Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa tem 205 casos de Covid-19 e PMJP intensifica conscientização para isolamento social

Publicado

em

Dados do Painel Covid-19, criado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), apontam que a Capital paraibana tem 205 casos confirmados do novo coronavirus até esta quarta-feira (22), em 51 bairros. A localidade com maior incidência é Cristo Redentor (15), seguido de Manaíra (14) e Mangabeira (12). Já os os bairros São José, Mandacaru, Roger e Costa e Silva registraram seus primeiros casos. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai intensificar ações de conscientização em bairros que ainda estão com baixo índice de isolamento social.

O Painel Covid-19 também mostra que João Pessoa conta com 1.254 casos prováveis, 540 descartados e 60 recuperados. Estão hospitalizadas por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) 84 pessoas, sendo 12 em unidades de terapia intensiva (UTI). Houve 25 óbitos por coronavírus. Todos os dados são atualizados diariamente na plataforma web pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/d76ba516389d4e83b9a778d266cac5c1/ .

Com base nos dados levantados pelo sistema de monitoramento inteligente, que aponta a estimativa diária do cumprimento das medidas de distanciamento social, foi possível identificar, por exemplo, que os índices de Mandacaru e Roger variaram entre 45% e 48% durante o feriado da última terça-feira (21). Esses números estão distantes dos 70% recomendados pela Organização Munidal da Saúde, por isso, estão previstas ações educativas recomendando que a população só saia de casa em caso de extrema necessidade, como destaca o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, sargento Dênis Soares.

“Cada bairro tem suas especificações, por isso a gente planeja as ações de acordo com elas. Dependendo a gente faz uso de drones, viaturas, carro de som, alem de atuar em horários de maior ocorrencia de as pessoas nas ruas, como mostram os indices. Paratibe é um bom exemplo.Estava com indice de 29%, fizemos um trabalho e já foi para 76%. Fizemos uma ação em Mandacaru e esta semana tem ações previstas para Mangabeira, Gramame, Bairro das Indústrias, Alto do Mateus e Ilha do Bispo”, pontuou.

Painel Covid-19 – A plataforma foi desenvolvida pela TecGeo e fornecida sem ônus para PMJP. Os dados são da Esri, empresa americana desenvolvedora do sistema de informações geográficas ArcGIS. Por meio da plataforma é possível acompanhar o número de casos de contágio e mortes ocasionadas pela doença, internações, casos graves, moderados, mapeamento por bairros e casos notificados por faixa etária e sexo.

O modelo web segue o mesmo formato do painel online da prestigiada Universidade Johns Hopkins, instituição americana de ensino que se tornou uma referência durante a pandemia, principalmente pela agilidade da atualização dos dados.

Boletim do Coronavírus em João Pessoa (22/04)

Casos confirmados (205)

15 – Cristo Redentor

14 – Manaíra

12 – Mangabeira

11 – Miramar

09 – Bairro dos Estados, Bancários e Valentina

08 – Aeroclube, Jardim Cidade Universitária e Funcionários

07 – Gramame

06 – Cabo Branco

05 – Jardim Oceania, Altiplano, Cruz das Armas e Ernesto Geisel

04 – Treze de Maio, Tambaú, Tambauzinho e Portal do Sol

03 – Bessa, Bairro dos Ipês, Brisamar, Pedro Gondim, Expedicionários, Torre, Oitizeiro e João Paulo II

02 – Jaguaribe, Castelo Branco, Alto do Mateus, Varjão e José Américo

01 – Mandacaru, Bairro São José, Roger, Centro, Ilha do Bispo, Tambiá, Trincheiras, Jardim São Paulo, Anatólia, Jardim Veneza, Ernani Sátiro, Costa e Silva, Cuiá, Planalto da Boa Esperança, Paratibe, Esplanada e um (ainda) não identificado

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo