Nos acompanhe

Negócios

Agevisa estabelece normas para testes de detecção do coronavírus em laboratórios clínicos privados

Publicado

em

Os laboratórios clínicos privados em atividade no Estado da Paraíba que estejam realizando testagens laboratoriais para detecção do coronavírus devem ter registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e possuir Alvará Sanitário junto ao órgão sanitário competente, sob pena de impedimento para a realização do serviço. Além disso, devem cumprir todos os requisitos sanitários estabelecidos na RDC nº 302/2005, da Anvisa, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento dos serviços que realizam atividades laboratoriais no País. As determinações estão contidas na Nota Técnica nº 05/2020, assinada pela diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Jória Viana Guerreiro.

Os requisitos a serem obrigatoriamente obedecidos pelos laboratórios estão relacionados aos recursos humanos; infraestrutura, equipamentos e instrumentos laboratoriais; produtos para diagnóstico; descarte de resíduos; biossegurança; metodologia adotada; manipulação, armazenamento e transporte de amostras; garantia e controle da qualidade, registro e notificações de doenças de caráter epidemiológico, conforme explicou o diretor-técnico de Saúde da Agevisa, Geraldo Moreira de Menezes. Segundo ele, a NT 05/2020-Agevisa/PB tem o objetivo de garantir a regularidade de todas as fases do procedimento analítico e a segurança dos resultados dos testes realizados na Paraíba.

Terceirizados – As determinações da Agevisa/PB são extensivas aos laboratórios de apoio que tenham seus serviços contratados, por meio de terceirização, pelos laboratórios clínicos em atividade na Paraíba, nos termos do item 04 da NT 05/2020.

Segundo o dispositivo, os laboratórios clínicos estão obrigados a manter o cadastro atualizado dos laboratórios terceirizados (cabendo-lhe a responsabilidade de avaliar a qualidade dos serviços prestados), assim como realizar contrato formal de prestação de serviços e assegurar autenticidade dos laudos emitidos, que devem estar disponíveis e arquivados pelo prazo de cinco anos. Além disso, devem também garantir que os laboratórios de apoio contratados sejam certificados por um dos laboratórios de Referência Nacional para realização dos testes para detecção do SARS-CoV-2.

Biossegurança – Os estabelecimentos alcançados pela Nota Técnica nº 05/2020-Agevisa/PB são obrigados a adotar procedimentos técnicos e de biossegurança (preconizados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde) para impedir a contaminação dos trabalhadores da área, assim como do meio ambiente; utilizar compostos saneantes apropriados e com a devida eficácia; disponibilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) que estejam em conformidade com a avaliação do risco à exposição do profissional que realiza atividades laboratoriais, e gerenciar todos os resíduos provenientes da assistência a pacientes e todas as amostras suspeitas ou confirmadas de infecção pelo coronavírus.

Além disso, são obrigados a fazer o cadastro junto ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Paraíba – Lacen/PB (responsável pelo monitoramento do diagnóstico da Covid-19 no Estado), registrando perante o órgão todas as informações necessárias quanto à metodologia utilizada, insumos, responsabilidade técnica pela realização dos testes, unidade onde foi realizado, entre outras que venham a ser solicitadas, e também a registrar todos os laudos de exames para diagnóstico de SARS-CoV-2, que deverão conter os dados necessários do paciente, incluído o município de residência e demais informes essenciais para a notificação dos casos.

Notificação – Os laboratórios clínicos privados que realizam testes laboratoriais para detecção da Covid-19 também são obrigados a informar ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde ([email protected]) e ao Lacen/PB ([email protected]) sobre os dados da realização de todos os exames. A notificação tem caráter obrigatório, e deve ser encaminhada ao serviço de Vigilância Municipal.

Pactuações – Segundo disposto no item 17 da NT nº 05/2020-Agevisa/PB, mediante Termo de Pactução firmado entre a Agência Estadual de Vigilância Sanitária e as Vigilâncias Sanitárias dos municípios, a realização de fiscalização sanitária nos laboratórios de Análises Clínicas ficará sob a responsabilidade das Visas que declararem e demonstrarem possuir a estrutura necessária para a realização do trabalho, cabendo-lhes exercer o monitoramento e acionamento dos serviços que estejam realizando ou terceirizando testes para SARS-COV-2, no âmbito de sua competência, para que sejam cumpridos os protocolos e encaminhamentos que devem ser adotados para esta finalidade.

Nos termos da NT 05/2020, os laboratórios clínicos que não cumprirem as determinações constantes nos Regulamentos Técnicos oficialmente adotados de ordem do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções respectivas.

Essas e outras determinações contidas na Nota Técnica nº 05/2020 podem ser conferidas no endereço agevisa.pb.gov.br/legislacao.

