Nos acompanhe

Negócios

Receita analisará demandas do setor produtivo de Campina durante reunião da Frente Parlamentar

Publicado

em

Uma equipe técnica da secretaria de Estado da Receita vai analisar as demandas apresentadas pelo setor produtivo de Campina Grande. A decisão foi tomada durante reunião promovida pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada na última quinta-feira (5), e que tem como presidente o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).

Na reunião, o secretário executivo Bruno Frade se comprometeu a levar para os técnicos da Secretaria da Receita analisar as questões que tratam da Dupla Visita e da Penhora. Após a análise a Secretaria irá solicitar uma nova reunião com a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e com o setor produtivo de Campina Grande. Além de Eduardo, esteve presente à reunião a deputada Pollyanna Dutra (PSB) e Tovar Correia Lima (PSDB).

Em relação ao Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), o secretário disse se tratar de uma decisão política, mas afirmou que tecnicamente o Estado precisa da receita. Apesar disso, Bruno Frade também se comprometeu em fazer um estudo técnico de impacto na receita e apresentar ao governador João Azevêdo (PSB).

Observando a explicação do secretário da Receita, o professor da UEPB, Sidney Toledo, apresentou um estudo em que mostra que o FEF representa 0,9 % da arrecadação total do ICMS e não chega a 0,5% da arrecadação total do Estado.

Sobre a Lei que trata da Dupla Visita, um grupo técnico dos empresários, representados pela Associação Comercial de Campina Grande, vai apresentar uma proposta de texto para a mudança na Lei. Essa proposta será encaminhada a Frente Parlamentar que encaminhará ao Governo do Estado através de ofício. Os encaminhamentos das mudanças nas Leis propostas pelo setor produtivo será todo apresentado pela Frente Parlamentar para apreciação na Assembleia Legislativa.

O deputado Eduardo Carneiro avaliou como positiva a reunião e destacou que a Frente Parlamentar cumpre o seu papel ao possibilitar um debate entre o secretário e o setor produtivo de Campina Grande. Afirmou ainda que agora é esperar a sensibilidade do governador para atender aos pleitos da categoria.  “O objetivo final é trazer desenvolvimento para a Paraíba, gerando emprego e renda. Queremos contribuir para trazer novas oportunidades, fazendo com que tenhamos uma queda de desemprego na Paraíba que alcançou a marca de 11,9% neste primeiro semestre”, destacou.

Para o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) o encontro promovido pela Frente Parlamentar mostra que a Paraíba vive um novo momento, com diálogo e deixando de lado as questões partidárias.  “Precisamos atuar e auxiliar os empresários, pois eles sentem a dor de empreender neste Estado. Temos alguns entraves que precisam ser resolvidos e a Frente vem sendo essa ponte entre empresários e Governo do Estado para tentar aprimorar e modernizar algumas legislações”, disse.

O presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Marcos Procópio, agradeceu pela reunião e disse que é importante achar um caminho para que o desenvolvimento e o emprego surjam aqui dentro da cidade e por todo o Estado. “Todos nós estamos preocupados e temos um único objetivo. Precisamos manter a sustentabilidade do Estado, precisamos garantir a empregabilidade das pessoas e gerar desenvolvimento. Precisamos fazer com que a cidade de Campina Grande seja ponto de destino para investimentos”, destacou.

Dupla Visita – A Associação Comercial defende que o Governo do Estado adote um maior prazo, de 30 dias, para que as empresas apresentem documentos sobre alguma suposta irregularidade detectada pelo fisco. Hoje, caso seja encontrado algum problema, a empresa é autuada no mesmo instante, sem prazo algum para defesa. A ideia é que essa autuação aconteça apenas numa segunda visita dos fiscais.

Penhora – Trata-se de uma Lei estadual em que garante ao Governo do Estado amplos poderes para penhorar os bens, celebrar, julgar, penhorar e executar a dívida das empresas. A classe comercial trata como um entrave no crescimento da Paraíba.

FEF – É uma Lei que foi estendida na Paraíba em março deste ano por um período de mais 30 meses. Essa Lei foi criada em todos os estados do Nordeste para ser válida por um período de 30 meses por conta da crise financeira por qual passava o Brasil e a difícil situação dos estados no setor da arrecadação. Enquanto os outros estados encerraram esse tipo de arrecadação, a Paraíba renovou para todos os comerciantes.

