Nos acompanhe

Paraíba

Pela 2ª vez, Luciano Cartaxo tem modelo de gestão premiado pelo Conselho Federal de Administração

Publicado

em

O modelo de gestão por resultados implementado pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, foi premiado, nesta sexta-feira (29), durante o IV Fórum Paraibano de Gestão Pública, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa. As boas práticas de governança da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a aplicação correta dos recursos públicos, com destaque para a área da educação e saúde, fizeram a gestão receber o reconhecimento por atingir um elevado Índice de Governança Municipal (IGM), indicador de eficiência lançado nacionalmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

O levantamento utiliza uma metodologia que divide a Paraíba em sete diferentes grupos considerando o número de habitantes. A Capital paraibana integra o grupo 7, por contar com mais de 100 mil habitantes, ficando à frente dos demais municípios do mesmo grupo, com nota 6,65. O resultado é fruto de um modelo de gestão, com a adoção de um sistema de metas e acompanhamento das ações a partir do escritório de gestão, criado pelo prefeito Luciano Cartaxo para otimizar os trabalhos, com foco no monitoramento para alcançar novos resultados.

“Esse prêmio é fruto de um trabalho integrado, traduzido em um novo modelo de gestão por resultados com impacto direto na vida das pessoas. Isso foi um passo decisivo para o nosso compromisso com a modernização da administração pública. É preciso saber reduzir despesas e aumentar a capacidade de investimento na ponta, invertendo prioridades. Hoje, temos uma gestão com ritmo acelerado de obras, que consolida um amplo conjunto de entregas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Índice de Governança Municipal foi elaborado a partir de um conjunto amplo de indicadores, como gastos e finanças públicas, qualidade de recursos, captação, previdência, saneamento, vulnerabilidade e desempenho em áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, habitação e gestão de recursos humanos.

Reconhecimentos – Nos últimos sete anos, a Capital paraibana vem se destacando em premiações de diversas áreas que reconhecem a qualidade do trabalho que vem exercido na cidade. Rankings e prêmios, inclusive internacionais, como a consolidação de um novo Modelo de Gestão, reconhecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como uma das melhores experiências de governança da América Latina, em 2016. O Sebrae também já destacou Luciano Cartaxo como prefeito empreendedor pelos trabalhos realizados no Banco Cidadão e projeto Sereias da Penha.

A Revista Exame aponta João Pessoa como a melhor Capital para se viver no Nordeste e instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral da União (CGU) a colocam entre as mais transparentes da Paraíba e do Brasil. A capital paraibana também foi reconhecida como cidade criativa pela Unesco, integrando uma rede internacional. Nesta semana, Luciano recebeu o prêmio Arbor & Urbe, como a Capital com maior percentual de áreas verdes urbanas do Norte/Nordeste. O prêmio foi concedido no Congresso Brasileiro e Ibero-Americano de Arborização Urbana, realizado no Hotel Tambaú, no último domingo.

Continue Lendo

Paraíba

Campina realiza mais de 80 ações de combate aos acidentes de trânsito durante campanha Maio Amarelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realiza neste mês mais de 80 ações de conscientização e combate aos acidentes de trânsito.

Estão sendo ministrados cursos, palestras em empresas e escolas, pit stops educativos, concurso de redação envolvendo alunos das redes pública e privada, além de uma corrida de rua, a Corrida do Bem, que teve o objetivo duplo de gerar conscientização em relação a campanha e ajudar o Hospital da FAP, que atende pacientes oncológicos da maioria das cidades da Paraíba.

“Esse somatório se dá pelo esforço de muita gente. Pelo trabalho dos nossos agentes, de todos que fazem também a parte de policiamento de trânsito. Então em nome da cidade eu gostaria de fazer esse registro e ao agradecimento a esses superintendentes que ao longo desses pouco mais de dez anos tiveram e têm a responsabilidades de coordenar os trabalhos do maio amarelo em defesa da vida de Campina Grande”, destacou o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Novo auditório da Fundac tem homenagem a Nilson Carlos Fernandes, ex-assessor jurídico do órgão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), inaugurou, nesta segunda-feira (13/05), o novo espaço de saúde do servidor do órgão. O equipamento conta com a instalação de um novo auditório, que levará o nome ‘Nilson Carlos Fernandes,’ em homenagem ao ex-assessor jurídico do órgão.

Nilson, que era pai do secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), faleceu no ano de 2020 vítima de complicações da covid-19.

Em publicação nas redes sociais, Tibério agradeceu a honraria concedida e ressaltou a carreira do seu pai no serviço público da Paraíba. “Toda a nossa família está grata e emocionada pelo reconhecimento do legado que ele deixou como funcionário público. Sua última contribuição foi justamente na Fundac, órgão onde trabalhou por mais tempo, durante a sua jornada de mais de 30 anos como servidor público de carreira, do Estado da Paraíba”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro rechaça intenção de disputar presidência da ALPB e reforça apoio a Galdino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), afastou suposições de que teria interesse de disputar à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Durante entrevista nesta segunda-feira (13/05), o parlamentar reforçou apoio ao atual presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos).

” Esse assunto já foi  discutido com o próprio Adriano”, disse ao programa Rede Verdade.

A respeito da ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a antecipação da eleição na ALPB, Eduardo garantiu que o Solidariedade não tem autoria ou participação no ato.

“Todos sabem do meu caráter, da minha transparência e se o Solidariedade fosse autor dessa ação contra o companheiro Adriano Galdino eu não iria esconder nada”, concluiu.

Continue Lendo