Nos acompanhe

Paraíba

Eduardo quer Consórcio NE e visitas aos consulados em Recife para apresentar potencialidades da PB

Publicado

em

A criação de um Consórcio Nordeste do Poder Legislativo e de uma agenda de visita aos consulados situados em Recife, para uma apresentação das potencialidades da Paraíba, foram os saldos da visita de uma comitiva de deputados paraibanos, entre eles, o deputado estadual Eduardo Carneiro à Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), quarta-feira (4), em Recife.

Eduardo Carneiro, presidente da Frente de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e autor do projeto que criou a Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), integrou o grupo e defendeu a criação do Consórcio Nordeste para discutir as relações internacionais . Para ele, essa união poderá funcionar como importante instrumento de incentivo ao crescimento econômico da região.

“Entendemos que o Consórcio ajudará a alavancar os negócios e aquecer a economia do Nordeste e no Brasil. Afinal, nem todos os estados nordestinos têm os produtos que interessam ao mundo. Contudo, se nos irmanarmos  e desenvolvermos ações estratégicas que beneficiem as relações comerciais internacionais com esses estados, poderemos ter mais opções de produtos para atingir o mundo inteiro”, ressaltou.

A reunião contou com parlamentares pernambucanos, entre eles o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, Romero Albuquerque e o deputado Erick Lessa, além cônsules da  Slovênia, Malta e Finlândia. Também compuseram a comitiva paraibana as deputadas Camila Toscano (PSDB) e Pollyanna Dutra (PSB), o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) e servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Potencial – Eduardo destacou que a Paraíba possui arranjos produtivos em potencial de exportação em todas as suas regiões, que vai desde o setor calçadista, ao fio de algodão, ao agronegócio e indústria derivados de leite, até o setor de tecnologia e inovação, com o Parque Tecnológico de Campina Grande que é um dos mais produtivos do País.  Além disso, ele também citou a localização privilegiada do Estado, cuja Capital João Pessoa está a 110 km de distância de Recife e 140 km de Natal.

“A Paraíba tem potencial. Mas, faltava criar essas pontes. Faltava ter um olhar político para esse setor, pensando junto com a cadeia produtiva formas de ampliar esses negócios. Por isso, a partir dos debates suscitados pelas Frentes de Desenvolvimento Econômico e do Semiárido, percebemos que era importante a criação de uma Comissão  Permanente sobre esse assunto. Pesquisamos vimos que éramos uma das poucas  Casas Legislativas Estaduais que ainda não tinham”, justificou.

Prêmio – Na terça-feira (3), os parlamentares paraibanos participaram ainda da entrega do Prêmio “País Amigo de Pernambuco”, edição 2019, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa para países parceiros daquele estado. Eduardo disse que os paraibanos querem que uma iniciativa semelhante seja implantada na Casa de Epitácio Pessoa, com o intuito de estimular e reconhecer os negócios internacionais realizados no Estado.

“Quando ouvimos a carta de serviços prestados pelos Estados Unidos e Portugal a Pernambuco, confesso que nos causou uma ‘inveja branca’. Nós queremos fortalecer esses negócios e também ter essas relações fortalecidas também na Paraíba”, ressaltou.

Continue Lendo

Paraíba

Educação: “Manobra ardilosa”, diz deputado sobre dispensa de convocação de secretários pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual George Morais (Unão) criticou duramente, nesta quarta-feira (08/05), a aprovação de um Requerimento que dispensa a convocação secretários pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Morais afirma que, diferentemente do que foi dito, não existe sequer sugestão de transformação de convocação em convite.

Uma fuga. Uma manobra ardilosa“, frisou o parlamentar que, garantiu, irá representar a secretaria perante o Ministério Público Estadual (MPE) para que haja punição de representantes da Pasta por crime de responsabilidade pelo desrespeito à Casa Legislativa.

Leia também: Tangente: ALPB aprova requerimento e desobriga participação de secretários de Educação em sabatina

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

ALPB concede título de cidadão paraibano ao jornalista Danilo Alves

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (7), sessão especial para conceder o título de Cidadania Paraibana ao Jornalista Danilo Miranda de Medeiros Alves. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Anderson Monteiro, que destacou a contribuição que o jornalista dá ao estado com o seu trabalho.