Continue Lendo

Negócios

Vivass Comunicação inaugura nova sede e lança novo site

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um happy hour especial na noite da última quarta-feira (24) marcou a inauguração da nova sede da Vivass Assessoria & Comunicação, agência boutique de assessoria de imprensa e Relações Públicas. A empresa, que celebra sete anos de atuação em setembro de 2024, passa a funcionar agora no espaço Wine & Work, em Manaíra, para receber com carinho alguns parceiros da agência para celebrar este novo momento.

Em sistema híbrido desde a pandemia, a Vivass retorna o expediente presencial em um espaço que permite a conexão entre as pessoas e novos negócios. De acordo com Andréia Barros, diretora da Vivass, a nova sede representa não apenas uma mudança física, mas simboliza o início de uma nova fase da empresa. “Fomos muito bem recebidas neste lugar lindo, confortável e disruptiva que é o Wine & Work, e sou muito grata por isso, aos gestores Ivan e Gustavo e às empresas ‘vizinhas’ que fazem parte deste ecossistema. Com o novo local, vislumbro também novas e boas conexões”, celebra Andréia.

Ivan Rocha, sócio do Wine & Work by Núcleo, prestigiou o evento e ressaltou a sintonia com a Vivass e a alegria em receber a equipe no local. “Agradeço a Vivass por fazer parte da nossa história no Wine & Work e tenho certeza que muitas coisas boas virão com essa parceria. Estamos muito felizes com a chegada da empresa,  para somar conosco e com as outras empresas que fazem parte do espaço”, comenta Ivan.

Para a noite especial, a Vivass contou com a presença de alguns parceiros do dia a dia da empresa e com a atuação de  algumas empresas, que executaram o evento. São elas: Agilis Eventos, DJ Astek, Jampa Locações, Predict Marketing, vinhos da Copa Adega, Analina Eventos, Aromist Marketing Olfativo e Gostinho de Amor Buffet. “São parceiros que também fazem parte da nossa história e que agradecemos o profissionalismo, a qualidade e a pontualidade”, destaca Andréia.

Novo site – Outra novidade da Vivass é a reformulação do site, que agora conta com um layout mais dinâmico e intuitivo e permite navegar com mais agilidade. Ao acessar o site, o internauta terá acesso a um vídeo institucional da empresa, além de poder conferir os serviços oferecidos, missão, visão e valores, o time de atendimento, as últimas notícias dos clientes e o portfólio. O site foi desenvolvido pela empresa Cociente, de Eber Rocha.

A Vivass Assessoria & Comunicação fica localizada no Wine & Work by Núcleo, na Avenida Pombal, 1504, em Manaíra. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para acompanhar as novidades da agência, acesse as redes sociais @vivasscomunicacao e o site  www.vivasscomunicacao.com.br .

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Negócios

Empresa brasileira é aprovada para participar do Pacto Global da ONU

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Sophia Martins, um dos principais nomes do mercado imobiliário no Brasil, integrará o Pacto Global da ONU através da Capital Concreto. O objetivo do PGO é acelerar a jornada de sustentabilidade das empresas, a partir do compartilhamento de boas práticas, jornadas de capacitação e oportunidades de trocas, além de atender a agenda que envolve questões ambientais, governamentais e sociais.

Segundo estudo desenvolvido pelo CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) e pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 71% das corporações imobiliárias cumprem ações de ESG, enquanto os 29% restantes estão em fase de implementação. “Estamos nos comprometendo com práticas sustentáveis e responsáveis, o que pode nos diferenciar no mercado e nos posicionar como referência nesses aspectos” – diz Sophia Martins, sócia, empresária e embaixadora master.

Sophia, especialista no setor, estuda tendências no mercado imobiliário de Singapura. No país, em 2008 foram criadas leis para que todos os imóveis da cidade-estado atendessem a certificações específicas para climas tropicais. Sendo assim, hoje a megalópole já é considerada um ícone da modernidade, inovação e aplica práticas ESG desde seu aeroporto, que hoje conta com medidas em prol da diminuição da emissão de carbono até edifícios inteligentes na cidade asiática.

Nos últimos anos, a aplicação desses critérios pelas empresas tem sido cada vez mais expressiva. A Capital Concreto, por sua vez, desenvolve um projeto de integração operacional com uma equipe de empresárias. Esta será a primeira incorporação imobiliária 100% feminina do Brasil, que visa mais espaço às mulheres no setor e revela mudanças na estrutura do real estate.

O time é liderado pelas empresárias Mariana Menezes e Sophia Martins, que define: “A adesão ao Pacto Global da ONU consolida nosso projeto como um agente que busca ser completo em todas as frentes contribuindo positivamente para um mundo melhor, refletindo nossos valores e nossa visão de negócio.”

https://sophiamartins.com.br/

https://www.instagram.com/sophiamartins_sp/

https://cconcreto.com.br/

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Negócios

Com maior presença em todo o país, Assaí cresce nas vendas e fatura R$ 18,8 bi no 1T24

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Resultados financeiros do atacadista foram divulgados ao mercado nesta quarta-feira (24) e reforçam a qualidade do parque de lojas e assertividade do modelo de negócio

Com um aumento de vendas impulsionado pelo aumento de sua presença em todo o Brasil, o Assaí Atacadista registrou faturamento de R$ 18,8 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o lucro líquido foi de R$ 93 milhões, montante 19,2% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2023.

O desempenho é reflexo da maturação das 115 lojas inauguradas nos últimos três anos, que apresentaram incremento de 5,2% nas vendas ‘mesmas lojas’ em relação ao 1T23. Parte das unidades inauguradas nesse período são dos pontos comerciais de hipermercados adquiridos pelo Assaí em 2021, e que permitiram ao Atacadista realizar a maior expansão do varejo e atacado alimentar brasileiro.

A empresa também registrou um crescimento de 38% no EBITDA, chegando a R$ 897 milhões na visão Pré-IFRS 16, representando um aumento em relação ao 1T23, com uma evolução de margem EBITDA 5,2% (+0,9 p.p.), ou seja, retornando ao patamar anterior ao projeto de conversões dos pontos de hipermercado. Essa boa performance reflete ainda a resiliência do modelo de negócio da rede e comprova, mais uma vez, a qualidade da expansão da Companhia e o potencial de rentabilidade das conversões.

Ao longo do trimestre, o Assaí também deu sequência ao seu plano de expansão pelo país e realizou 4 inaugurações, sendo duas no Estado de São Paulo, uma no Amapá e uma no Mato Grosso. A rede avançou ainda na sua estratégia Phygital, com o aumento de mais de 1 milhão de clientes nos últimos 3 meses no app Meu Assaí, superando a marca de 13 milhões de clientes cadastrados(as) no primeiro ano de operação, além de contribuir positivamente para um maior conhecimento dos hábitos de consumo dos(as) clientes e elevando o fluxo de pessoas em lojas.

Avanços em ESG

No período, o Assaí também lançou a sua nova Estratégia de Sustentabilidade, que traz como propósito impulsionar a prosperidade para todos(as) com operações responsáveis e transparentes e menor impacto ambiental, baseada em três pilares estratégicos: Operações eficientes; Desenvolvimento de pessoas e comunidades e Gestão ética e transparente. Dentro dessas frentes, os destaques foram a redução de 9,5% das emissões de escopo 1 no comparativo com o 1T23, em linha com a sua estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030.

O Instituto Assaí, organização social da Companhia, também se tornou signatário do Pacto Contra Fome, coalizão brasileira de empresas e organizações que se unem para reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do desperdício de alimentos, além da Cia dar continuidade aos seus esforços para promover um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo ao fechar o trimestre com 43,8% de negros em cargos de liderança; 5,4% dos colaboradores(as) com deficiência e 25,2% mulheres em cargos de liderança em seu time.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) de Cash&Carry/Atacarejo, fundada em São Paulo (SP) e que completa 50 anos em 2024. Atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes. Como a 2ª maior varejista do Brasil, alcançou faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023 e se tornou a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). Atualmente, conta com 293 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF), e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo uma empresa certificada pelo selo Great Place to Work (GPTW). Em 2023, recebeu diversos reconhecimentos, como o título de marca de varejo alimentar mais valiosa (Interbrand e Brand Finance) e liderança Top of Mind nas categorias “Atacado” e “Supermercado” (Instituto Datafolha). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa unicamente de Cash&Carry negociadas tanto na Bolsa de Valores brasileira (B3 – ASAI3) quanto na de Nova York (NYSE – ASAI). O Assaí é, ainda, o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

Continue Lendo