Nos acompanhe

Negócios

Governo viabiliza apoio financeiro do IICA a agricultores familiares da Paraíba

Publicado

em

Organizações ou associações que agrupem pequenas e médias unidades produtivas da agricultura familiar pertencentes ao Território da Borborema que desejem apoio financeiro do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fundo Competitivo do INNOVA AF, poderão inscrever seus projetos até o dia 24 de outubro.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que também integra o INNOVA AF.

A Representação brasileira do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) abriu nessa terça-feira (24) a convocatória pública do Fundo Competitivo do INNOVA AF (N° 100/2019) para apresentação de propostas de apoio a unidades produtivas da agricultura familiar localizadas no Território de Borborema, na Paraíba. O fundo financiará 60% do projeto, cujo valor poderá ser de até US$ 110.500,00

As propostas devem estar situadas nas seguintes linhas temáticas: manejo e gestão integrada dos recursos naturais e hídricos do território; sistemas ou mecanismos de comunicação e informação climática; modelos e mecanismos de compensação, financiamento ou incentivos para garantir a sustentabilidade dos sistemas agrícolas da agricultura familiar; e estratégias de valorização de atributos intangíveis das unidades de produção familiar e do território.

As propostas devem ser enviadas até as 14h (horário de Brasília) do dia 24 de outubro de 2019. Para isso, as organizações ou associações podem formar parcerias com instituições geradoras de conhecimentos e/ou “atores-chave dos territórios” (sejam público ou privadas), que tenham uma alta incidência sobre gestão do território, capacidade de gestão e articulações sociais e econômicas com outros atores.

As propostas podem ser envidas de forma digital ou física: digitalmente pelo site do IICA (http://www.iica.int/pt/content/pessoa-juridica) e fisicamente para a Sede do Procase aos cuidados de Neide Rodrigues de Araújo, mencionando o número da Solicitação de Proposta N.º 100/2019, no endereço: BR 230 – Km 14 – S/N – Estrada de Cabedelo – Cabedelo/PB – CEP 58.108-012 Tel. 83 – 3218-6717). O regulamento está disponível no endereço: http://innova-af.iica.int/componentes/fondo-competitivo. Os interessados deverão apresentar suas propostas físicas em um envelope lacrado, que só será aberto após o horário de encerramento da convocatória.

O IICA terá 10 dias para avaliar a admissão e elegibilidade das propostas. Após esta primeira análise, um grupo externo de especialistas independentes avaliará as propostas com base nos seguintes critérios técnicos: definição do problema e justificativa; beneficiários; caráter de adaptação da Agricultura Familiar às mudanças climáticas; a prática, tecnologia ou experiência como inovação para a adaptação; processos de transferência, extensão e adoção da prática ou experiência; sustentabilidade; análise do potencial de ampliação das práticas ou experiências; parcerias estratégicas; aspectos técnicos – financeiros e aspectos transversais de ambiente e gênero.

O Fundo cofinanciará ações que sejam adequadas ao processo de inovação e da informação que requeiram os membros da organização selecionada a execução do projeto.

O financiamento poderá ser aplicado aos gastos que demandam a validação e ampliação do processo, tecnologia ou mecanismo, e a aqueles associados com a execução da ampla gama de ações por meio das quais os beneficiários (produtores da agricultura familiar) validam e colocam à prova os conhecimentos e técnicas, com a finalidade de identificar, avaliar e aprender a gerir os riscos que assumiriam ao incorporar as inovações às suas operações regulares em suas fazendas e territórios

O Fundo aportará um cofinanciamento equivalente a 60% do custo total da proposta e as contrapartes deverão fazer um aporte mínimo de 40% dos custos dos projetos em conceito monetário ou de contrapartida em espécies.  Como aportes de contrapartida serão aceitos todo gasto ou imputação de custos (tais como o valor dos tempos dos profissionais, técnicos e produtores, uso de laboratórios e escritórios, aluguel de equipamentos e veículos) que sejam relacionados com a execução do projeto.

A seleção priorizará projetos que explorem: experiências exitosas onde falte capitalizar: governança (políticas públicas locais ou nacionais), inovação (boas práticas), gestão do território (plataformas de ação, comunidades de aprendizagem, projetos e programas público/privados), oportunidades de negócios ou mercados (selos de identidade territorial, origem); implementação de práticas e experiências exitosas em outros territórios onde se identifique a mesma necessidade e existam condições similares; ou que agreguem valor a ações em execução nos territórios e que potencializem os resultados ao articular atores público-privados para sua ampliação.

O tempo de execução dos projetos terá um período máximo de 18 meses, que inclui 15 para execução e até três meses para sistematização e conclusão, contados a partir da formalização do contrato entre o IICA e a organização responsável do projeto. Nenhum projeto poderá ser executado depois de 31 de maio de 2021.

INNOVA-AF – O Projeto INNOVA AF tem como propósito impulsionar processos de gestão participativa do conhecimento e difundir boas práticas de adaptação da Agricultura Familiar (AF) às mudanças climáticas (CC), entre países e territórios da América Latina e o Caribe (ALC), mediante iniciativas de Cooperação Sul-Sul e Triangulada (CSST), relacionadas com o desenvolvimento produtivo inclusivo, focadas em atividades agrícolas ou não, com populações vulneráveis, especialmente mulheres, jovens e povos originários.

O objetivo do Fundo Competitivo é facilitar recursos não reembolsáveis para apoiar propostas de projetos inovadores de organizações que agrupem a agricultura familiar, que contribuam a incrementar a resiliência dos sistemas territoriais da agricultura familiar frente às mudanças climáticas e com isso, gerar conhecimentos e práticas ampliáveis e de alto impacto a serem utilizados por outros territórios, outros países e pela comunidade da cooperação técnica.