Anderson Monteiro também expressou a satisfação ao propor o título de cidadão para Danilo Alves. “A Paraíba se envaidece, se engrandece com esses filhos adotivos, vamos dizer assim, que vêm ao nosso Estado para nos orgulhar. E é muito bom. Eu cito aqui, o trabalho que ele fazia no calendário do Jornal da TV Cabo Branco, um trabalho de cobrança, de você ir e ver como é que estão as obras públicas, estabelecer um calendário e voltar ali depois de três meses para ver se foi entregue. Enfim, um trabalho brilhante. A Paraíba reconhece o trabalho dele e hoje a Assembleia Legislativa tem esse momento muito feliz de fazer esse reconhecimento”, ressaltou o parlamentar.

O vice-prefeito Léo Bezerra elogiou a ALPB pelo título concedido e enfatizou a relevância desse momento para todos os paraibanos. “É o reconhecimento de um trabalho de um jovem que veio à Paraíba para mostrar o seu potencial, e é isso que ele tem feito no decorrer da sua vida. Então, eu fico muito feliz hoje, representando a prefeitura do município, estar ao lado dele, representando e agradecendo a Assembleia pelo título tão importante, porque eu tenho certeza que vai ficar na história, não só de Danilo, mas de todos os paraibanos”, destacou.

O jornalista Danilo Alves disse estar muito grato por receber o título de cidadão paraibano e destacou o acolhimento e a paixão que sente pela Paraíba, desde que chegou em 2007 para estudar jornalismo em Campina Grande.

“Eu estou muito feliz, muito grato por esse título. É muito fácil você se encantar pela Paraíba, você se apaixonar pela Paraíba por tudo que ela tem, desde suas belezas naturais, a sua história, mas principalmente pelo povo paraibano. Eu sempre me senti muito acolhido, muito abraçado, muito acarinhado e pra quem é de fora, pra quem vem de longe ou nem tão longe, sabe o quanto é difícil você sair de casa, você ficar longe da família, longe daquelas pessoas que passaram a vida cuidando de você e fazendo você crescer. Meu sentimento é de gratidão”, ratificou o homenageado.

A mãe de Danilo Alves, Livalda Miranda, agradeceu aos parlamentares da Casa pela homenagem. “Eu estou muito emocionada e agradecida, porque o povo paraibano é a família do meu filho, muito querido, muito acolhido aqui nesta terra. Agradeço essa bela homenagem, pois Danilo sempre estudou aqui, teve uma trajetória aqui, e continuou trabalhando e criou esse vínculo familiar, de tanto carinho, de tanto amor e acolhimento ao povo paraibano”, disse.

Estavam presentes compondo a mesa o presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) e Diretor de Comunicação da ALPB, Marcos Wéric, o advogado e colunista Inaldo Dantas, o representante Comercial da TV Cabo Branco, Paulo Eduardo, e o professor Gilson Solto Maior.

SOBRE O HOMENAGEADO

Danilo Miranda de Medeiros Alves, nasceu em 24 de setembro de 1988 na cidade de Recife, Pernambuco. É filho de João Marcelo Alves e Livalda Miranda de Medeiros Alves. Em 2006 foi aprovado no vestibular para o Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Em 2011 concluiu o curso, logo foi contratado pela TV Tambaú, afiliada SBT em João Pessoa, como repórter. Ficou na emissora até 2013, quando convidado a integrar a equipe de jornalistas da Rede Paraíba de Comunicação.

De volta a Campina Grande, realizou o sonho de apresentar (como substituto) o Globo Esporte (programa que era apaixonado desde criança). Em 2016 veio a chance de voltar para a capital, desta vez na TV Cabo Branco, onde à frente do Calendário JPB, se aproximou ainda mais da comunidade. Em outubro de 2019, assumiu o comando o JPB1, um dos telejornais mais importantes do estado.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (7), em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, ocasião em que pleiteou investimentos em obras de segurança hídrica.

Dentre as pautas apresentadas pelo gestor estadual estão a assinatura de termo de compromisso para abertura de licitação das obras das adutoras do Brejo, que atenderá as populações das cidades de Esperança, Remígio, Arara e Areia; e de Campina Grande, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); a destinação de recursos para a conclusão da 2ª etapa do canal Acauã-Araçagi e aprovação do plano de trabalho do 3º lote; e a ampliação do sistema de abastecimento de água nos municípios de Solânea e Bananeiras.

“São obras extremamente importantes para a população dessas regiões do estado, que se somam aos investimentos que estamos fazendo que superam R$ 2 bilhões em segurança hídrica, a exemplo das adutoras do Cariri e Curimataú. Nossa gestão tem tido um foco especial nessa área e temos contado com a parceria do governo federal para assegurarmos a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Também participaram da reunião Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Wilson Santiago (secretário da Representação Institucional), Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).

Continue Lendo