Nos acompanhe

Paraíba

Realização de projetos de Infraestrutura é ponto marcante na gestão Jarques Lucio em São Bento

Publicado

em

A realização de projetos no setor da Infraestrutura é um ponto marcante na gestão do prefeito Jarques Lucio (Cidadania) em São Bento. Tanto, que ele pensou nos cidadãos em todos os sentidos, até mesmo na construção de um local digno para que os são-bentenses pudessem homenagear, de forma respeitosa, entes queridos que já se foram.

Foi na gestão dedicada de Jarques Lucio enquanto prefeito que o município ganhou, inclusive, um novo cemitério que possui construção planejada e totalmente pensada para transmitir serenidade e conforto até nos momentos mais difíceis.

“Diferente das gestões do atraso, a nossa pensa no povo. Por isso, abraçamos o projeto de construir um novo cemitério e dar um local digno para os são-bentenses fazerem suas homenagens aos que já se foram”, explica Jarques Lucio.

Na gestão de Jarques, o setor da Infraestrutura não parou e mudanças reais foram vistas por todo o município de São Bento que hoje comemora a realização de inúmeros projetos de recapeamento asfáltico e sinalização de ruas e avenidas, trabalhos estes que serão continuados na próxima gestão do atual prefeito.

“Vemos mudanças acontecendo por todos os lados, e não vamos parar! Vamos avançar!”, assegura Jarques Lucio.

Continue Lendo

Paraíba

CBTU realiza estudos para ampliar o serviço de trens para mais dois municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estuda projetos para a expansão dos serviços de trens oferecidos para mais duas cidades no Estado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (21/05) pelo coordenador de planejamento do órgão, Carlos Ataíde.

Entre os planos, de acordo com o gestor, os municípios de Campina Grande e Cruz do Espirito Santo poderão ser contemplados com a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Além disso, Carlos revelou que o projeto também estuda a possibilidade de expansão da malha férrea até as imediações da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra, localizado em João Pessoa.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, o coordenador deu mais detalhes do pleito.

“O nosso superintendente, Paulo Barreto, está justamente tratando isso lá em Brasília, que é onde fica a Central da CBTU, a possibilidade de trazer emendas para fazer essas expansões”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“É importante o apoio”, Inácio Falcão confirma pré-candidatura em CG e busca base com João Azevêdo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após lançar oficialmente o nome à disputa da Prefeitura de Campina Grande nas eleições deste ano, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) busca agora o apoio do governador João Azevêdo (PSB) a sua pré-candidatura.

O parlamentar é mais um na lista que almeja a chapa majoritária referendada pelo governador. No entanto, João tem demonstrado preferência pela pré-candidatura do secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra (PSB), como também tem aguardado o posicionamento do deputado federal Romero Rodrigues (PSC) acerca do pleito.

“Nós estamos iniciando uma mudança, essa mudança tá aí é pública e é notória, a população de Campina Grande está enxergando e é necessário mudar. E para que possamos mudar, nós estamos firmando essa unidade, vamos estar todos unidos no campo das oposições. É importante o apoio do governador, nós sabemos que é o protagonista desse projeto, é um projeto que vem a cada dia que passa inovando e tenho certeza que o governador vai enxergar a importância de uma eleição em Campina Grande”, apontou Inácio durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM nesta terça-feira (21/05).

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Criação de observatório para evitar catástrofes climáticas na PB é sugerida na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em meio ao desastre no Rio Grande do Sul, as mudanças climáticas previstas a médio e longo prazo entraram na pauta da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (21). Com o objetivo de criar mecanismos eficientes para o enfrentamento do problema, o deputado Chió (Rede) sugeriu a criação de um observatório para evitar catástrofes climáticas na Paraíba e, ainda, convocou os parlamentares e Poder Público para agir de forma imediata contra as ameaças.

“Não faltaram avisos da comunidade científica sobre o agravamento da crise climática para que o Poder Público tomasse medidas para evitar tragédias como a que estamos vendo no Rio Grande do Sul. Mas, assim como aconteceu lá, os projetos de mitigação geralmente não saem do papel. É dever desta Casa e do Estado agir para preparar o nosso estado para minimizar os danos humanos, físicos e econômicos de desastres causados pelas mudanças climáticas”, afirmou o parlamentar.

O deputado pediu o apoio da Casa de Epitácio Pessoa para que o Projeto de Lei, que visa a criação do Observatório Estadual das Mudanças Climáticas da Paraíba, seja apreciado e aprovado pelos parlamentares. O PL, de autoria de Chió, foi proposto em dezembro de 2023.

De acordo com dados do AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Paraíba apresenta tendência alta e muito alta para risco climático relacionado com a seca a médio e longo prazo, além de cenários pessimistas para mudanças do clima ocasionarem enchentes e deslizamentos de terra. Além disso, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a crise climática pode extinguir 90% dos mamíferos típicos da Caatinga e provocar perdas significativas na flora em 99% do bioma até 2060, representando impactos severos para a população.

“Precisamos agir antes das catástrofes. Ainda ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que o Poder Público não tem como atuar em todas as pautas para justificar o descaso da sua gestão no cuidado com o meio ambiente e planos de ação. Imaginem se o cuidado tivesse acontecido antes? Se os pesquisadores e previsões fossem ouvidos, quantas vidas não estariam salvas agora? O momento de agir é agora”, finalizou o deputado.

Continue Lendo