Nos acompanhe

Paraíba

Esportes e exercícios físicos combatem a obesidade e ajudam no desenvolvimento das crianças

Publicado

em

Estimular os pequenos a movimentar o corpo, assim como a praticar esportes desde os primeiros anos de vida, é o primeiro passo para uma vida saudável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 41 milhões de crianças menores de 5 anos estão obesos ou acima do peso ideal.

O pediatra cooperado da Unimed João Pessoa, Cláudio Orestes, destaca que as atividades aeróbicas são ideais, pois fortalecem o pulmão e auxiliam o desenvolvimento. “São indicados esportes interativos e em equipe, que favorecem a relação entre as crianças. Hoje, muitas delas são filhas únicas e moram em apartamento, o que gera muita ansiedade e irritabilidade. Por conta disso, acabam descontando na alimentação, o que aumenta a possibilidade de obesidade”, explica.

A Sociedade Brasileira de Pediatria indica 60 minutos de atividade física por dia. O pediatra sugere a natação para quem tem problemas respiratórios, caminhadas e até mesmo passeios de bicicleta como opções para tirar os pequenos do sedentarismo, assim como treinos com elementos lúdicos. “É uma excelente prática, onde a criança se diverte e se exercita”, recomenda.

Exercícios divertidos – O professor de educação física Claudney Forte, que integra a equipe multiprofissional de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, destaca que, a partir de três ou quatro anos de idade, já é possível praticar algum esporte ou até mesmo treino funcional. “O circuito vai variando. Os exercícios são feitos para melhorar a capacidade física e também o aprendizado motor”, diz ele, que realiza treinos com crianças.

O professor explica que o ideal é fazer um circuito com movimentos que sejam voltados para a flexibilidade e divertidos para o aprendizado, com inclusão de brincadeiras como “vivo-morto” e “amarelinha”. “Não pode ser monótono. Tem que ser voltado para a recreação”, destaca.

Cuidados – Para realizar o treino, Claudney orienta que as crianças devem usar tênis e roupas confortáveis; o espaço deve estar sem objetos que possam causar acidentes; além de seguir todos os protocolos de segurança para prevenção da covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel 70%. Além disso, deve-se evitar exercícios de alto impacto.

Continue Lendo

Paraíba

Cruz Vermelha: ex-secretária de Saúde e ex-superintendente terão que ressarcir R$ 19,5 mi ao Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno decidiu pela irregularidade das contas da Organização Social Cruz Vermelha, relativas à gestão do Hospital de Emergência e Traumas Humberto Lucena de João Pessoa, exercício de 2018.

A Corte acompanhou o voto do conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho e responsabilizou a OS, e os ex-gestores, pelas despesas não comprovadas, ilegítimas e lesivas ao erário, no montante de R$ 19,5 milhões, a ser ressarcido aos cofres públicos. Cabe recurso.

A decisão decorre do processo TC nº 15694/18, que trata de Inspeção Especial de Contas na gestão da OS, no período compreendido entre os meses de janeiro e setembro de 2018. Por maioria, seguindo o voto divergente do conselheiro Fábio Túlio Nogueira, o Pleno ainda entendeu que a imputação do débito pelos prejuízos causados deverá alcançar a ex-secretária de Estado da Saúde, Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, solidariamente, com ex-superintendente da Cruz Vermelha, Milton Pacifico José de Araújo.

A Decisão foi tomada pelo TCE, durante realização da 2446ª sessão ordinária, realizada pela via remota e presencial. Para composição do quórum, além do presidente, estiveram presentes os conselheiros Fernando Rodrigues Catão, Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias (no exercício da titularidade) e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

Continue Lendo

Paraíba

Governador cria cargos na Educação e institui o PCCR dos profissionais da categoria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), sancionou a criação de cargos na Educação Pública Estadual e instituiu o Plano de Cargo Carreira e Remuner (PCCR) da categoria.

De acordo com a Lei n° 13.258 de 16 de maio de 2024, publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), nesta sexta-feira (17/05), também ficou definido teto salarial dos profissionais da área.

Confira a íntegra da publicação

Continue Lendo

Paraíba

Criminosos se passam por representantes do MPT-PB e tentam extorquir dinheiro em nome da Instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) tomou conhecimento de tentativa de fraude ou golpe em nome da Instituição. Pessoas sem qualquer ligação com o MPT estão usando, indevidamente, o nome de procuradores do Trabalho e servidores da Instituição, buscando obter algum tipo de vantagem ou dinheiro.

O MPT alerta que, ao receber algum documento estranho, a população deve entrar em contato com a Instituição para se certificar da veracidade. Os canais de denúncias do MPT na Paraíba estão disponíveis no site, bem como os telefones para contato.

DENUNCIE!

Denúncias podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link: www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias. Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A população também pode entrar em conto com o MPT pelos telefones: (83) 3612-3100 (MPT em João Pessoa) e (83) 3344-4650 (MPT em Campina Grande), com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h. As denúncias pelo site podem ser feitas 24 horas, em qualquer dia da semana.

Continue Lendo