Nos acompanhe

Paraíba

Banco Cidadão terá unidades de atendimento nos bairros na gestão de Ruy

Publicado

em

Com o objetivo de acelerar a retomada econômica e estimular o empreendedorismo, o candidato a prefeito de João Pessoa Ruy Carneiro irá disponibilizar pontos de atendimento do Banco Cidadão nas cinco regiões da cidade. Em cada local, serão estudadas as necessidades do mercado e incentivados negócios de acordo com o perfil da região, ampliando o crédito para o empreendedor e para as micro e pequenas empresas que precisam de capital de giro para manter suas atividades.

Através do Banco Cidadão, Ruy explica que o empreendedor terá acesso ao crédito que precisa, seja para abrir sua empresa ou manter seus negócios e gerar empregos. A política faz parte de uma série de ações integrantes do mutirão de geração de emprego e renda, como a retomada das obras paradas e a zeladoria de locais públicos com mão de obra local.

“Precisamos dar condições para que o empreendedor consiga crescer, manter as portas abertas ou abrir novos negócios. E para isso, estudamos todas as possibilidades, ampliando o Banco Cidadão como ponto central das ações de estímulo da retomada econômica. Contamos com toda a experiência do nosso vice, Zé Gadelha, que comandou o Banco Cidadão nos últimos anos, estimulando o empreendedorismo em João Pessoa e que dará protagonismo ao programa no pós-pandemia como um dos principais fomentadores da economia do município”, ressaltou Ruy.

Continue Lendo

Paraíba

Governo aguarda fim da fase eliminatória para avaliar situação de concursados “desconvocados” na PM

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) confirmou durante entrevista ao @portaldacapital, confirmou que a gestão aguarda o fim da fase eliminatória para avaliar a situação de cada concursado que foi “desconvocado” da Polícia Militar da Paraíba (PMPB).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais duas cidades paraibanas; saiba quais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (20), a situação de emergência em mais 14 cidades afetadas por desastres. As portarias com a medida foram publicadas na edição do Diário Oficial da União (DOU). Confira nos links abaixo:

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria nº 1.695

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria nº 1.700

Oito cidades obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem. São elas: Estrela de Alagoas, em Alagoas; Ibotirama e Planalto, na Bahia; Piquet Carneiro, no Ceará; Conceição e Lagoa Seca, na Paraíba; Custódia, em Pernambuco, e José da Penha, no Rio Grande do Norte.

Os municípios de Arneiroz, Jaguaribe e Quiterianópolis, no Ceará, registraram seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Foram castigadas por fortes chuvas as cidades de Juatuba, em Minas Gerais; Caiçara do Rio Vento, no Rio Grande do Norte, e Guariba, em São Paulo.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

CMJP: Audiência Pública discutirá derrame de esgoto nas praias de João Pessoa; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará na quarta-feira (22/05) uma Audiência Pública para discutir a realidade do derrame de esgoto nas praias da Capital paraibana.

A Audiência acontecerá a partir das 9h, no âmbito da Comissão de Políticas Públicas (CPP).

A discussão sobre o problema voltou à tona na sexta-feira (10/05) após a operação conjunta ‘Água Limpa’ realizada entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).

Leia também: Bar do Cuscuz é flagrado em operação da Sudema despejando esgoto na orla da Capital

Na ocasião, foram flagradas ligações clandestinas originadas do Bar do Cuscuz e de outros estabelecimentos comerciais despejando esgoto no mar da praia do Cabo Branco, um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Continue Lendo