Nos acompanhe

Paraíba

MP firma TAC com PMJP para regularizar quadro de pessoal do Trauminha de Mangabeira

Publicado

em

A Promotoria do Patrimônio Público de João Pessoa celebrou, na manhã desta sexta-feira (29/11), um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Prefeitura da Capital para regularização do quadro de pessoal do Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity, mais conhecido como Trauminha. Entre as ações, está previsto a realização de concurso público para a unidade hospitalar.

O TAC foi assinado pelo 39º promotor de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto, com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o secretário de Saúde do Município, Adalberto Fulgêncio; o secretário de Administração, Lauro Montenegro; e o procurador-geral do Município, Adelmar Azevedo Régis.

O promotor Carlos Romero Paulo Neto explicou que o TAC faz parte de dois procedimentos administrativos que tramitam na Promotoria com relação à irregularidades no quadro de pessoal do Trauminha. Atualmente, o hospital possui 1.230 servidores, dos quais apenas 430 são efetivos, o que representa 35% do total.

Ainda de acordo com o promotor, o TAC tem três eixos principais. O primeiro é a realização de concurso público para 315 cargos só para o Complexo Hospitalar Mangabeira. São vagas para médico, biomédico, dentista, psicólogo, assistente social em saúde, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em radiologia e técnico em imobilização ortopédica. “Com a realização do concurso todos os contratados da atividade fim do hospital, que é a assistência à saúde, serão substituídos por efetivos”, destacou o promotor.

O TAC estabelece uma série de prazos para o concurso. Até o dia 27 de dezembro, será formada a comissão e feitos os encaminhamento necessário à Câmara Municipal. A licitação da banca para organizar o concurso deverá ser feita até 27 de março de 2020. Já a realização do concurso e respetiva homologação pelo prefeito serão até 30 de novembro de 2020. a convocação, nomeação e posse dos aprovados deverão ser realizados até 31 de março de 2021.

Terceirização e processo seletivo

Conforme o promotor Carlos Romero Paulo Neto, o segundo eixo do TAC é a terceirização das atividades de higiene e limpeza do hospital. Atualmente, esses serviços são realizados por contratados. A terceirização será realizada por meio de procedimento licitatório para contratação de empresa e deverá ser implementada até 30 de junho de 2020, com a rescisão de todos os contratos de prestação de serviços por excepcional interesse público nas áreas de higienização e limpeza da unidade hospitalar.

O terceiro eixo compreende a regularização dos contratos de prestação de serviços existentes e daqueles que poderão ser celebrados no futuro, dentro das hipóteses legalmente previstas. O promotor destacou que a prefeitura deverá adequá-los ao prazo máximo estabelecido pela Lei nº 13.331/2016, que é de três anos de contrato, prorrogável por mais três.

Além disso, as contratações de prestação de serviços deverão obedecer a critérios. Para tal, a prefeitura deverá realizar, até 31 de maio de 2020, um processo seletivo simplificado. “Primando pelos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, todos terão que ser submetidos ao processo seletivo simplificado, obedecido o limite temporal imposto pela Lei 13.331”, explicou o promotor.

O prefeito Luciano Cartaxo disse que a Município tem sempre a disposição de manter o diálogo com o Ministério Público, avançando cada vez mais na questão da transparência e na qualidade dos serviços prestados à população. “Acabamos de lançar um concurso público para mais de mil vagas. Agora, estamos avançando com o MP em ações objetivas com esse TAC, para que possamos dar transparência, fazer os investimentos fundamentais, como a valorização do servidor, e claro, também ter um trabalho importante em relação ao equilíbrio entre o numero de prestadores de serviços e o número de efetivos na prefeitura”, declarou o prefeito.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo