Nos acompanhe

Paraíba

Projeto da Famup de educação ambiental é um dos cinco selecionados pelo Ministério Público

Publicado

em

O projeto ‘Despertando os Municípios’, elaborado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), foi um dos cindo selecionados para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB). A seleção ocorreu durante a 1º sessão ordinária do conselho realizada na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB) sob o comando do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. O projeto aborda a educação ambiental, saúde pública e valorização e capacitação dos catadores de recicláveis.

O ‘Despertando os Municípios’ tem como objetivo principal desenvolver um trabalho junto aos catadores de recicláveis que desempenham papel fundamental na construção de medidas preventivas nas áreas da saúde pública, na medida em que evitam a proliferação de endemias, doenças infectocontagiosas potencializadas através de roedores, insetos, invertebrados e outros agentes disseminadores de doenças que podem ser perfeitamente evitadas, ou quando não reduzidas.

A realização do projeto conta ainda com o envolvimento de alunos do ensino médio e fundamental da rede pública e particular, bem como os profissionais das áreas da educação, saúde e da assistência social. A inclusão de muitas personagens é importante para garantir a conquista de resultados consolidados e permanentes na medida em que as ações adotadas acontecerem de forma transversal e interdisciplinar.

De acordo com o presidente da Famup, George Coelho, o projeto foi desenvolvido após se detectar, ao longo de aproximadamente 70 audiências públicas, o grau de fragilidade social que os catadores de recicláveis possuem em função da baixa escolaridade e qualificação profissional. Os elementos que os levaram a enveredar nesta atividade passam pelo desemprego no Brasil, decorrente da crise financeira.

Atuação – O projeto ‘Despertando os Municípios’ é dividido em duas ações que dialogam com aspecto que interferem na qualidade de vida da população: A primeira ação será a realização de um diagnóstico do perfil demográfico dos catadores de recicláveis e seus familiares, com enfoque nas questões sócio – econômicas e educacionais. Com o diagnostico em mãos, se poderá dimensionar aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que vão embasar com maior exatidão as iniciativas da ação seguinte.

Na segunda ação, será desenvolvida qualificação profissional com foco no trabalho dos catadores, com participação de outros agentes públicos e privados que precisam ser incorporados no processo da reciclagem de resíduos sólidos e da coleta seletiva, situados nos municípios do consórcio Consorcio de Gestão Publica Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba (Cogiva) – que é composto por 15 municípios – e da 4ª Região Geo-Administrativa da Paraíba. O projeto será desenvolvido inicialmente em seis cidades com qualificação profissional para os catadores e uma capacitação única para os agentes públicos dos setores da saúde, educação e da assistência social, empresariado local e a sociedade em geral.

Como justificativa para o projeto, o presidente George Coelho destacou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída através da lei federal de nº 12.305/10 e outros marcos regulatórios, estabelecem que os municípios realizem a eliminação dos lixões a céu aberto, garantindo a coleta seletiva e o incrementando as ações na educação ambiental.

“Precisamos ainda fortalecer e impulsionar as atividades de inserção dos catadores no mercado de trabalho, constituindo assim uma iniciativa a ser adotada por todas as esferas da sociedade civil organizada e todas as esferas do poder público e da iniciativa privada. Esse processo representa de forma inteligente o uso racional dos resíduos sólidos, tornando-os fonte de riqueza, em particular para os catadores que encontram nesta atividade possibilidades reais de geração de renda e respeito com os bens renováveis”, explicou George Coelho.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo