Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa implanta 118 leitos para enfrentamento da Covid-19

Publicado

em

A rede municipal de saúde da capital paraibana já dispõe de 118 novos leitos, entre UTIs e espaços de enfermaria, implantados exclusivamente para o enfrentamento do novo Coronavírus. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pelo secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, durante a abertura de 10 novos espaços para o tratamento intensivo de pacientes no Hospital Santa Isabel, referência no combate à Covid-19 na cidade.

A previsão é de que 10 novos leitos de UTI sejam criados na unidade hospitalar até o final desta semana, além da chegada dos 146 profissionais de saúde que foram convocados a partir do processo seletivo realizado pela administração municipal. “Mobilizamos toda a rede de saúde para criar uma ala específica para o tratamento da Covid-19 no município, agindo de forma antecipada. Este é um trabalho integrado, que passa pela etapa de planejamento, treinamento, reposição de equipamentos e compra de medicamentos”, explicou Adalberto Fulgêncio.

A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, Dorinha Macêdo, afirmou que a unidade está atualmente com 7 pacientes com Covid-19 e que os novos leitos irão dobrar a atual capacidade de atendimento. “Por se tratar de uma unidade de referência, estamos fazendo a implantação de forma gradual, atendendo a todos os pré-requisitos de proteção para o enfrentamento da pandemia”, comentou.

Outros hospitais – Com foco no atendimento de crianças e adolescentes, o Hospital Infantil do Valentina está com 40 leitos concluídos e já vem recebendo pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Município.

No Hospital São Luiz, da rede credenciada da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), outros 40 leitos são disponibilizados, dando retaguarda às unidades hospitalares de referência. “A rede de pronto atendimento também passou por adequações para atender casos de média complexidade. Foi nesse sentido que destinamos as UPAs do Valentina e de Cruz das Armas para casos de Covid-19, abrindo nove leitos, em cada uma, inclusive para os casos de estabilização de pacientes graves, antes de serem encaminhados aos hospitais”, disse Fulgêncio.

Novos leitos – Apenas com o novo Hospital Prontovida, que segue em obras avançadas no bairro de Tambiá, 114 novos leitos serão criados. Destes, 32 de UTIs e outros 82 de enfermaria. Caso haja necessidade, parte dos leitos clínicos poderão ser voltados ao tratamento intensivo de pacientes. A previsão é de que o trabalho estrutural seja concluído nos próximos 10 dias. “Estamos trabalhando com a perspectiva de novos leitos na própria rede, preparando a cidade para o aumento já previsto no número de casos. A recomendação é de que as pessoas sigam em casa, cumprindo com o distanciamento social. Enquanto isso, vamos fortalecendo ainda mais os nossos equipamentos de saúde”, destacou o secretário de Saúde.

Leitos já implantados na rede municipal:

Hospital Santa Isabel: 20
Hospital Infantil do Valentina: 40
Hospital São Luiz: 40
UPA Cruz das Armas: 9 leitos
UPA Valentina: 9 leitos

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia discute Lei Orgânica da Policia Civil da Paraíba durante sessão especial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na última sexta-feira (24/05), sessão especial para discutir a elaboração de uma nova Lei Orgânica para a Polícia Civil do Estado da Paraíba. O debate proposto pelo deputado Tarcísio Jardim aconteceu no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa e contou com a presença de delegados, agentes, escrivães e peritos da Polícia Civil da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

O deputado Tarcísio Jardim explicou que o debate em torno dos direitos da categoria se faz necessário mediante a aprovação, com vetos, pelo Presidente da República, da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei 14.735, de 2023), exigindo, desta forma, a discussão de alterações na Lei Orgânica Estadual para que esta seja adequada à Lei Orgânica Nacional.

“A gente precisa debater antes que o texto chegue pronto aqui. A gente não está falando ainda de Lei orgânica, pois estamos esperando a derrubada e a votação dos vetos em Brasília, mas sim do organograma da Polícia Civil, da criação de novos departamentos, das novas diretorias e a gente precisa debater com todas as categorias para que a gente tenha, não só o que seja determinado pela gestão, mas o que determina a lei nacional”, destacou o deputado.

O parlamentar ressaltou a presença de representantes da Polícia Civil de outros estados no debate proposto pelo Poder Legislativo paraibano, demonstrando a união da categoria e o interesse no cumprimento de conquistas e direitos já previstos na Lei Orgânica Nacional. “A gente tem pleitos de que sejam incluídos nesse organograma coisas que já são leis pela diretriz nacional. Convidamos o Sindicato de Pernambuco, o Sindicato do Rio Grande do Norte, para debater essas alterações. A Polícia Civil é um corpo de diversas categorias e essas categorias têm sim que ter acesso ao texto, tem que ter poder opinativo para que chegue a algo que é um marco histórico”, afirmou.

A nova Lei Orgânica da Polícia Civil incluirá novos dispositivos para a categoria, aqui na Paraíba. Entre as reivindicações, destacam-se o pagamento de subsídios para equiparar o salário dos profissionais a outros estados do Nordeste e a identidade de um cargo único, para trazer mais uniformidade para a instituição e desburocratização.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Com emenda de Eduardo Carneiro, município de Lucena ganha ambulância para atendimento à população

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Lucena ganha, nesta segunda-feira (27/05), uma nova ambulância para atendimento à população, fruto de uma emenda apresentada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade).

A solenidade de entrega acontece a partir das 12h, no PSF do bairro Novo, e contará com a presença do parlamentar e do vereador Keninho, autor da solicitação.

O deputado Eduardo Carneiro se disse feliz em poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Lucena e destacou a importância da ambulância para atender a quem mais precisa. “Estamos entregando uma ambulância 0km, fruto de uma emenda do nosso mandato, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam desse atendimento em Lucena. Vamos continuar trabalhando e levando muito mais benefícios para essa terra”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB e CMJP realizarão audiência pública para discutir providências contra poluição na orla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizarão nos próximos dias uma audiência pública com o intuito de discutir providências acerca da poluição nas praias e os crimes ambientais no litoral paraibano.

O debate estava marcado para esta segunda-feira (27/05), mas devido ao luto decretado pela Câmara por causa da morte do vereador Professor Gabriel, a sessão será reagendada ainda sem data definida.

De iniciativa do deputado estadual George Morais (União Brasil) e da vereadora Eliza Virgínia (PP), a plenária contará com representantes da Sudema, das Secretarias Municipais e Estadual de Meio Ambiente, da Cagepa, de Secretarias Municipais e Estadual de Turismo, dos Ministérios Público Federal e Estadual, de ONGs, do CREA, da Abrasel, entre outros interessados.

“Nosso objetivo comum é buscar imediatas soluções para os graves problemas ambientais no litoral paraibano, cobrando providências dos órgãos responsáveis para devolver as praias limpas à população e ao turismo”, afirmou George.

Desde o início da Operação Praia Limpa, deflagrada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) em parceria com a Cagepa no início deste mês de maio, cerca de nove estabelecimentos foram flagrados com despejo irregular da rede de esgotos nas praias do Cabo Branco e Seixas.

 

 

 

Continue Lendo