Continue Lendo

Negócios

Construtora Bauten chega a Bananeiras com condomínio de luxo de casas prontas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Bananeiras vai ganhar uma novidade no conceito de vivência experiência na serra. A Bauten chega à cidade com um condomínio de casas exclusivo e com poucas unidades, que oferecem uma modalidade de serviços de concierge e comodidade de alto padrão.

Em pré-lançamento, o Casas Tekoá segue o ‘Conceito Boutique’, com imóveis projetados para levar comodidade, conforto e personalização aos seus moradores. Tudo isso imerso em uma alameda verde de palmeiras centenárias.

“Bananeiras se tornou um destino turístico, não só da Paraíba, mas de todo o Brasil. Assim, a cidade é uma excelente opção serrana no cenário nacional, é o expoente para quem busca pelo frio e a interação com a natureza em qualquer estação”, fala Esaú Magalhães, diretor de Novos Negócios da Bauten, sobre a escolha por Bananeiras.

Localizado a 600 metros do centro da cidade, com acesso fácil, o empreendimento tem áreas preservadas em seu entorno, garantindo um contato permanente com a natureza. Um diferencial que aproxima os futuros moradores e visitantes de uma experiência de convívio sustentável com o meio ambiente e qualidade de vida.

As casas apresentam arquitetura contemporânea com conceitos paisagísticos sustentáveis, proporcionando um ambiente de luxo e conforto que se destacam na paisagem urbana, criando uma atmosfera de serra em pleno Centro de Bananeiras. Em uma charmosa alameda localizada na área mais valorizada da cidade, o morador ou visitante terá acesso fácil a comodidades como restaurantes, lojas, parques e a todos os pontos de encontro de Bananeiras.

E quem assina os projetos das casas prontas e do condomínio são os renomados escritórios de Ricardo Nogueira (projeto arquitetônico), Suellen Montenegro (paisagismo) e Anne Furtado (interiores).

Como um dos principais diferenciais, o novo empreendimento oferecerá aos visitantes o serviço de concierge, que vai proporcionar o acesso a uma variedade de serviços e comodidades exclusivas ideais para quem procura uma estadia, como serviços de spa, beleza e estética, academias de qualidade, áreas de lazer, guias e passeios turísticos, experiências gastronômicas com enólogos e chefs de cozinha, café da manhã, lavanderia e camareira. Uma gama extensa de profissionais locais treinados e cadastrados que são referência em suas áreas de atuação. Esses serviços são projetados para aumentar o conforto e conveniência dos residentes.

Os serviços também proporcionam aos futuros moradores do Casas Tekoá a opção de locação e rentabilizar nos dias que não tiverem interesse em uso, mais uma oportunidade de manter o investimento imobiliário em dinamismo.

Selo Floresta Branca – Sustentabilidade

Os imóveis trazem elementos regionais que qualquer pessoa do Nordeste reconhece facilmente e que estão conciliados com os princípios de sustentabilidade da Bauten. Com ares de casa de fazenda arrojada, cruzado por um trecho de rio, o empreendimento é mais um da linha de produtos conhecida como Floresta Branca. Este selo garante que as obras seguem os conceitos de bioconstrução, bioarquitetura, processos construtivos inteligentes e tecnologias sustentáveis. O foco está na qualidade e na atenção aos detalhes.

As inovações também se estendem às técnicas de engenharia. O condomínio residencial respeita a topologia natural do terreno, minimizando a necessidade de movimentação de terra. Ele incorpora a vegetação abundante e se aproveita dela para promover isolamento térmico e privacidade entre as residências, atraindo a fauna local e enriquecendo a biodiversidade. O design de baixo impacto ambiental contribui para a harmonia com o entorno.

Outra preocupação prioritária é com a segurança e a privacidade dos moradores, assim como a gestão eficiente do tráfego e do estacionamento na entrada do condomínio. Os caminhos e passarelas acompanham o relevo, utilizando materiais permeáveis. Assim, o condomínio se torna não apenas um local de residência, mas também um exemplo de integração harmoniosa com o ambiente natural, valorizando os recursos locais.

Continue Lendo

Negócios

Campina Grande inicia semana com 114 oportunidades de emprego através do Sine Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sine Municipal oferece, neste início de semana, 114 oportunidades por meio do cadastro do próprio órgão. Os interessados devem procurar o Sine Municipal e apresentar RG, CPF, comprovante de residência, currículo atualizado e a carteira de trabalho. As oportunidades para Pessoas Com Deficiências (PCD) requerem o laudo médico com atualização há pelo menos três meses.

As vagas podem ser consultadas de forma presencial ou online, através dos links disponíveis na bio do Instagram oficial do Sine, @sinemunicipalcg. O candidato deve acessar o link “Cadastro Online – Currículo Vagas”: https://forms.gle/iwjC8cyZczxkatHr6. É importante que os campos sejam preenchidos com todas as informações solicitadas no formulário.

