Nos acompanhe

Paraíba

Cartaxo reúne moradores da 6ª e 9ª regiões em Assembleia do Orçamento Participativo

Publicado

em

Os moradores da 6ª e 9ª Regiões de Participação Popular (RPP) se reuniram, na noite desta quinta-feira (3), com o prefeito Luciano Cartaxo e os auxiliares da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em mais uma Assembleia do ciclo 2019 do Orçamento Participativo (OP). Principal canal de diálogo com a população e responsável por uma série de obras que resultam na melhoria da qualidade de vida na Capital, o OP chega à penúltima semana de encontros reunindo mais duas regiões da cidade que abrangem 10 bairros, 29 comunidades, 19 residenciais e 13 loteamentos.

“É sempre um momento muito especial de fortalecimento dos vínculos que já promovemos no dia-a-dia da gestão. Conquistamos a credibilidade dos moradores da Capital por realizarmos um trabalho que desde 2013 está em completa sintonia com o que eles esperam do poder público, seja nas ações, nas obras ou nos serviços que oferecemos. E por isso, já se tornou uma marca destes momentos encontrarmos auditórios sempre lotados e uma população interessada em ser ouvida porque sabe que o que eles desejam, nós concretizamos”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A assembleia aconteceu na Escola Municipal Lynaldo Cavalcante, no Distrito Industrial. As duas regiões são beneficiadas pelos programas LED nas Ruas, Ação Asfalto e Mais Pavimentação (que inclui a drenagem e construção de calçadas padronizadas) a partir de demandas eleitas pelos moradores nas plenárias do OP. Além disso, unidades habitacionais de residenciais e a reforma de Unidade Básica de Saúde vão beneficiar os moradores do Bairro das Indústrias e Cidade Verde, entre outras obras.

O programa Mais Pavimentação, por exemplo, está realizando obras históricas como na Rua Carmem Miranda, no Alto do Mateus, que se transformará numa verdadeira avenida após mais de 60 anos sendo aguardada pela população. No Bairro das Indústrias, a Rua do Desenvolvimento também está sendo pavimentada para beneficiar moradores, comércios, escola e igreja localizadas na via.

A 6ª Região de Participação Popular abrange os bairros Distrito Industrial, das Indústrias, Jardim Veneza, Mumbaba e Mussuré. Além das comunidades Nova Trindade, Distrito Sítio Mumbaba, Três Lagoas e Jardim Veneza. Além destes bairros, os residenciais Anayde Beiriz, Vieira Diniz I, II, III e IV, Jardim Veneza (Dilmão), São Rafael, Conjunto Nossa Senhora das Graças, Conjunto das Indústrias, Conjunto Padre Ibiapina e da Paz e os loteamentos Clovis Gondim, Jardim Verona, Cajueiro, Verde Vale, Cidade Jardim, Estrela de Prata, Jardim Paraíso, Barro de Ouro, João Magliano, Cidade Verde I, II, III (Mumbaba) e Nova Veneza.

Já a 9ª Região de Participação Popular é formada pelos bairros Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Centro Histórico e Varadouro, além das Comunidades Distrito Mecânico, Beira da Linha, 5 de junho, Juracy Palhano, São Judas Tadeu, Miramangue, Jardim Mônica, Aratu, Rua da Lama, Tanque, Av. Nova Liberdade, José Félix, Coronel Bento, Cícero Moura, Bola na Rede, Ninho da Perua, Campo da Alvorada, Porto do Capim, Praça 15 de Novembro, Vila Nassau, Trapixe, Renascer I, Cabral Batista, Santa Emília de Rodat e Saturnino de Brito.

A 9ª Região ainda inclui os moradores dos residenciais: Conjunto do IPEP, Conjunto Tiradentes, Conjunto dos Motoristas, I, II e III, Condomínio Índio Piragibe, Conjunto Frei Marcelino e Dom José Maria Pires.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo