Nos acompanhe

Negócios

PF deflagra operação para combater extração ilegal no leito do Rio Paraíba

Publicado

em

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), a Operação Jampa Verde 3, com objetivo de combater a extração de irregular de areia no município de São Miguel do Taipu, distante 65,2 km de João Pessoa. O trabalho, realizado em conjunto com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), contou com a participação de 15 servidores.

Segundo a assessoria da PF, o foco da operação foi uma área do leito do Rio Paraíba, em que a areia estaria sendo extraída sem a competente autorização ambiental da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Sudema.

Os investigados poderão ser indiciados nos crimes do art. 55 da Lei 9.605/1998, combinado com o art. 2 da Lei 8.176/1991, cujas penas somadas poderão ultrapassar 5 anos de prisão, informa reportagem do Jornal da Paraíba.

Jampa Verde

Esta é a terceira operação relacionada ao tema que vem sendo realizada pela PF. Em 31 de setembro do ano passado e no último dia 17 de janeiro, foram desencadeadas pela polícia as Operações Jampa Verde 1 e 2, as quais também tiverem como escopo a repressão de extração de recursos minerais, sem a competente autorização.

Na última operação, o alvo foi uma pedreira, localizada em João Pessoa. Neste caso, a PF teve o apoio da Sudema e também do MPT, por denúncia de condições degradantes de trabalho no local. Já na primeira, as cidades de Santa Rita e Conde foram os alvos, novamente com o objetivo de combater a extração ilegal de recursos minerais, pela falta de autorização de órgãos ambientais.

A PF antecipou que as fiscalizações e ações conjuntas ambientais serão intensificadas pela Polícia Federal no Estado da Paraíba, no ano de 2020.

Continue Lendo

Negócios

Capital recebe turnê em comemoração aos 30 anos de carreira do grupo Soweto em setembro; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Relembrar e reviver momentos que ficaram marcados na história da música brasileira, e escrever novos capítulos na trajetória do pagode. Essa é a missão do grupo Soweto, que após 23 anos se reúne para uma turnê comemorativa dos 30 anos que é um dos pilares do pagode dos anos 1990. O grupo desembarca em João Pessoa no dia 21 de setembro para apresentar a turnê no Celebration Altiplano.

A abertura do show ficará por conta do cantor Alanzinho e do DJ CrisL. Os ingressos serão disponibilizados nos próximos dias no site Bilheteria Digital.

Sow3t0 (lê-se Soweto 30) é o nome da turnê que percorrerá 30 cidades numa grande festa ao som do que marcou a década de ouro do gênero. Conduzindo esse espetáculo, Claudinho, Crisevertom e Dado Olliveira cantando hits que atravessaram gerações como “Mundo de Oz”, Tempo de Aprender”, “Derê”, “Farol das Estrelas” e muito mais.

História:

Da zona leste de São Paulo para o mundo! Esse era o destino traçado para um grupo de jovens que se reuniam para tocar pagode e se divertir com os amigos. Formado por Crisevertom, Robson Buiú, Claudinho Oliveira, Digo, Marcinho e Belo, o Soweto surgiu em barzinhos cantando sucessos de artistas referência para os integrantes. O nome veio de uma música e é uma homenagem a Djavan.

O primeiro disco saiu em 1995, pela gravadora independente Five Star, intitulado Vento dos Areais. O CD teve boa repercussão, mas vendeu menos do que poderia esperar, entretanto, tal trabalho atraiu a atenção de uma gravadora multinacional e o grupo foi contratado pela EMI.
No ano seguinte, Soweto gravou seu segundo disco: “Refém do Coração”, e enquanto o grupo aguardava ansioso por seu lançamento, uma tragédia se abateu sobre eles: em julho de 1997, Robson Buiú foi assassinado durante uma tentativa de assalto, quinze dias antes do lançamento do álbum. Neste momento, Marcelo Pires, o Belo, foi convidado para assumir os vocais. Apesar da tragédia, o segundo disco do Soweto vendeu 100 mil cópias em apenas três meses de lançamento, proporcionando ao grupo seu primeiro disco de ouro.

Em 1999 o terceiro intitulado Farol das Estrelas vendeu 1 milhão e meio de cópias, ganhando assim um Disco de Diamante. No ano seguinte, o vocalista Belo deixa o grupo para seguir carreira solo, sendo substituído por Henrique Santos.
Ainda em 2000, Soweto lança “Fotografia” , quarto álbum do grupo, e último pela EMI. Sucessos como “Amor Demais”, “Boa Sorte” e “Fotografia” renderam mais de 150 mil cópias vendidas.