O Sine Municipal está localizado na rua Santa Clara, s/n, Centro – próximo ao Terminal de Integração de Passageiros. O órgão atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e na sexta-feira, de 7h às 13h.

Em Campina Grande, estão à disposição as seguintes vagas:

1 Auxiliar Administrativo – cursando 4º período de direito ou adm (cursando curso superior em direito ou adm)

5 Agente de Coleta de Lixo – (consultar demais requisitos junto ao Sine)

1 Agente Funerário – Tanotopraxista (Experiência na área, certificado de tanotopraxista, disponibilidade de horário)

1 Ajudante de carga e descarga de mercadorias (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Ajudante de Eletricista (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

5 Ajudante de Motorista (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Analista Contábil (ensino superior em Contabilidade + 6 meses de experiência)

8 Armador de Estrutura de Concreto (ensino fundamental completo + 6 meses de experiências)

1 Assistente de prevenção de perdas (ensino fundamental completo + 6 meses de experiências)

1 Atendente de farmácia – Balconista (curso de atendente de farmácia + ensino médio completo + 6 meses de experiência)

2 Atendente de loja e mercados PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função + laudo PCD atualizado )

1 Atendente Odontológico (ensino médio completo + experiência na função)

2 Auxiliar de Cobrança (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

4 Auxiliar de Cozinha (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Auxiliar de linha de produção (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

2 Auxiliar de linha de produção (PCD) (ensino médio completo + 6 meses de experiências + Laudo Médico atualizado)

1 Auxiliar de logística (PCD) (ensino médio completo + 6 meses de experiência + laudo atualizado)

1 Auxiliar de Marceneiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Churrasqueiro (consultar demais requisitos junto ao Sine)

2 Conferente de carga e descarga (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Consultor de Vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

1 Costureiro a máquina na confecção em série (experiência de 6 meses + demais requisitos consultar junto ao Sine)

1 Cozinheiro do Restaurante (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

2 Cozinheiro do Serviço Doméstico (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

7 Eletricista (curso técnico em eletrotécnica + 6 meses de experiência)

1 Enfermeiro Auditor (Enfermeiro Graduado + Experiência na área)

5 Estoquista (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Estoquista PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência + laudo atualizado)

2 Faturista (ensino superior em andamento em Administração ou Contabilidade + 6 meses de experiência na função)

1 Fiscal de prevenção de perdas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

5 Garçom (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Gesseiro (6 meses de experiência + consultar requisitos junto ao Sine)

1 Impressor flexográfico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal)

2 Jardineiro (curso fundamental + 6 meses de experiência)

1 Mecânico de automóveis (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência)

1 Mecânico de automóveis (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + com ou sem experiência)

1 Mecânico de manutenção de Caminhão a Diesel (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência)

1 Mecânico de suspensão (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência)

2 Montador de móveis de madeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Montador Instalador de Acessórios (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal)

1 Motorista de Ambulância (CNH D + ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Motorista de automóveis (CNH A/B + ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Motorista de Caminhão (CNH D + ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

2 Operador de caixa (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Operador de caixa PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

7 Operador de empilhadeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

5 Operador de Telemarketing Ativo Home Office (ensino médio completo + requisitos junto ao Sine)

1 Pasteleiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Pintor de Automóveis (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Recepcionista Atendente (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

2 Supervisor de vendas – Comercial (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Técnico em Farmácia (curso técnico completo em Farmácia + 6 meses de experiência)

1 Técnico em manutenção de equipamentos de informática (ensino técnico completo em Manutenção e Suporte em informática + 6 meses de experiência)

2 Vendedor em Comércio Atacadista (ensino médio completo + experiência em vendas de atacado)

3 Vendedor interno (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

2 Vendedor porta a porta (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Vendedor pracista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

Continue Lendo

Negócios

Sine-JP disponibiliza 488 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana inicia com oportunidades para quem almeja ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho, na capital paraibana. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (17), 488 novas vagas, em diferentes funções para pessoas com e sem experiência e exclusivamente para pessoas com deficiência.

Para candidatar-se a vaga, é preciso se dirigir à sede do serviço, com os documentos pessoais e comprobatórios de experiência, caso seja necessário.

A maioria das vagas são para carpinteiro e carregador em armazém, totalizando 80 delas. Os interessados devem ter experiência comprovada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Ensino Fundamental completo. Também estão disponíveis oportunidades para armador (30 vagas) e pedreiro (30 vagas), entre outros.

O setor de serviços também está com vagas abertas para atendente balconista (5 vagas) e atendente de lanchonete (6 vagas). Para quem não tem experiência comprovada na CTPS, há opções para trabalhar como auxiliar de linha de produção, entregador de gás, operador de empilhadeira, operador de telemarketing ativo, pedreiro de fachada e servente de obras.

As informações sobre todas as vagas disponíveis para a semana e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade, no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Serviço – O Sine-JP fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo