Nos acompanhe

Paraíba

Câmara da Cabedelo cassa mandato de José Eudes por faltas

Publicado

em

A Mesa Diretora Câmara Municipal de Cabedelo, na Grande João Pessoa, decidiu na tarde destaq sexta-feira (27) declarar a perda do mandato parlamentar do vereador José Eudes Santos de Souza (PTB), eleito em 2016 pela coligação ‘A Força das Novas Ideias II’, composta pelos partidos DEM, PSB, PTB e PSDC.

O motivo da cassação foi o excesso de faltas injustificadas às sessões deliberativas da Casa no ano de 2017, considerada uma infração disciplinar pelo artigo 37, inciso II, parágrafo 3º da Lei Orgânica do Município.

Com a decisão tomada, por três votos e duas abstenções, formalizada por meio da Resolução 230, de 27 de setembro de 2019, a Mesa Diretora declarou a vacância do cargo de vereador, comunicou o fato a Justiça Eleitoral da Paraíba, e já fez a convocação do 1º suplente da coligação, Beneval Severo dos Ramos, o Beninha (Democratas), que obteve 408 votos, para ser empossado como mais novo vereador da Casa, informa reportagem do Jornal Correio.

Além da presidente Graça Resende, votaram pela cassação de Eudes, os vereadores Divino Felizardo (PRP) e José Pereira (PSDB). Já os vereadores Valdir Tartaruga e Benone Bernado, ambos do PRP, se averbaram suspeitos e não participaram do julgamento.

Após a cassação, Eudes, que foi eleito com 600 votos, disse que vai recorrer da decisão da Mesa Diretora na Justiça e ressaltou que a decretação da perda do mandato é retaliação à atuação parlamentar e das denúncias que formulou contra o esquema de corrupção na Prefeitura de Cabedelo.

“Tudo isso é resultado de perseguição política, porque fiscalizei e fiscalizo os desmandos na prefeitura e na Câmara Municipal. A operação Xeque-Mate não afastou todos os corruptos da aministração municipal, ainda há ramificações desse esquema, na Prefeitura e na Câmara, que é presidida pela sogra do ex-vereador Lucas Santino, inclusive a esposa dele, Priscilla Rsende Santino, e filha da presidente, ocupa o cargo de secretária da mulher do município de Cabedelo”, disse Eudes

Segundo ele, os processos contra os outros 10 vereadores, afastados e processados por quebra de Decoro Parlamentar “nunca serão julgados”, porque há “conivência e protecionismo político entre eles”. “O esquema da corrupção da Xeque-Mate continua instalado na prefeitura e na Câmara de Cabedelo, para acabar com ele, teria que afastar 95 dos políticos da cidade, que continuam com as mesmas práticas criminosas”, declarou.

Julgamento
O processo que resultou na cassação de Eudes foi movido pelos vereadores Benone Bernardo (PRP), Maria do Socorro Gomes (PRP), Evilásio Cavalcanti e Jonas Pequeno (PSD).

O julgamento foi iniciado no último dia 16, mas foi suspenso por uma decisão liminar do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que voltou atrás da decisão, em atendimento a um Pedido de Reconsideração da presidente da Câmara, Graça Resende (MDB), que alegou que o processo que pede a cassação do parlamentar é disciplinar, seguiu os trâmites legais, conforme previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Casa.

Quanto ao julgamento dos 10 vereadores, que estão afastados do cargo, por envolvimento na Operação Xeque-Mate, que apura prática de corrupção nos Poderes Legislativo e Executivo municipal, não há data ainda para serem julgados.

Para que os processos contra eles voltem a tramitar, é preciso que ocorra a recomposição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. São eles os vereadores afastados: Lúcio José do Nascimento (ex-presidente da Câmara), Tércio Figueiredo Dornelas, Rosivaldo Alves Barbosa, Antônio Bezerra do Vale Filho, Jacqueline Monteiro França (ex-primeira-dama), Belmiro Mamede da Silva Neto, Rosildo Pereira de Araújo Júnior, Josué Pessoa de Góes, Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, e Francisco Rogério Santiago.

Apesar de afastados dos cargos e respondendo a processos também na Justiça, os 10 vereadores continuam recebendo normalmente os subsídios como parlamentares, mesmo sem trabalhar.

Os processos de cassação contra eles foram ajuizados pela Mesa Diretora da Casa, presidida por Graça Resende que, desde abril, quando da abertura de todos eles, os encaminhou para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, presidido pelo vereador Evilásio Cavalcanti (MDB), que anunciou que está tentando recompor o conselho e por isso, ainda não tem previsão de quando ocorrerá o julgamento que pede a cassação dos mandatos desses 10 parlamentares afastados da Casa, desde 3 de abril do ano passado.

José Eudes, que foi candidato a prefeito e derrotado nas urnas na eleição suplementar do último dia 17 de março, se submeteu a uma cirurgia do coração no fim de março e tirou licença médica. Ele foi o primeiro a ser cassado pela Câmara de Cabedelo, atribuindo o fato à retaliação política.

“Apesar de toda minha contribuição para cidade de Cabedelo, através de dezenas de denúncias apresentadas que culminaram na Operação Xeque-Mate, recebo como prêmio uma cassação. Por que será? Será porque ainda existe uma organização criminosa instalada no seio da administração municipal? Toda minha atuação tem sido pautada na fiscalização do uso do dinheiro público e sempre que verifiquei o mau uso, o desvio e o locupletamento denunciem”, disse o vereador cassado.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo