar na prevenção ao suicídio através do desenvolvimento de ações destinadas à população do Município.

Bruno Cunha Lima considerou a reunião bastante proveitosa, levando-se em conta o interesse despertado junto aos diversos segmentos sociais representados durante o encontro.

Segundo ele, todas as instituições participantes demonstraram interesse em promover ações de conscientização à população contra o suicídio e em favor da plena valorização da vida.

Já o vereador João Dantas agradeceu ao secretário Bruno Cunha Lima pela sensibilidade e a todos que fazem a PMCG.

Segundo ele, “por muito tempo as pessoas tiveram a famigerada e repugnante ideia de que a depressão era uma demonstração de fraqueza, no entanto, trata-se de uma doença, a qual pode gerar consequências desastrosas como o suicídio, que aumentou consideravelmente entre os adolescentes. Assim, convém discutir as principais causas da depressão entre os jovens e adultos”, destacou.

Atividades

Entre as diversas iniciativas já programadas para acontecerem até o final de setembro, destacam-se a realização da Corrida pela Vida ou Primeira Corrida Feliz (dia 15), lançamento da campanha contra o feminicídio (dia 10), Dia Mundial sem Carro (dia 22), Psicoarte da Uninassau (dia 23), atividades do “Diga não ao Suicídio” na Praça da Bandeira (dia 21), palestra na Associação Campinense de Imprensa sobre o papel social dos jornalistas na prevenção ao suicídio (em data a ser definida), programação do Espaço de Psicologia “Vivamente” (durante todo o mês), além de muitas outras atividades que serão divulgadas nos próximos dias.

Conforme Bruno, será montada uma agenda completa de todas estas programações, o que, em sua visão, vai contribuir para despertar a sociedade sobre a grave questão do suicídio e de como combatê-la.

“O papel do poder público na promoção de políticas públicas dessa natureza é de fundamental importância, sobretudo diante do crescimento das taxas de suicídio no país. Portanto, tal campanha é relevante e em Campina Grande já vislumbramos que a sociedade está unida em torno deste desafio”, afirmou.

Presenças – Além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, universidades (Unifacisa e Uninassau), estiveram presentes, entre outras, as seguintes autoridades: Rodolfo Gaudêncio (secretário municipal de Educação); Teles Albuquerque (Sejel); vereador João Dantas; pastor Clélio Cabral (OMEBE); Marli Castelo Branco (Coordenadoria da Mulher); Antônio Nunes (ACI); Marcos Alfredo (Codecom); psicóloga Cristina Costa (Espaço de Psicologia Vivamente); Daniel Araújo (STTP); Erasmo Rafael (Teatro Municipal); Joelma Martins (Semas); escritora e advogada Mabel Amorim; Socorro Carvalho Elisiário (Diocese) e Sandra Araújo (Saúde).

Continue Lendo

Paraíba

Praia Limpa: Bar do Cuscuz é fechado temporariamente após novas irregularidades serem encontradas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Bar do Cuscuz (BDC), localizado no bairro do Cabo Branco, foi autuado e embargado na manhã desta quarta-feira (15/05) em João Pessoa. A informação foi confirmada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

O estabelecimento foi fechado temporariamente após novas irregularidades serem constatadas durante a fiscalização da operação Praia Limpa, realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Cagepa e Semam.

Segundo o Bar do cuscuz a autuação é injusta e será comprovada na Justiça, caminhões de lixo seriam o verdadeiro culpado.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

“Só existe uma pré-candidatura posta que é a minha”, afirma Cida Ramos em meio a definições no PT

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em meio a encontros e reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e da executiva nacional do PT para definir o posicionamento do partido nas eleições deste ano em João Pessoa, a deputada estadual Cida Ramos afirmou nesta quarta-feira (15/05) que só há a pré-candidatura dela colocada na legenda.

O GTE se reúne nesta quinta-feira (16/05) para traçar o encaminhamento da decisão para a executiva nacional do PT que, por sua vez, deliberará ou não a respeito, e divulgará o resultado final na segunda-feira (20/05).

Além de Cida, outro deputado do partido, Luciano Cartaxo, busca ser o nome para disputar às eleições na Capital. No entanto, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Cida afirmou que internamente só há definida sua pré-candidatura, caso seja esse o direcionamento.

“A função do Grupo de Trabalho é tentar unidade. E a gente vem perseguindo isso há muito tempo. Reafirmo, só existe uma pré-candidatura posta que é a minha, que é a candidatura própria”, afirmou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

PT reúne membros nesta quinta e anuncia desfecho sobre candidatura própria na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta quarta-feira (15/05), confirmou que o Grupo de Trabalho eleitoral da legenda ser reunirá na quinta-feira (16/05) para definir os rumos eleitorais da sigla em João Pessoa.

Segundo Cartaxo, a reunião será virtual e servirá para o encaminhamento da decisão para a executiva nacional do PT que, por sua vez, deliberará ou não a respeito, e divulgará o resultado final na segunda-feira (20/05).

Na ocasião, Luciano Cartaxo que, havia retirado publicamente o próprio nome da lista de pré-candidatos a candidato do PT nas Eleições 2024, disse que segue no páreo da disputa com a também deputada estadual Cida Ramos.

Lista

A Capital paraibana, João Pessoa, ao lado de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR) forma a lista das Capitais onde a decisão final sobre candidatura da legenda caberá ao Diretório Nacional.

O PT Municipal está rachado em território pessoense e, portanto, partirá do Diretório Nacional a decisão se a legenda lançará ou não candidatura própria na cidade ou se apoiará outra sigla no pleito de outubro.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Confira o vídeo:

Continue Lendo