No final de 2011 Dado Oliveira assume os vocais do grupo que passa a trilhar um novo caminho. Após algumas mudanças na formação e alguns trabalhos lançados, Soweto se reúne com Belo, que construiu uma sólida carreira solo, e juntos vão celebrar a trajetória de um dos maiores grupos de pagode do Brasil e marcar mais uma época.

Continue Lendo

Negócios

Lulu Santos vem a João Pessoa com a turnê ‘Barítono’ em agosto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Lulu Santos se apresentará com a nova turnê ‘Barítono’ no dia 10 de agosto, a partir das 21h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.

De volta ao Brasil, depois de estrear nos Estados Unidos, Lulu Santos trará no repertório as canções de maiores sucessos da carreira e lançamentos recentes.

Dono de hits como ‘Tempos Modernos’, ‘O Último Romântico’, ‘Tudo Azul’, ‘Toda Forma de Amor’, ‘Um Certo Alguém’, ‘Assim Caminha a Humanidade’, ‘Aviso aos Navegantes’, ‘Sereia’ e ‘De Repente Califórnia’, Lulu emociona aos fãs nas apresentações.

Ao falar sobre o show, Lulu reconhece ter admitido tardiamente fatos sobre ele, inclusive, a de ser um cantor de tessitura vocal grave, ou seja, um barítono. Daí a origem do nome do show.

“Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte. O primeiro passo foi em 2000 quando gravei e lancei o álbum Acústico, ali, por conforto e sabedoria, baixei um tom de boa parte do repertório e funcionou perfeitamente. Agora, 20 anos depois, percebi que se baixasse mais um tom, algumas canções voltaram a ser cantáveis sem sobressaltos ou esforço. A chave deste entendimento foi ‘Esse brilho em seu olhar’, do álbum ‘O Ritmo do Momento’ que nunca esteve tão confortável e dentro do meu alcance desde que a fiz em 1983. Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, frisou o cantor.

Os ingressos estão disponíveis compra no site da Bilheteria Digital. Clique aqui e confira.

Continue Lendo

Negócios

Afya expande atuação na Paraíba com a chegada de unidade de pós-graduação em Medicina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Afya Educação Médica, núcleo de pós-graduação da Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, inaugura mais uma unidade no país. Com sede no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, o novo polo tem como objetivo oferecer oportunidades para médicos em busca de cursos de especialização, aprimoramento e destaque no mercado.

A Afya Educação Médica Paraíba funciona nas instalações da Afya Faculdade de Ciências Médicas, na BR 230, e as primeiras turmas de especialização foram iniciadas em janeiro deste ano, com oferta para cursos de Pediatria Geral, Dermatologia, Endocrinologia e Psiquiatria.

“Estamos muito felizes com a chegada a João Pessoa para completar a oferta da Afya em educação médica. Sabemos da importância do aprendizado constante que a medicina exige aos profissionais e os cursos de pós-graduação são uma excelente porta de entrada para aqueles que desejam crescer e se aperfeiçoar em um mercado extremamente competitivo e ao mesmo tempo carente de especialistas”, explica Aline Franca, diretora da Afya Educação Médica Paraíba.

A unidade está com vagas abertas para as especializações em Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal, Neurologia, Nutrologia, Psiquiatria, Clínica em Dor, Neuropediatria, Pediatria Geral, Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

A Afya está presente na Paraíba desde 2020, quando adquiriu a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB).

Sobre os cursos

Com turmas iniciando a cada dois meses, os cursos têm duração média de dois anos e as aulas são concentradas em um fim de semana por mês, o que permite aos médicos a manutenção da agenda de atendimentos a pacientes, com pouca interferência nas suas demais atividades.

A unidade conta com uma estrutura completa que inclui laboratórios de Técnicas Cirúrgicas, Anatomia Humana, Centro de Simulação em Saúde, ambulatórios e consultórios, além de biblioteca, auditório, restaurante e espaços de convivência.

Dentro do programa de aprendizagem, durante as aulas práticas, os médicos realizam atendimentos à comunidade em diversas especialidades, supervisionados pelos docentes. Os pacientes são direcionados por meio de parcerias realizadas entre a instituição e secretarias de saúde, hospitais e clínicas de João Pessoa e região. Somente em 2023, a Afya estabeleceu 649 parcerias para os cenários de prática de estudantes de medicina e médicos que estão na especialização.

Sobre a Afya

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 30 delas com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde.

São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. A instituição é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina: um a cada três médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Continue Lendo