A convocatória é dirigida a dois grandes biomas da América Latina e o Caribe: as zonas secas ou semiáridas e zonas de montanha de altitudes méidas. Os Países e territórios beneficiados são: México, Región Candelillera, Coahuila; na Guatemala, la Mancomunidad Chortí; em Honduras, Mamcepaz, La Paz;na República Dominicana, Polo-Pedernales; na Colômbia, Ariari, Meta; no Equador, Centro Sur de Loja; na Bolívia, Los Cintis, Chuquisaca; no Brasil, Território da Borborema e arredores no Estado da Paraíba.

Continue Lendo

Negócios

Sine oferece mais de 480 vagas de emprego para toda Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (29/04), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará 481 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos. João Pessoa é o município com o maior número de oportunidades, totalizando 188 vagas, sendo 40 para a função de auxiliar de linha de produção; 32 para pedreiro, 12 de vendedor pracista e outras de costureira em geral e servente de pedreiro, sendo dez vagas cada, entre outras funções.

Confira

Também serão disponibilizadas vagas nos municípios de Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Guarabira, Mamanguape, Patos, Pombal, Sapé, São Bento, Santa Rita.

Em Campina Grande, serão ofertadas 106 vagas, entre as quais 15 de carpinteiro e 13 de chapeiro. Em Santa Rita, serão oferecidas 48 vagas de emprego, das quais 20 para a função de auxiliar de linha de produção e 12 para auxiliar de logística. Já em Bayeux serão 41 vagas, com destaque para a função de auxiliar de linha de produção, com 40 vagas.

Há ofertas de emprego nas cidades Pombal, com 19 vagas para diversos cargos; em Patos, com 18 vagas, com destaque para a função de auxiliar de carga e descarga (12 postos); em Mamanguape, com 13 vagas, sendo sete para o cargo de vendedor de consórcio; em Conde, com 11 ofertas de emprego; em Guarabira, dez vagas de emprego; em Sapé, oito vagas; em São Bento, sete vagas; e em Cabedelo, onde o posto do Sine disponibilizará duas vagas.

 

Continue Lendo

Negócios

Acompanhantes ganham massagem durante permanência em hospital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Estar em um ambiente hospitalar pode trazer tensão e mexer com as emoções, tanto para o paciente quanto para quem está ao lado dele. Para promover bem-estar e o acolhimento ao público, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), unidade própria da Unimed João Pessoa, está oferecendo, ao longo deste mês, atendimento de massoterapia para os acompanhantes.

A prática traz benefícios para o corpo e a mente, diminuindo as tensões, promovendo relaxamento físico e mental. Valéria Henrique está acompanhando um familiar no Hospital Alberto Urquiza há alguns dias. Ela foi uma das beneficiadas com a sessão de massoterapia disponibilizada aos acompanhantes. “Fiquei muito satisfeita com essa ação. É importante para nós que ficamos muito tempo no hospital. Participar desse momento nos deixa um pouco mais leves, nessa situação de estar acompanhando um ente querido”, disse.

A ação integra as atividades da Semana de Experiência do Paciente e está sendo realizada pelo Núcleo de Relacionamento e Experiência do Cliente (Nurex). Para finalizar as atividades, na segunda-feira (29), será realizada uma apresentação especial com as crianças e adolescentes do Coral Jovem Instituto Unimed João Pessoa, no hall de entrada do Hospital Alberto Urquiza, às 17h.

ATENÇÃO NO CUIDADO

Para melhorar o relacionamento entre os pacientes e seus familiares com a equipe de saúde do Hospital Alberto Urquiza, e oferecer a melhor assistência, o Nurex realiza algumas ações principais.

Entre as iniciativas está a atencipação de conflitos, onde a equipe alinha com o paciente e seus familiares as expectativas e necessidades ainda nas primeiras 24 horas de admissão do paciente na unidade. Outra ação importante é acolher o paciente que queira registrar qualquer manifestação relacionada ao atendimento recebido.

Outra iniciativa de humanização e cuidado centrado no paciente é a atuação do Serviço Social, que oferece suporte emocional e prático aos pacientes e seus familiares. A equipe atua ainda na desospitalização segura, facilitando a transição do paciente para a alta hospitalar. Além disso, há ainda as orientações e acolhimento dos familiares no caso dos pacientes em cuidados paliativos, abraçando a complexidade física, emocional e espiritual.

Continue Lendo

Negócios

Conexões Reais: Nathalia Arcuri, do Me Poupe, profere palestra neste sábado em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) realiza, neste sábado (27/04), a partir das 9h, no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, o evento “Conexões Reais”, iniciativa que promoverá networking, debates e palestras para empresários e empreendedores focando na importância das relações interpessoais diante de um mundo, cada vez mais, virtual. Entre os palestrantes, está a empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri.

O evento contará com uma área gourmet, com produtos e comidas feitas pelas integrantes da AME-PB”; apresentações culturais; além de debates com temas diversificados, pela manhã e à tarde: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as Idades”; e “Inovação Sustentável”.

Já as palestras serão realizadas à tarde, a partir das 15h. A primeira será a da empresária Roberta Penteado, que é consultora de diversidade e inclusão, mentora de carreiras em inteligência emocional e liderança, além de ser sócia da Lanchonete Temática Mundo Animal, em João Pessoa. Com formação em Relações Internacionais, complementada por uma pós-graduação em Inovação, e mais de duas décadas de experiência como Superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, é reconhecida com o Prêmio Excelência Mulher 2016.

Às 16h, será a palestra de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”. Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Os organizadores estão recebendo doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla (https://bit.ly/3PU0aZp).

Continue Lendo