Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa apresenta projeto de requalificação de avenida Epitácio Pessoa

Publicado

em

A Promotoria do Patrimônio Social requisitou e a Prefeitura Municipal de João Pessoa apresentou, esta semana, o projeto de requalificação da avenida Epitácio Pessoa. A requisição integra um inquérito civil público instaurado pela promotoria visando à regularização e implantação da sinalização horizontal na avenida bem como acessibilidade no canteiro.

Na última terça-feira (17/09), foi realizada uma audiência pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa que contou com a participação da secretária de Planejamento da Capital, Daniela Bandeira; da secretária de Infraestrutura, Sachenka Bandeira da Hora; do superintendente da Semob, Adalberto Araújo; do procurador do Município Antônio Cadete; chefe de Divisão de Projetos, Toni Marques; chefe da Divisão de Fiscalização, Giovanni Alencar; a arquiteta Jane Franco; diretor da Semob, Cristino Araújo; procurador do município, Caio Albuquerque; e os assessores jurídico Bruno Oliveira e Robson Lima.

Segundo publicação do MPPB, o promotor João Geraldo informou que o projeto contempla da padronização das calçadas, iluminação de LED, sinalização horizontal e vertical, com atendimento de normas de acessibilidade. O promotor disse ainda que foi requisitado projeto referente à última quadra da Epitácio Pessoa, cujo limite é o busto de Tamandaré.

A secretaria de Planejamento, Daniela Baneria, disse que já foram tomadas as medidas administrativas necessárias para efetivação da obra e que todo o projeto já havia sido aprovado pelo órgão. Também foram apresentados comprovantes da abertura do procedimento licitatório e dos avisos de licitação publicado no Diário Oficial. Ainda segundo a secretária o projeto foi desenvolvido a partir de levantamento topográfico da avenida.

A secretária de Infraestrutura, Sachenka Bandeira, informou que, tão logo seja finalizado o processo licitatório, e entrar na fase de execução da obra, será dada prioridade, principalmente em razão do comprometimento da mobilidade.

O memorial descritivo do projeto prevê que os canteiros de vegetação sejam refeitos, realocação dos pontos de ônibus; mobiliário urbano concentrado na faixa de serviços; acessibilidade em toda a extensão da avenida, priorizando o pedestre; manutenção do canteiro central com substituição com troca de pedras.

O promotor destacou ainda que os inquéritos instaurados pela Promotoria referentes a logradouros de João Pessoa objetivam a regularização dos locais quanto à sinalização, acessibilidade para pessoas com deficiência e com dificuldades de locomoção e plena mobilidade urbana.

Continue Lendo

Paraíba

Santa Rita: Prefeitura desmente privatização da Saúde e Educação; foco é instalar usinas solares

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em meio a notícias falsas que circulam nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, a Prefeitura de Santa Rita esclarece que não há nenhum projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores que vise a privatização da saúde ou da educação no município.

O projeto de lei que está em discussão na Câmara, na verdade, trata da regulamentação do instrumento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) com o objetivo específico de instalar energia solar em todos os prédios públicos da cidade. O objetivo dessa iniciativa é gerar uma economia mensal de R$ 500 mil a R$ 600 mil, além de promover a sustentabilidade ambiental e a transição energética.

“As PPPs são ferramentas jurídicas que permitem a união de esforços do setor público com a iniciativa privada para alcançar objetivos de interesse público”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Santa Rita, Vital José Madruga.

“No nosso caso, o foco é a instalação de uma usina solar que fornecerá energia limpa e barata para todos os prédios da administração municipal, como creches, escolas, unidades de saúde e repartições públicas”, acrescentou.

O secretário reforçou que a privatização da saúde e da educação não faz parte dos planos da prefeitura, nem muito menos a chegada de Organizações Sociais para gerir instituições dessas áreas. “Essa informação é falsa e inverídica. O nosso compromisso é fortalecer esses serviços públicos essenciais, garantindo atendimento de qualidade para toda a população.”

A instalação da usina solar, além de gerar economia e contribuir para a sustentabilidade ambiental, também vai reduzir a emissão de gases poluentes, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar na cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Maior São João do Mundo: PMCG divulga resultado do processo seletivo que garante emprego temporário

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), divulgou na última sexta-feira, 10, no Semanário Oficial, o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação, em caráter temporário, de trabalhadores que vão atuar n’O Maior São João do Mundo, evento que começa no dia 29 de maio e será encerrado em 30 de junho. Serão 240 auxiliares de serviços gerais, 30 fiscais de apoio, 52 catadores de materiais recicláveis e 3 encarregados, totalizando 325 pessoas.

Também foi divulgada, no mesmo Semanário Oficial, a relação para o quadro de reserva, formado por 100 auxiliares, 40 fiscais e 1 encarregado. Somadas as duas listas está um total de 466 trabalhadores. Todos receberão o valor equivalente ao salário mínimo vigente no país. Os recicladores ainda terão uma renda extra, equivalente ao valor arrecadado com o rateio da comercialização dos produtos recicláveis.

A contratação temporária ocorrerá via edital, publicado no Semanário Oficial, obedecendo a ordem de classificação final, segundo critérios da administração dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, de forma a atender a necessidade de excepcional interesse público, não gerando direito adquirido do candidato à vaga ofertada, dependendo a contratação da necessidade do Departamento de Limpeza Urbana da Sesuma.

Para o prefeito Bruno Cunha Lima, esta é uma oportunidade que a Prefeitura de Campina Grande oferece, no período junino, para dezenas de pais e mães de famílias que vão garantir um trabalho e renda extra no período junino.

Aos 240 auxiliares de serviços gerais, aprovados e convocados, serão atribuídas as atividades de varrição, catação de sacos plásticos, pintura de meio-fio e a higienização de áreas públicas, no Parque do Povo, áreas adjacentes e nos distritos de Galante e São José da Mata. Já o pessoal de apoio, num total de 30, terá como atribuição apoiar a fiscalização de postura para disciplinamento do comércio informal. Os recicladores também atuarão nestas áreas.

O Semanário Oficial, divulgado na sexta-feira passada, pode ser acessado no link https://campinagrande.pb.gov.br/prefeitura-de-campina-grande-divulga-resultado-do-processo-seletivo-que-vai-garantir-emprego-temporario-durante-o-maior-sao-joao-do-mundo/

Sobre o Processo Seletivo

As inscrições gratuitas para este processo seletivo ocorreram no Sine Municipal, no período de 20 até 24 de março. Os trabalhadores participarão de reuniões, onde receberão as instruções e orientações de trabalho, além do fardamento completo, alimentação e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Governo Lula nomeia ex-prefeita Márcia Lucena para novo cargo federal; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diário Oficial da União (DOU) publicado nesta segunda-feira (13/05), confirmou a nomeação da ex-prefeita, Márcia de Figueirêdo Lucena Lira, para um novo cargo federal.

De acordo com a Portaria nº 555, Márcia foi nomeada como diretora de Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Márcia, ainda em dezembro de 2023, havia assumido o cargo de Diretora de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e, em julho do mesmo ano, ela havia sido nomeada para o cargo de coordenadora-Geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos.

Confira imagem:

Continue Lendo