Nos acompanhe

Paraíba

Luciano Cartaxo assiste apresentação das crianças do projeto Ação Social pela Música da PMJP

Publicado

em

O prefeito Luciano Cartaxo, acompanhado pela primeira-dama do município, Maísa Cartaxo, e pelo presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, e a secretária de Educação, professora Edilma Costa Freire, assistiu, neste domingo (08), a apresentação das crianças do projeto Ação Social pela Música da Prefeitura de João Pessoa em concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, no Theatro Municipal de São Paulo.

As crianças do projeto Ação Social pela Música executaram a música Asa Branca, clássico da cultura nordestina, sob a regência do maestro João Carlos Martins. Além de Asa Branca, executaram Games of Thrones, de Ramin Djawadi; The Avengers, de Alan Silvestri; No Reino da Pedra Verde, de Clóvis Pereira, e Desafio, de Capiba, regidos pelos maestros Hector Rossi e Samuel Galvez, responsáveis pelos polos do projeto nos bairros de Alto do Mateus e Mangabeira.  Os instrumentos utilizados foram violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

O Theatro Municipal de São Paulo ficou lotado para o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica e as crianças do projeto Ação Social Social pela Música foram bastante aplaudidas ao final de cada peça executada e ao fim apresentação.

Relação de amor – O maestro João Carlos Martins fez questão de elogiar as crianças e ao projeto Ação Social pela Música em diversas oportunidades do concerto. “João Pessoa está dando um exemplo para São Paulo e para o Brasil. Fico emocionado de ver essas crianças dando este exemplo magnífico”, disse o renomado maestro. Ele fez questão de ressaltar que o momento também era histórico para o Theatro Municipal de São Paulo, que, pela primeira vez, estava recebendo uma orquestra jovem da Paraíba.

Em diversos momentos do concerto, o maestro João Carlos Martins também fez questão de destacar a sensibilidade do prefeito Luciano Cartaxo não apenas em manter o projeto Ação Social pela Música, mas em preservar a cultura de João Pessoa. “Ao apertar a mão do prefeito hoje, estava completando um compromisso assumido. Eu de convidar e ele de trazer as crianças. Acho que nasce, assim, uma relação de amor”, enfatizou, ao conversar com o prefeito Luciano Cartaxo nos bastidores do teatro.

Emoção e compromisso – O prefeito Luciano Cartaxo se emocionou com a apresentação das crianças no Theatro Municipal de São Paulo. “Essa oportunidade oferecida pelo maestro João Carlos Martins apresenta para o Brasil um forte projeto social que estamos executando em nossa gestão e que, com certeza, terá grande repercussão na vida das crianças e famílias envolvidas e também na cultura de João Pessoa”, afirmou.

Para o prefeito Luciano Cartaxo, é fantástico perceber o talento de crianças de comunidades pobres e de ver como um projeto do poder público abre oportunidades e gera esperança. Nosso compromisso é o de consolidar e de expandir este projeto, uma vez que ele tem forte repercussão social”, afirmou.

O convite para que as crianças se apresentassem no concerto do Theatro Municipal foi feito diretamente pelo maestro João Carlos Martins, que, no ano passado teve a oportunidade de conhecer o projeto Ação Social pela Música, desenvolvido pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo, quando de sua participação no Festival Internacional da Música Clássica.

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O projeto funciona em João Pessoa desde 2015, implantado na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira) os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo