Nos acompanhe

Paraíba

Boletim de Covid-19 aponta que região metropolitana de João Pessoa tem 85% de casos confirmados

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (21), o Boletim Epidemiológico n° 10 referente aos casos do novo coronavírus (Covid-19). O documento destaca que 85% dos confirmados residem na região metropolitana de João Pessoa e informa dados da doença, além de traçar o perfil das pessoas contaminadas.

Na Paraíba, os 263 casos confirmados até o final da tarde dessa segunda-feira (20) estão espalhados por 19 municípios. Como aponta o boletim, a maior concentração está na região metropolitana da capital, com 225 casos, sendo João Pessoa com 185, Santa Rita com 20, Cabedelo com 11 e Bayeux com 09. Outras localidades que apresentam confirmações são Patos (8), Junco do Seridó (3), Pombal (2), Serra Branca (1), Sapé (3),  Sousa (1), Igaracy (1), Taperoá (1), São João do Rio do Peixe (1), Riachão do Poço (1), São Bento (1), Congo (1), Queimadas (1), Bom Jesus (1).

Já Campina Grande, segundo maior município do estado, identificou 12 casos confirmados da Covid-19, porém com uma letalidade de 16,6%, com dois óbitos, superior ao índice registrado pelo estado, que é de 12,5%. De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, proporcionalmente é esperado um número maior de casos tanto em Campina Grande como na capital.

A gerente explica que atualmente existem 2.244 notificações em investigação de casos suspeitos que foram notificados pelos municípios e hospitais mediante suspeita clínica para Síndrome Gripal leve e/ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19. Esses dados foram registrados no sistema Redcap, E-SUS VE, SIVEP Gripe e Hospitalizados e podem ser identificados por vínculos de casos suspeitos e por investigação laboratorial.

“No Boletim existem vários pontos a serem discutidos com as vigilâncias municipais, núcleos de epidemiologia hospitalar e assistência. As notificações são crescentes a cada semana, ampliamos o número de positividade, porém se faz necessário ampliar as investigações e avaliar os casos pelo vínculo e clínico/epidemiológico para assim termos um cenário mais fidedigno nos territórios. O exame RT-PCR continua sendo o padrão ouro para todos os casos hospitalizados”, pontua. Ela acrescenta que a chegada dos testes rápidos vai auxiliar na confirmação dessas notificações.

Sobre o perfil dos casos confirmados, 130 são do sexo feminino, o que corresponde a 49,4%, e 133 do sexo masculino, ou seja, 50,6%. A faixa etária com maior número de casos continua a de 30 – 49 anos com 130 casos (49,4%). Do total de confirmados 45 casos (17,11%) são de profissionais da saúde. O boletim aponta também que a Paraíba tem 33 óbitos por Covid-19, destes 20 eram residentes no município de João Pessoa, 2 óbitos em cada um dos municípios de Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande e Patos, e demais com 1 óbito nos municípios de Riachão do Poço, Junco do Seridó, Sapé, Bayeux e Taperoá.

Talita Tavares reforça que o agravo analisado, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é de notificação imediata em sistema on-line e que o encerramento dos casos deve acontecer em até 30 dias, mas que cerca de 70% dos casos notificados no estado estão sem encerramento no SIVEP. Ela destaca que a SES recomenda que, a partir da liberação do resultado do exame pelo Lacen, os casos sejam imediatamente encerrados no sistema da informação para permitir que todas as esferas de gestão tenham acesso a dados atualizados e consistentes.

“Isso evita o uso de planilhas paralelas e, assim, teremos informações mais consistentes das informações e análises reais do cenário vivido no Estado e municípios”, completa.

Confira o boletim

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo