Nos acompanhe

Paraíba

Comissão da ALPB apresenta manual de libras para ajudar estudantes surdos nas escolas

Publicado

em

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se reuniu, nesta sexta-feira (16), através do sistema de videoconferência, para apresentar o ‘Manual de Libras para Ciências: A célula e o corpo humano’, elaborado por alunos e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante o encontro, também foi discutido os avanços e fragilidades da educação inclusiva no estado.

A presidente da Comissão, a deputada Cida Ramos, se comprometeu a realizar uma reunião com entidades nacionais com a presença de reitores de diversas universidades do país, para dar visibilidade ao manual elaborado pelos estudantes do Piauí. “A universidade é fundamental para o Brasil. Poder ter a universidade como aliada, para produzir conhecimento e possibilitar que o segmento da pessoa com deficiência possa ter cada vez mais autonomia, é muito importante”, disse a parlamentar.

O manual para ajudar estudantes surdos nas escolas é um material digital que contém ilustrações e uma linguagem adaptada em libras. Bruno Iles, Taiane Oliveira, Rosemary Santos e Jesus Lemos, que produziram o manual, participaram da reunião da Comissão.

“O material foi uma necessidade porque a educação precisa ser aberta a todos. Não importa sua deficiência. Nós temos que buscar uma acessibilidade, tanto pedagógica quanto humana. Precisamos nos colocar no lugar do outro. A nossa educação ainda tem muito a ser conquistada e esse manual vem ajudar na rotina pedagógica. Nós, enquanto ouvintes, temos como oferecer uma inclusão de maneira mais efetiva”, destacou Rosemary Santos.

Segundo Taiane Oliveira, a ideia era facilitar que durante as aulas eles tivessem mais facilidade em ensinar biologia. “Tentamos criar um material que fosse de fácil compreensão e facilitar a comunicação e o ensino. Eu ilustrei de forma simples para ajudar no entendimento. Um material pensado com muito carinho, pois foram dois anos e meio de preparo. Eu fico muito grata em participar dessa produção”, disse.

“O manual é de extrema importância não só para os surdos, mas também para os profissionais da educação, como os professores, os intérpretes e os instrutores de libras. Ele vai privilegiar outras áreas do conhecimento, tais como Medicina, Enfermagem e Psicologia. Áreas estas que também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez”, ressaltou Bruno Iles.

Continue Lendo

Paraíba

“Desconvocados” da Polícia Militar alegam equívoco do Governo sobre entendimento de decisão do STF

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo que ficou popularmente conhecido como “desconvocados da PM/BM”, representado por Ramon Savane, esclareceu, durante entrevista ao @portaldacapital, o motivo da manifestação realizada na manhã desta terça-feira (21/05), na Praça dos Três Poderes e pelas ruas do bairro Centro, de João Pessoa.

De acordo com a Nota, tudo começou porque uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a limitação de um total de 10% (dez por cento) de vagas do Concurso Público para candidatas mulheres e a organização do certame teria interpretado tal determinação de forma equivocada fazendo com que homens fossem excluídos quatro dias antes da entrega dos exames.

O fato, segundo o grupo, teria acarretado prejuízos pessoais aos “desconvocados”, de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

A reclassificação da lista de aprovados eliminou, de modo sumário, 272 (duzentos e setenta e dois) candidatos homens que já tinham, inclusive, realizado todos os exames de saúde.

Os “desconvocados” exaltam a disposição do governador João Azevêdo (PSB) que, por sua vez, em entrevista recente se disponibilizou a analisar o caso para tentar resolver a situação e pedem, portanto, que as autoridades competentes aumentem o número de vagas de modo a não prejudicar os que foram retirados da lista.

Confira o vídeo:

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo divulga resultado preliminar das provas objetivas do concurso búblico; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Cabedelo divulgou o resultado preliminar das provas objetivas do Concurso Público lançado em 2023 e que visa preencher diversos cargos nos quadros Administrativos e de Saúde do município.

De acordo com o Edital normativo nº 15, os candidatos podem recorrer do resultado. Para tanto, têm esta terça e quarta-feira (21 e 22 de maio), das 8h às 18h, para interposição de recursos, que deve ser feito, exclusivamente, pelo email [email protected].

O Concurso aberto pela Prefeitura ofereceu 140 vagas e foi o 3º realizado pela atual gestão da PMC. As provas objetivas foram realizadas no mês de abril. Além delas, o certame ainda contará com Provas de Títulos e Provas Práticas. A responsabilidade fica a cargo da empresa EducaPB.

Clique AQUI e confira o edital com o resultado preliminar

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio articula visita de Ricardo Capelli à Paraíba, que ressalta desenvolvimento industrial local

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), articulou a visita do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli, a uma importante empresa especializada na produção de fios de algodão para o setor têxtil do Estado.

Durante o encontro realizado nesta segunda-feira (20/05), os gestores acompanharam os trabalhos da Brastex ao lado do representante da empresa, Humberto Neto.

Capelli ressaltou a importância do equipamento para produção de grande escala ao comércio industrial local e nacional, com a geração de emprego, renda e desenvolvimento.

Gervásio destacou, também, a força do setor na Paraíba na área socioeconômica.

“O nosso time do PSB tem uma participação efetiva no Governo Federal do presidente Lula. Nós temos, por exemplo, o ministro Geraldo Alckmin, ocupando a presidência da ABDI nosso Capelli, e eu, claro, conversando sempre com eles para apresentar um pouco daquilo de bom que a nossa Paraíba produz para o Brasil, produz para o mundo. Nós temos indústrias muito importantes que são importantes para o contexto econômico do nosso Estado para a geração de espaços de trabalho, geração de renda para o nosso povo”, pontuou.

Confira: 

Continue Lendo